Ferramentas Swing

24 respostas
T

Oi gente td bem?
Estou comelando a mexer com swing e gostaria de saber onde tem uns tutoriais bons… que ensinem o processo basico com a propia visualização gráfica, as ferramentas, ao inves de ter q escrever codigo e ir compilando para ver o resultado… poderiam me ajudar aonde eu acho?

24 Respostas

renamed

Se vc quer drag and drop procura o NetBeans…

thiago_spdvr

http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/

Metal_Java_Full

O proprio NetBeans ja disponibiliza exemplos de como usar tais ferramentas!
é simples mesmo! é so puxar, soltar e organizar a sua interface!!

vlew :!: :!:

M

thiago_spdvr:
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/

Esse tutorial é muito bom. Mas não vou recomendar nenhuma IDE específica. Fica a seu critério.

pedroroxd

Olha…
Eu mexia com netbeans…
Comecei a ter problema por conta de layouts…
Se eu fosse vc eu não escolheria uma IDE, só por ela poder fazer drag and drope ou não (arrastar botõezinhos), ainda mais pq o eclipse também faz isso, com alguns plugins.

EU recomendo vc usar o eclipse… Se você usar o netbeans, você vai acostumar a fazer com drag and drope, e depois não vai saber fazer sem ser assim…
Dá uma lida Nesse tópico

Metal_Java_Full

O mercado de trabalho quer agilidade,independente de se saber ou não realizar a construçao de uma interface grafica na mao. É certo q o codigo q o netbeans gera para seu swing é bem esquisito, mas para qem está aprendendo é mto mais do q bom!!!
se é bom aprender a linguagem swing?! Concerteza,mas quando nao se quer perder tempo…

PS: Plugin para eclipse, como o Jigloo, sao mto bons tbm. Mas usando-os cairíamos na mesma qestao do netbeans: Drag and drop!!!

Rudy

Cara eu tenho um tudo bom, mas é tudo código ele não esta comigo, mas quando eu chegar em casa te mando, deixa seu e-mail.

Na minha opnião. Acho se vc está começando, deveria estudar os códigos e tals para depois usar alguma ferramenta que monte a interface.

pedroroxd

Recomendo pra quem ta começando pegar a manha com o eclipse…
Depois experimenta o netbeans…

Eu fiz a besteira de acostumar com netbeans, usando só nulllayout…
Aki no trabalho passaram um projeto em eclipse para mim corrigir / terminar de fazer…
Ralei pra kct… Nunca tinha visto a plataforma, e não entendia o código de como setar os componentes na unha…

Se vc começar a mecher com eclipse, depois netbeans fica easy…
Infelizmente a recíproca não é verdadeira 8)

T

[email removido]

pedroroxd

O que seria isto?

Hellmanss

O que seria isto?

um email

pedroroxd

O que seria isto?

um email
Para ?

Hellmanss

Rudy:
Cara eu tenho um tudo bom, mas é tudo código ele não esta comigo, mas quando eu chegar em casa te mando, [size=18]deixa seu e-mail.[/size]

Na minha opnião. Acho se vc está começando, deveria estudar os códigos e tals para depois usar alguma ferramenta que monte a interface.

fabiofalci

Trabalho com swing a uns 5 anos e nunca precisei criar uma interface num gui builder da vida.
Nada como um bom layout manager, uma boa padronização e uma boa programação não resolva.

Metal_Java_Full

fabiofalci:
Trabalho com swing a uns 5 anos e nunca precisei criar uma interface num gui builder da vida.
Nada como um bom layout manager, uma boa padronização e uma boa programação não resolva.

Você é o cara…
:!: :!:

laudenpower

Bom já desenvolvi usando ecplise, mas hoje uso netbeans pelo simples fato de que uma vez que você entenda o que se passa nas entre linhas (criação de componentes, gerenciadores de layout e suas caracteristicas) você pode se dar ao luxo de usar uma IDE que vai te deixar focar no negócio e não na forma como um botão deve aparecer.
Utilizando MVC inclusive você pode programar tua tela no netbeans e se precisar (acho improvável porém possível) mudar de ferramenta utilizar o código gerado nele para criar as telas na nova ide. A única coisa que não acho legal é a forma como eles induzem quando é preciso manipular eventos (em forma de inner classes dentro do formulário), por isso eu crio uma classe java normal para lidar com eventos, deixando apenas a tela no netbeans.

