Fibonacci - calculo recursivo

13 respostas
D

Pessoal, eu estava procurando na net, maneiras diferentes de calcular a serie de fibonacci. Todas as maneiras que eu encontrava, eram diferentes claro, mas eu as entendia. A única que eu nao encontrei maneiras de entender foi essa tal de recursiva. Pra mim, o codigo nao faz sentido. Porque (Fn-1) + (Fn-2) nao da sempre certo :| digamos o numero 4, ficaria assim: (4-1) + (4-2) = 3+2 = 5 e na serie de fibonacci isso da 3. O codigo seria assim:

public static long fib(long n) {
        long h1=n-1;
        long h2=n-2;

if (s <= 1) return n;
        else  
            b = fib(h1) + fib(h2);
        long h3=h1+h2;
            return b;
        }

O codigo ta bem "enrolado" com essas variaveis a mais porque eu entrei no modo de depuracao do NetBeans para ver se entendia quando que os valores "mudavam", mas mesmo assim nao entendi nada. Pelo que percebi, h1 e h2 sempre chegam a 1 e 0 respectivamente mas nao entendo como.
Alguem saberia me explicar como o JVM lê isso? Como que eu entenderia esse código? T+

13 Respostas

Rafael_Marques1

o seu problema acho que está na matemática, e não no código…

F(6) = (F(6) - 1) + (F(6) - 2) = 5 e 4 -> 8 ( Soma do Resultado de F(5) e F(4) )
F(5) = (F(5) - 1) + (F(5) - 2) = 4 e 3 -> 5 ( Soma do Resultado de F(4) e F(3) )
F(4) = (F(4) - 1) + (F(4) - 2) = 3 e 2 -> 3 ( Soma do Resultado de F(3) e F(2) )
F(3) = (F(3) - 1) + (F(3) - 2) = 2 e 1 -> 2
F(2) = (F(2) - 1) + (F(2) - 2) = 1 e 0 -> 1

ViniGodoy

Isso mesmo. O cálculo é f(n) = f(n-1) + f(n-2). E você calculou f(n) = (n-1)+(n-2)

f(4) = f(3) + F(2)

Como:
f(3) = f(2) + f(1)
f(2) = f(1) + f(0)
f(1) = 1
f(0) = 0
Então:
f(4) = [f(2) + f(1)] + [f(1) + f(0)]
f(4) = [f(2) + 1] + 1 + 0
f(4) = {[f(1) + f(0)] + 1] + 1 + 0
f(4) = 1 + 0 + 1 + 1 + 0
f(4) = 3

D

me desculpem, mas continuo nao entendendo muito bem esta maneira.

F(6) = (F(6) - 1) + (F(6) - 2) = 5 e 4 -> 8 ( Soma do Resultado de F(5) e F(4) ) 5 e 4, vira 8 como?

a) f(4) = [f(2) + f(1)] + [f(1) + f(0)]
b) f(4) = [f(2) + 1] + 1 + 0
c) f(4) = {[f(1) + f(0)] + 1] + 1 + 0
d) f(4) = 1 + 0 + 1 + 1 + 0
e) f(4) = 3

no passo b, fica f(4) = [f(2) + 1] + 1 + 0 = 4. Ja no passo c, f(4) = {[f(1) + f(0)] + 1] + 1 + 0 = 3. O passo C nao deveria ser f(4) = (([f(1)+1] + f(0))+1]+1+0)=4? Nao entendi pq f(2) fica igual a f(1) + f(0).
Realmente, eu so nao estou conseguindo entender a matematica. Slguem poderia por favor me explicar mais detalhadamente? Uma explicacao bem detalhada ajudaria muito. Quase nao durmo de noite tentando intender essa logica! oO

Aguardo resposta, obrigado

Fabio_Kym_Nascimento

Acho que com esse código fica mais fácil de você entender, a fórmula é a seguinte:

Como a série começa com 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13… as duas primeiras posições não requerem cálculo, então você retorna 1, a partir da terceira posição que começam realmente os cálculos:

Fibonacci(N) = Fibonacci(N-1) + Fibonacci(N-2)

Onde N = posição, é muito comum confundir a posição do valor na série com o número, por exemplo, Fibonacci(5) calcula o quinto elemento da série, e não para o “valor 5”.

