Field type radio

9 respostas
P

Oi pessoal,

Acho que minha duvida é de Java bem basico!

Eu criei um formulario dentro do Joomla e usando o RSForm. O formulario esta em http://astroweb.iag.usp.br/~damineli/IYA2009/index.php?option=com_forme&fid=8

Neste formulario eu coloquei:

Evento aberto ao público? * O NÃO O SIM (preencher as “Informações para Divulgação”)

Logo se o usuario escolhe NÃO o formulario esta gravando “nao” no banco de dados… se o usuario escolhe SIM é gravado “sim” no banco de dados… Até agora blz.

Mas eu preciso garantir que se a reposta for “sim” o usuario preencha o campo com as informações sobre o evento.

Fiz o seguinte codigo para o botão ENVIAR que dá um erro de JAVA…

Eu já usei este mesmo tipo de código qdo tenho field type select e funciona perfeitamente…

Alguém tem uma luz???

Tks

Patricia

9 Respostas

blackout

Qual erro está aparecendo?

Andre_Fonseca

Pat:
Oi pessoal,

Acho que minha duvida é de Java bem basico!

Eu criei um formulario dentro do Joomla e usando o RSForm. O formulario esta em http://astroweb.iag.usp.br/~damineli/IYA2009/index.php?option=com_forme&fid=8

Neste formulario eu coloquei:

Evento aberto ao público? * O NÃO O SIM (preencher as “Informações para Divulgação”)

Logo se o usuario escolhe NÃO o formulario esta gravando “nao” no banco de dados… se o usuario escolhe SIM é gravado “sim” no banco de dados… Até agora blz.

Mas eu preciso garantir que se a reposta for “sim” o usuario preencha o campo com as informações sobre o evento.

Fiz o seguinte codigo para o botão ENVIAR que dá um erro de JAVA…

Eu já usei este mesmo tipo de código qdo tenho field type select e funciona perfeitamente…

Alguém tem uma luz???

Tks

Patricia

Oi,

usa

if (document.getElementById('radio_sim') == false && document.getElmentById('radio_nao') == false) { alert('você deve selecionar uma opção!!'); }

P

O erro é simplesmente: “Erro na página” depois de clicar no botão ENVIAR.

Por exemplo: Coloquei este codigo que dá erro no formulario

http://astroweb.iag.usp.br/~damineli/IYA2009/index.php?option=com_forme&fid=2

Ao colocar o codigo, salvar o formulario, etc,etc… dá tudo certo… o erro só aparece qdo alguém esta usando o formulario.

Se vc quiser pode escrever o que quiser lá pois ainda esta em fase de teste.

O formulario http://astroweb.iag.usp.br/~damineli/IYA2009/index.php?option=com_forme&fid=8 não dá erro pq não coloquei este codigo de verificação.

tks

Patricia

blackout

Pra que serve o valor [submit]

P

Na verdade meu problema não é se o usuario vai ou não selecionar uma opção. Isto já é garantido pelo RSForm qdo vc faz uma opção de “mandatory” qdo esta montando o formulário.

Meu problema é que se o usuario escolher “SIM” ele deve preencher o campo com as informações que vou disponibilizar ao publico.

Foi por isso que usei

if(document.getElementById(tppublico).value==sim){

if(document.getElementById(moreinfo).value.length==0){

doisubmit = false;

alert(Peencha o campo Orientações ao visitante);

}

}

dentro da função que faz as verificações qdo o usuario clica em ENVIAR.

No mesmo formulário tenho várias verificações que funcionam blz, por exemplo se é escolhida a opção outros em Público Alvo. Não dá problema e a única diferença é que o campo Público Alvo é um field type select… e grava no banco igualzinho ao radio.

Que mistério!

Alguém mais tem uma idéia brilhante… tks

Patricia

P

Eu sou prá lá de iniciante em Java.

Qdo precisei fazer esta página em Joomla e usei para fazer os relatórios o RSFrom, o cara do suporte me passou este codigo

que pelo que verifiquei não faz nada além de criar os botões ENVIAR e LIMPAR, além de remeter para a função de verificação em Java qdo alguém clicar em ENVIAR.

A parte de adaptação de layout eu que fiz mas as funções foi ele, o cara do RSForm.

P

Cont…

o que eu não estou entendendo do Java é pq o comando document.getElementById(‘tppublico’).value==‘sim’ não funciona…

Vamos ver… dentro do RSForm qdo escolhemos um “field type select” a sintaxe do “deafult value” deve ser value1|Description 1,value2|Description 2,value3|Description 3.

Da mesma forma qdo escolhe-se um “field type radio” a sintaxe do “default value” é radio1|First Description,radio2|Second Description,radio3|Third Description

Parece não ter diferença e por isso usei o mesmo comando de verificação.

Andre_Fonseca
Pat:
Cont....

o que eu não estou entendendo do Java é pq o comando document.getElementById('tppublico').value=='sim' não funciona....

Vamos ver... dentro do RSForm qdo escolhemos um "field type select" a sintaxe do "deafult value" deve ser value1|Description 1,value2|Description 2,value3|Description 3.

Da mesma forma qdo escolhe-se um "field type radio" a sintaxe do "default value" é radio1|First Description,radio2|Second Description,radio3|Third Description

Parece não ter diferença e por isso usei o mesmo comando de verificação.

Oi,

Você não está com problemas com Java, está com problemas com Javascript.. são coisas diferentes ..rs

Como eu falei, você tem que usar a propriedade .checked e não .value que irá retornar sempre o value do checkbox..

<table>
<tr>
	<td colspan="3" align="left">Evento aberto ao público? *
	<span >
		<input name="form[tppublico]" id="tppublico" value="nao" type="radio"><label for="tppublico0">NÃO</label></span><span class="radiotppublico" style="white-space: nowrap;"><input name="form[tppublico]" id="tppublico1" value="sim" type="radio"><label for="tppublico1">SIM (preencher as "Informações para Divulgação")</label></span>	<br> <br> </td>
	<input id="radio_sim" TYPE="radio" VALUE="SIM" NAME="Radio1">SIM (preencher as "Informações para Divulgação")<br>
		<input id="radio_nao" TYPE="radio" VALUE="NÃO" NAME="Radio1">NÃO<br>
   <td> </td>
	<td align="center">
		<input type="button" name="form[submit]"
			   value="Enviar" onclick="check();"/> <input type="reset"
			   name="reset" value="Limpar"/></td>
	<td> </td>
</tr>
</table>

<script language="javascript">
function check(){
	doisubmit = true;
	if (document.getElementById('radio_sim').checked) {
		alert('SIM');
	}
	if (document.getElementById('radio_nao').checked) {
		alert('NAO');
	}
}

</script>
P

Oi André.

Blz, agora eu entendi - espero :?

Eu estava confusa pq como o programa grava no banco sim ou nao estão achei que tinha que analisar o value… pelo que entendi o botão radio funciona bem diferente.

O que fez mais confusão na minha cabeça é pq a sintaxe para “default value” é a mesma para diferentes tipos de botões.

Vou ver como colocar este script dentro do formulario de criação de campo e fazer uns testes… dai vejo se deu certo… de qq forma agora estou vendo tudo diferente… tks!

Patricia

Criado 27 de fevereiro de 2008
Ultima resposta 28 de fev. de 2008
Respostas 9
Participantes 3