Ferramentas & Tecnologias

Sou iniciante em Java, mas o pouco que já estudei deu pra notar que existe várias tecnologias e ferramentas que fazem a mesma coisa.

• Eclipse, Netbeans;
  • JSP, Servlet, Javaserver Faces, Hibernate, Ejb, Ajax.
  • MVC, DAO entre outros.
  • taglib, XML… UFA!!!
  • Postgres, Mysql

São várias técnicas de desenvolvimento e ferramentas. Alguém pode me orientar por onde começar???

A única que faz a mesma coisa aí nesse emaranhado é Eclipse e Netbeans, que são IDE’s…

MySQL e Postgre não tem nada a ver com Java, são bancos de dados…

O ideal seria começar por aqui:

Não generalize taaaaannnnnnnto assim… estude mais um pouco e verá que não fazem a mesma coisa, nem do mesmo jeito e nem tem o mesmo resultado…

uihSOihSOhOISHoiuSH
brincadeiras a parte…

O que vc quer começar?

Gostaria de desenvolver um sistema simples, tipo um carrinho de compra com acesso ao Postgres e que para isso fosse usado vários conceitos e ferramentas. Mas o problema está aí. Por onde começar??? Diante de tanta informação, fica difícil. Diz um certo ditado: Muita informação as vezes é pior que nenhuma. rsrsrsr Tô exagerando pessoal… foi só pra descontrair. Mas voltando ao assunto, gostaria de usar todo o poder da orientação objeto em conjunto com um padrão de projeto que deixasse meu sistema modular (em camadas), ou seja de fácil manutenção. São várias IDE´s, vários framework, várias metodologia de implementação. Por favor, procuro a luz no fim do túnel. Agradeço a quem poder me ajudar!!!

Na minha opnião…

• Aprenda Java

• Aprenda OO e MVC

• Pegue uma IDE (gosto do Eclipse)

• Faça algo usando o que aprendeu em java, OO e MVC para ver o que a lingagem pode fazer por vc, acho que isso seriam os conceitos básicos

• Só depois disso procure frameworks que te ajudem no que precisará