PS: Em algumas literaturas a série de Fibonacci começa em 0 e em outras começa em 1, isso influencia no retorno, estou assumindo que a série começa com 1 nos exemplos.

public class FibonacciRecursivo {

int calculaFibonacci(int posicao) {

return (posicao<=2 ? 1 : calculaFibonacci(posicao-1) + calculaFibonacci(posicao-2));

}

}

public class TestaFibonacciRecursivo {

public static void main(String[] args) {

FibonacciRecursivo fibo = new FibonacciRecursivo();
		int i = fibo.calculaFibonacci(6);

System.out.println(i); // Imprime o sexto elemento da série (número 8)

}

}
D

pessoal, continuo nao intendendo bem, o cimo a formula funciona. intendi que o N tratace da posicao mas, posicao = posicao-1 + posicao-2, isso e muito estranho. Porque por exemplo a posicao 6: posicao 6 = posicao 6-1 + posicao 6-2 = posicao 5 + posicao 4? E assim que calcula? Se nao for, quando que esses sinais de adicao e subtracao entram em acao?

a) f(4) = [f(2) + f(1)] + [f(1) + f(0)]
b) f(4) = [f(2) + 1] + 1 + 0
c) f(4) = {[f(1) + f(0)] + 1] + 1 + 0
d) f(4) = 1 + 0 + 1 + 1 + 0
e) f(4) = 3

Esse exemplo me deichou um tanto confuso pq tentei faze-lo para a posicao 6, mas deu tudo errado. Alguem poderia me explicar melhor a matematica por traz de tudo isso? E depois de explicar a matematica, alguem poderia me dar uma iluminada de como a maquina virtual le tudo isso? Um mini tuto :lol: ’
Desculpe minha burrice, mas ainda nao intendi :cry:

ViniGodoy

A regra é essa:
f(0) = 0
f(1) = 1
f(n) = f(n-1) + f(n-2)

DaniloM:
me desculpem, mas continuo nao entendendo muito bem esta maneira.
F(6) = (F(6) - 1) + (F(6) - 2)

Não é assim, na verdade, a fórmula vira isso:

F(6) = F(6-1) + F(6-2) ou F(6) = F(5) + F(4)

Agora, quanto é [color=red]F(5)[/color], pela mesma lógica? E [color=orange]F(4)[/color]?
Acompanhe a decomposição das funções, elas foram ressaltadas com cores iguais.

F(6) = [color=red]F(5)[/color] + [color=orange]F(4)[/color], seguindo a mesma lógica para F(5) e f(4) temos:
F(6) = [color=red]F(5-1) + F(5-2)[/color] + [color=orange]F(4-1) + F(4-2)[/color] então
F(6) = [color=orange]F(4)[/color] + [color=“blue”]F(3) + F(3)[/color] + [color=green]F(2)[/color] seguindo a lógica:
F(6) = [color=orange]F(4-1) + F(4-2)[/color] + [color=“blue”]F(3-1) + F(3-2) + F(3-1) + F(3-2)[/color] + [color=green]F(2-1) + F(2-2)[/color]

F(6) = F(3) + F(2) + F(2) + F(1) + F(2) + F(1) + F(1) + F(0). Sabemos q f(1) = 1 e f(0) = 0, logo
F(6) = [color=blue]F(3)[/color] + [color=green]F(2)[/color] + [color=green]F(2)[/color] + 1 + [color=green]F(2)[/color] + 1 + 1 + 0. Seguindo a lógica de novo
F(6) = [color=blue]F(3-1) + F(3-2)[/color] + [color=green]F(2-1) + F(2-2) + F(2-1) + F(2-2)[/color] + 1 + [color=green]F(2-1) + F(2-2)[/color] + 1 + 1
F(6) = F(2) + F(1) + F(1) + F(0) + F(1) + F(0) + 1 + F(1) + F(0) + 1 + 1
F(6) = [color=green]F(2)[/color] + 1 + 1 + 0 + 1 + 0 + 1 + 1 + 0 + 1 + 1
F(6) = [color=green]F(2-1) + F(2-2)[/color] + 1 + 1 + 0 + 1 + 0 + 1 + 1 + 0 + 1 + 1
F(6) = F(1) + F(0) + 1 + 1 + 0 + 1 + 0 + 1 + 1 + 0 + 1 + 1
F(6) = 1 + 0 + 1 + 1 + 0 + 1 + 0 + 1 + 1 + 0 + 1 + 1
F(6) = 8

