Ferramentas, Frameworks e Utilitários para criação de aplicação Desktop e futuramente Web

Pessoal… Estou pensando em fazer uma aplicação Desktop.

A mesma servirá para mecânicas. Portanto, ela será simples. A aplicação possuirá: telas de cadastros, telas de pesquisa, relatórios, agenda e impressão de nota fiscal.

Gostaria de saber então, a opinião de vocês caros amigos, quais ferramentas, frameworks, APIs, utilitários, para ter um melhor desempenho.

Lembrando-lhes, que a aplicação começará Desktop, e na medida que conseguir clientes, irei então, aplica-la na Web.

Desde já, agradeço a atenção de todos que contribuir aqui neste tópico.

Abraço.

Realmente vale a pena implementação de interface desktop?

Na minha opnião, o swing é menos produtivo que alguns frameworks web, como JSF, Grails e Play framework, ou algumas muito semelhantes caso voce não tenhoa muita experiencia web, o GWT se assemelha com swing.

Não vejo vantagem em todo o retrabalho que se vai ter para portar de desktop para web, considerando que a regra de negócio é simples, isso torna o desenvolvimento da interface como uma das partes mais complexas do desenvolvimento.

Mas com orecomendação para desenvolvimento, eu sugeriria o padrão, Container JEE como um JBoss, JSF, CDI, JPA, e caso a remotabilidade fosse interessante, alguns EJB’s de Façade.

**EVITE POSTS REPETIDOS, COMO ESTE.

Por favor, não duplique tópicos.
http://www.guj.com.br/java/275455-ferramentas-frameworks-para-criacao-de-aplicacao-desktopweb#1448267

Na dúvida sobre qual fórum abrir, abra em um só e peça para um moderador conferir.

Esse tópico será trancado.