Filter para Entity Manger JPA

Pessoal estou com um problema de LAZY, porem vi em diversos sites e foruns que a melhor solução é a criação de um filter para o controle, so que na maioria dos sites vi so exemplos para o Hibernate, alguem teria um exemplo de filtro para o JPA que solucionasse a questao do LAZY?

desde ja agradeço.

Oi trinka!
É a mesma solucao. Veja aqui:
http://blog.caelum.com.br/2009/10/13/enfrentando-a-lazyinitializationexception-no-hibernate/

Basta usar o filtro e abrir o EntityManager! O Spring já possui filtro para os dois!

abracos

Vou ser mais especifico na minha pergunta, pois apos uma verificação no conteudo que o Paulo Siveira postou acho que nao é necessario a implementação do Filter.

A arquitetura que eu estou utilizando e EJB3 + JPA + JSF e RICHFACES, e as transações estao sendo controladas pelo Conteiner JBoss 5.0 e estou Utilizando JTA.

porem quando tento acesso os objetos da coleção ele me lança a exception do Lazy.

de acordo com a expecificação feita, eu nao posso utilizar a anotação EAGER e nem o Spring.

Alguem teria mais alguma solução ?

A solução mais simples sem alterar muita coisa seria quando vc fizer load de um entity fazer:

entity.getRelation().size();

com isso vc inicializa o relacionamento.

EDIT: Isso tem que ser feito enquanto o entity não esta detached.

Ou fazer uam buca que ja traga o relacionamento, algo do tipo:

SELECT p FROM Parent p LEFT JOIN FETCH p.children c WHERE p.id = :id

[]´s