Ferramentas necessárias

Ae galera blz?

Precisava de uma ajuda ai, pra quem tiver afim de dar uma explicação rápida para mim , quais ferramentas são melhores para eu programar java web,netbeans, eclipse ou tem alguma melhor? precisarei do tomcat certo? usarei o banco postgre ele é adequado? alguem poderia me indicar umas apostilas para estudar os conceitos e ganhar conchecimento nessa área? se alguem puder responder essas perguntas ficarei grato flo!

Sou novo nessa área ai, mas tenho disposição para estudar, qual o melhor framework? ou a de uso mais simplificado e de facil aprendizado.

Boa noite,
Eu programo java pra web, utilizo: IDE Eclipse, Tomcat e BD MySql (vai pelo gosto). Comecei a estudar pela apostila FJ-21 da Caelum (no site voce faz o download grátis) ela é muito boa. Recomendo.

Flw.

Existem ótimas apostilas que a caelum oferece gratuitamente para quem está iniciando em java e até mesmo apostilas que complementam nosso conhecimento na plataforma do java.

Apostilas Caelum: http://www.caelum.com.br/apostilas/
Projeto JEDI: http://jedi.wv.com.br/

É importante levar em consideração que a ferramenta que irá utilizar para o desenvolvimento das suas primeiras aplicações em java, neste momento, não é o foco. Durante o aprendizado e com as suas primeiras experiências com o JAVA, irá decidir qual a IDE de desenvolvimento que se sente mais a vontade.

Boa sorte, e nunca desanime com os obstáculos. O seu esforço irá valer a pena.

Mesmo que a escolha de uma IDE não seja o foco principal que deverá ser preocupar, é importante escolher uma ferramenta adequada que sentirá confortável em trabalhar. Na minha opinião, o Netbeans é a melhor: uma ferramenta completa, fácil de utilizar, com recursos que facilitam a vida do desenvolvedor, com releases periódicos e além disso desenvolvida com o apoio da Oracle, mantenedora do Java.
Muitos não vão concordar, mas na minha opinião o Eclipse parou no tempo faz é tempo. Os releases não trazem modificações tão significativas. Então não há um argumento forte que justifique começar utilizar tal ferramenta.
Quanto ao banco de dados, o PostgreSQL é robusto e confiável.
As apostilas da K19 são ótimas também. Talvez até melhores do que as da Caelum.

Opa, agradeço pelas informações consegui e alinhar já praticamento com meus estudos e ferramentas que irei usar, utilizarei o netbeans e o postgre, quanto as apostilas, peguei algumas da caelum, e irei olhar as da k19, se alguem quiser dar mais alguns exemplos de boas apostilas e videoaulas ficarei grato, todo material será bem vindo e será de auxilio par meus estudos, flo galera do GUJ =)