D

Caramba, agora estou comecando a intender!!! XD Nunca imaginaria que era assim que essa formula funcionava! Bom, a matematica está tranquila, entendi perfeitamente. A duvida agora esta na forma como a JVM le isso:
f(6) = f(6-1) + f(6-2) = [color=red]f(5)[/color] + [color=yellow]f(4)[/color]. Para a cor vermelha, f(5), ele vai iniciar aquele processo de f(5-1) + f(5-2)… depois o f(5) se transforma em duas outras formulas: f(4) + f(3), f(4) vai vira f(4-1) + f(4-2)… e assim por diante. pelo que me parece, varios processos estarao rodando em paralelo, ao mesmo tempo. É isso mesmo?
Digamos que eu tenha adotado o valor 6 como parametro do metodo f quando a JVM ler a instrucao:
return f(n) = f(n-1) + f(n-2) que seria f(6) = f(6-1) + f(6-2) qual valor iria retornar como parametro para o metodo? Sendo que disso iria ficar: f(6) = f(5) + f(4) entao o valor que iria retornar como parametro para o metodo continuar a formula, seria o 5 ou 4? Ou ainda, ele iria iniciar os dois ao mesmo tempo tendo 2 processos em paralelo?

Obs: ViniGodoy, se esse forum tivece sistema de reputacao vc ja teria recebido ela de mim! :stuck_out_tongue: Brigadao pela ajuda ate aqui. Ainda tenho algumas duvidas, mas elas estarao terminando aos poucos heheheheh
aguardo ancioso a resposta :wink:

Edit: Tentei fazer essa formula numa folha e fiz tambem com o numero 7 e deu certo. Entao eu ja intendi a matematica, so falta intender mesmo a logica de como a JVM le isso. Seria por processos paralelos mesmo, né?

D

tava dando uma pesquisada e fiquei sabendo que quando vc tem processos paralelos, vc tem os threads. E que nesse caso, nao é processo paralelo e sim em serie. Ele executa um e depois o outro né? Guardando na memoria os valores que ainda nao foram utilizados. Certo?

johnnyWiller

Desculpe perguntar depois de tanto tempo… minha dúvida é a seguinte: no trecho

F(6) = F(5) + F(4)

Em F(5) primeiro a vm vai calcular o F(5) até F(0) somar todos os valores retornar, fazer o mesmo procedimento para F(4) e depois somar os dois valores (F(5) e F(4)) e atribuir à F(6) que este por sua vez vai continuar este processo até ele ser 0 ou 1?

Se for assim este procedimento todo deve consumir bastante memória não?

ViniGodoy

Isso, veja outro exemplo que respondi há pouco:

Ali mostra todas as chamadas que serão feitas.

Não consome tanta memória assim, embora gaste muito processamento devido a recursão e a repetição de vários cálculos.
Veja no exemplo ali em cima quantas vezes foram calculados f(2), f(3), e f(4)…

Nesse outro exemplo, mostro como otimizar isso através de um cache:

F

Estava estudando sobre isso agora e, pensando em uma maneira de não usar recursividade e sucessivas trocas de valores entre variáveis para criar uma sequencia, fiz o seguinte:

List<Integer> fib = new ArrayList();

fib.add(0);
fib.add(1);

for(int i = 0; fib.get(i) < 100; i++){
	fib.add(fib.get(i) + fib.get(i + 1));
}
System.out.println("Fibonacci: " + fib);

Isso é bom, ou da na mesma quanto ao processamento? Como eu poderia fazer com Iterator?

ViniGodoy

Quanto a processamento, é bem mais eficiente, já que não usa a pilha do SO. Essa é a vantagem de processos iterativos no lugar de recursivos. Outra vantagem é que seu processo evita calcular várias vezes o mesmo fib, do contrário do que ocorre com o método recursivo.

Mas a forma que você escreveu gasta muito mais memória. Se você só precisar calcular um índice específico, seria melhor descartar as sequencias anteriores a i-1 e i-2 e usar 2 variáveis no lugar de uma list inteira.

F

Entendi!

Obrigada! =)

Criado 30 de outubro de 2008
Ultima resposta 16 de abr. de 2013
Respostas 13
Participantes 6