Resumindo aprenda o que é o swing sem drag e drop e depois se dê ao luxo de usar algo pra automatizar o processo, afinal existirão coisas muito mais importantes para se preocupar.

renamed

Bom, eu particularmente prefiro o eclipse.

Metal_Java_Full

laudenpower:
Bom já desenvolvi usando ecplise, mas hoje uso netbeans pelo simples fato de que uma vez que você entenda o que se passa nas entre linhas (criação de componentes, gerenciadores de layout e suas caracteristicas) você pode se dar ao luxo de usar uma IDE que vai te deixar focar no negócio e não na forma como um botão deve aparecer.
Utilizando MVC inclusive você pode programar tua tela no netbeans e se precisar (acho improvável porém possível) mudar de ferramenta utilizar o código gerado nele para criar as telas na nova ide. A única coisa que não acho legal é a forma como eles induzem quando é preciso manipular eventos (em forma de inner classes dentro do formulário), por isso eu crio uma classe java normal para lidar com eventos, deixando apenas a tela no netbeans.

Resumindo aprenda o que é o swing sem drag e drop e depois se dê ao luxo de usar algo pra automatizar o processo, afinal existirão coisas muito mais importantes para se preocupar.

Falou bunito…
O netbeans é uma ferramenta poderosísima, tanto pra quem está começando como pra quem já entende bem de java.
Uma pelo fato de que ele proporciona mtas ferramentas pra quem ta iniciando ao passo que disponibiliza boa interface e não perda de tempo!!

Basta fazer uso certo!!
Não julgo o Eclipse, tbm uso (e gosto) ele, mas prefiro o netbeans pela economia de temp em interface!!

L

fabiofalci:

Você já criou uma GUI inteira de uma Aplicação sem GUI Builder?

M

Lucas Emanuel:
fabiofalci:

Você já criou uma GUI inteira de uma Aplicação sem GUI Builder?

Parece que foi isso que ele disse. E também se aplica a mim. Além de vários outros usuários aqui no fórum.

Marlon_Meneses

fabiofalci:

concordo!!!
tb trabalho com swing a bastante tempo e nao necessito de nenhuma ide para isso!
o ideal seria isso mas pra quem está começando eu NÃO indico nem Eclipse e nem Netbeans
antes de começar a usar uma das duas (oq tanto faz para pessoas realmente preparadas…) deve se entender como realmente os componentes swing funcionam e se ter uma noção consideravel sobre gerenciamento de layout o que é a coisa que mais causa dúvida entre os iniciantes

L

Marlon Meneses:
fabiofalci:

concordo!!!
tb trabalho com swing a bastante tempo e nao necessito de nenhuma ide para isso!
o ideal seria isso mas pra quem está começando eu NÃO indico nem Eclipse e nem Netbeans
antes de começar a usar uma das duas (oq tanto faz para pessoas realmente preparadas…) deve se entender como realmente os componentes swing funcionam e se ter uma noção consideravel sobre gerenciamento de layout o que é a coisa que mais causa dúvida entre os iniciantes

Faz tudo utilizando os Gerenciadores de Layout? ou utiliza o setLayout(null) também?

M

Lucas Emanuel:
Marlon Meneses:
fabiofalci:

concordo!!!

Faz tudo utilizando os Gerenciadores de Layout? ou utiliza o setLayout(null) também?

Não posso responder por ele, mas posso responder por mim: evite sempre null layout. Depois que se aprende a trabalhar com gerenciadores de leiaute, acaba ficando mais simples que usar null leiaute, uma vez que você adicione o componente e, independentemente do LookAndFeel, do sistema operacional ou do tamanho da janela, eles aparecem no lugar e do jeito que você definiu.

Marlon_Meneses

marcobiscaro2112:
Lucas Emanuel:
Marlon Meneses:
fabiofalci:

concordo!!!

Não posso responder por ele, mas posso responder por mim: evite sempre null layout. Depois que se aprende a trabalhar com gerenciadores de leiaute, acaba ficando mais simples que usar null leiaute, uma vez que você adicione o componente e, independentemente do LookAndFeel, do sistema operacional ou do tamanho da janela, eles aparecem no lugar e do jeito que você definiu.

obrigado por responder por mim!!!
compementado…
eu uso gerenciadores de layout. Geralmente uso o BorderLayout, FlowLayout ou CardLayout mas é claro que depende de cada caso

Criado 14 de dezembro de 2009
Ultima resposta 5 de jan. de 2010
Respostas 24
Participantes 12