Sou novo na programação java mas já tenho vários sistemas em atividade, feitos em clipper + harbour.
Quando era somente o clipper, usava o GAS (Gerador Automático de Sistema), ou seja, é uma ferramenta RAD (Rapid Applicatiom Devoluper -Desenvolvimento Rápido de Aplicações). Realmente essa ferramenta funciona muito bem, fiz muitos sistemas com ela e depois migrei os sistemas para xHarbour, que é quase a mesma coisa.
Bom, então eu pergunto a vocês quais as ferramentas RAD para java, não somente IDE, mas que dê suporte a gerar tudo, sem precisar de muita programação.
Já testei o e-gen, mas vi que o projeto parou em 2006 e ele só faz sistemas para web, eu acho, não me aprofundei muito nele.
Hoje instalei o JBuilder, da Borland, e vi que ele é uma cópia do Eclipse.
Orlando!
Muito bom o link sugerido por você, esclareceu muita coisa.
Prá falar a verdade mudou um pouco o meu pensamento sobre a coisa, e olha que eu tenho 12 anos de GAS (clipper).
Vou me dedicar mesmo a estudar o java, fazendo sistemas com o NetBeans.
Ele é feito utilizando a plataforma Eclipse (Eclipse RCP), da mesma forma que o Vuze (antigo Azureus), o RSSOwl e por aí vai…A diferença é que ele estende o JDT pra adicionar mais funcionalidades (da mesma forma que o Rational Application Developer, da IBM).
Falando em ferramenta RAD, trabalho 10 anos com WebIntegrator (www.softwarepublico.gov.br) - ferramenta que agiliza o desenvolvimento e pode ser extendida com facilidade.
Auxilia no desenvolvimento de aplicações Java sem necessariamente precisar programar em Java, apesar, que você pode extendê-lo ou criando suas rotinas mais complexas com suas classes Java. No portal do software público existem alguns materiais que podem te ajudar a entender como o WI funciona.