Ferramentas para UML?

Bom…estou com um trabalho da Facul tb. Precisa fazer estudo de Caso, Diagramas de Classe…
O professor aconselhou o uso do RUP. Porém eu estava tentendo procurar algum plugin do Eclipse que me ajudasse na criação de um Diagrama de Classe. O Omondo que parece ser um plugin mto bom, infelizmente não está disponível para o Eclipse 3.0 na versão free.

Eu peguei aquele plugin UML2 da seção de Projects do Eclipse. Ele faz as mesmas coisas que o Omondo???

Bom…a dúvida é. Que programa vcs usam para fazer os Diagramas de Classe??? Tem algum Plugin para Eclipse com essa finalidade (tirando o Omondo que não é mais free)…

[]´s

Olá,

Eu uso o Jude para gerar diagramas de classe, programa gratuito feito em java, bem legalzinho!!!
Agora plugin de eclipse para UML eu não conheço nada!! Vamos ver oq o pessoal fala…

Abraços,
Helton

Tb uso o JUDE, gostei dele kra… mas tive q fazer umas gambi pra ele funciona!! rsrsr :oops:

1º - RUP é metodologia de desenvolvimento com praticas na UML, Rational Unified Process. isso é um um outro ponto.
2º - Ferramentas Free, a maioria do pessoa usa o JUDe, mas há ainda o poseydon (acho que é assim que escreve) que tem uma versão para estudos free. Eu particularmente uso o Rose (sem comparação com as demais) mas esta é paga! ah. lembrei de mais uma a ArgoUML … Eu lembrando demais posto aqui.

[quote=“HGK_Blade”]Bom…estou com um trabalho da Facul tb. Precisa fazer estudo de Caso, Diagramas de Classe…
O professor aconselhou o uso do RUP. [/quote]

Falar sobre IDE UML é quem nem discutir fotebol, política e religião. Todo mundo tem uma opinião. Mas vamos lá.
O JUDE é uma ferramenta muito boa e está bastante popularizada. Fácil de instalar, fácil de configurar e atende a maior parte das necessidades de um pequeno projeto.
O ArgoUML é uma idealização muito boa, mas está londe de ser concretizada. Tem muitas falhas e não atende todos os requisitos da especificação UML.
O Poseidon é o primo rico do ArgoUML. Faz tudo que o Argo deixa da fazer. Existe uma versão Comunite Edition do Poseidon, mas ela não permite imprimir e não permite fazer importação de arquivos.
Existe o EA (Enterprise Architet) que é uma boa ferramenta, mas me parece que não é muito difundida.
Por fim o lendário Rose da rational. Realmente esta ferramente dispensa cometários. Dá suporte a tudo e a todos. Mas vc tem que pagar por isso, mas em grandes projetos ela é imprescindível.
Não esqueçamos do Microsoft Visio, que em sua versão Professional dá suporte ao UML. Não é grande coisa, mas para se aprender UML, fazer trabalhos de escola etc, quebra bem o galho.

Vou tentar fazer download do Poseidon :slight_smile:
Alguem ja usou aquele UML2 (plugin do Eclipse)???Queria saber se da para fazer diagrama de classes usando esse plugin. Eu consegui instalar, porem nao descobri como funciona ainda :stuck_out_tongue:

Vou tentar entrar na pagina de plugins do Eclipse para ver se encontro algum para download. Alguem ja usou algum plugin para UML no Eclipse?

uma vez que eu vi este negocio funcionando na casa de um amigo, eu só vi que ele faz a engenheria reversa. Por exemplo ele pega a sua classe e a mostra como uma diagrama de classe, Entendeu? Mostrando os extends, as interfaces …
Enfim não vi ele elaborando nada, só mesmo fazendo a “view” da sua classe! é como um aplicativo que tem no Jbuilder, não faz, gera e você ve apenas.
Para isso você terá que usar mesmo uma ferramenta UML, no caso do poseidon, cuidado ele é muitooooooooooo pesado, se você não tiver uma maquina muito boa (512 de ram) ele não vai rodar legal.

Eu costumava a usar o Rational Rose na facu, porém estamos com um convênio com a empresa da Visual Paradigm, esta que posue várias versões de modelagem que é possível integrá-la (gerar código JAVA automaticamente) no Eclipse, JBuilder, NetBeans entre outros… Galera usei a versão Professional 30 dias, achei muito boa, acredito que é melhor que o Rational Rose, entretanto é paga também… mas para nós que estamos na facu, ela disponibiliza sua versão free para acadêmicos que é a Visual Paradigm Comunity Edition… peguem e testem… vale a pena!!

Eu sugiro muito fortemente a ferramenta pra UML Magic Draw 8.0, da qual é muito completa e leve.
Poseidon eu era apaixonado, apesar de ser tão pesado, e olha que tenho um HT de 2.6 Ghz com 512 de ram.
Mas em questão de riqueza em quesitos o magic draw deixa as outras no chinelo, e o melhor de tudo que é levíssimo e feito pra roda em qualquer plataforma.

Ps: A única coisa que não encontrei em ferramenta nenhuma é o mapeamento objeto-relacional, exceto uma gambia de plugin pro Rational.
Se alguém souber de uma boa ferramenta pra linux que faça mapeamento ou pra designd e tabelas mesmo, me de um toque :slight_smile: