Ferramentas que não refletem de forma clara o projeto

3 respostas
leohunther

Olá pessoal do GUJ,
Estou querendo aprender PHP mas não sei se vale a pena.
Desde que comecei a fazer projetos em UML percebi que era a minha forma de trabalhar. Principalmente projetos de banco.
Não sou um cara do tipo engenharia reversa, no aspecto de fazer o código e depois escrever a documentação, gosto de pensar o projeto todo antes de fazer uma linha de código.
Por isso simpatizo tanto com Java.
Nunca fiz projeto pra nenhuma outro linguagem, mas pelo que eu vejo em questão de organização de projeto a melhor é java, digo isso das linguagens mais conhecidas, pois, há algumas linguagens que só conheço de nome, Ruby por exemplo.
É como escrever uma solução de 120 páginas e implementar em ASP. Se a minha prioridade e fazer uma boa solução, uma solução organizada, as tecnologias que vou usar para implementar devem me possibilitar uma boa estrutura; E não colocar o código todo em um arquivo cheio de if.

Sei que PHP não é uma linguagem(ferramenta) desorganizada. Por exemplo há ferramentas pra fazer MVC, mas não é tão orientada a projeto como java, pelo menos ao meu ver, se alguém é programador PHP aqui e eu estiver errado desculpe-me. As classes não são compiladas e o código fica como fonte no servidor, acho isso estranho, fora que não é seguro.
Não tem tanto suporte como java.
A unica que tem tanto suporte como java que eu conheço é .NET. Que ainda assim não é multiplataforma.

Então, a pergunta é: por que o mercado faz tanta solução com ferramentas que não transferem o projeto de forma clara para o código?
Vale a pena aprender ferramentas que fazem isso de forma menos clara que java ou .NET, ou outra que eu não conheço?

PS: eu sou estagiário de programação em uma empresa web com ASP, ou seja, eu tenho raiva de lógica de negócio no meio da camada de apresentação.

Valeu gente.

3 Respostas

peczenyj
por que o mercado faz tanta solução com ferramentas que não transferem o projeto de forma clara para o código?

Em alguns casos pode nao haver solucao tecnologica para fazer essa transferencia com qualidade e preco adequados, em outros essa ideia de transferir o projeto para o codigo eh feito atraves de interaca humana + ferramentas, frameworks e tecnicas.

Agora, se eu desenvolvo sob pequenas interacoes, desenvolvendo os testes de aceitacao com o cliente e devolvendo um aplicativo de forma incremental, cujo conjunto de testes eh a minha documentacao executavel e meu dominio de negocios mapeia o dominio do problema (DDD) eu estou minimizando o ruido do projeto ao codigo de forma bem nerd :slight_smile:

Sparcx86

Isso non ecsiste, estão tentando isso desde os primordios da informática. :lol:
O dia que conseguirem acabará o perfil de implementador e teremos no máximo gerentes e analistas de negócio que trabalham arrastando caixinhas… :twisted:

josenaldo

Como você mesmo disse, existem várias formas de se trabalhar.

Posso até estar errado, mas tenho observavo que existem caras commo você, que PENSAM MELHOR com UML… Outros, que PENSAM MELHOR em código… Outros PENSAM MELHOR através de testes… E engraçado… Todo mundo faz sogftware!

Quem está certo??? Não sei. Claro que cada um vai puzar a sardinha pro seu lado. Pra mim, isso é com discutir quem fala o português mais cedo: baiano, paulista ou mineiro…

ps: antes que nego venha fazer piada do meu oxente, vai se olhar noespelo na hora se soltar um “ôrra meu”, um “uai, sô”, um “pô bicho” ou um “mas ba tchê!” rssrrsrssr

Criado 28 de outubro de 2008
Ultima resposta 28 de out. de 2008
Respostas 3
Participantes 4