Filtrar datas entre meses

Bom dia galera, tudo certo?? Bem, na minha aplicação estou fazendo uma busca de aniversariantes de uma escola. Nela, tenho um filtro de período de nascimento… Fiz um filtro de data Inicial até a final e funcionou blz. Porém, queria implementar fazendo uma busca pelos aniversariantes daquele mes, e depois entre dois meses…
Fiz o seguinte no meu xhtml:

<td align="right">Data de Nascimento</td>
                                <h:panelGrid columns="2" width="300">
                                    <p:selectOneMenu id="dtaNascimento" converter="sec" value="#{matriculaJsfBean.mes}" filter="true" caseSensitive="false" filterMatchMode="contains">
                                        <f:selectItem itemLabel="Selecione" itemValue=""/>
                                        <f:selectItem itemLabel="Janeiro" itemValue="Janeiro"/>
                                        <f:selectItem itemLabel="Fevereiro" itemValue="Fevereiro"/>
                                        <f:selectItem itemLabel="Março" itemValue="Marco"/>
                                        <f:selectItem itemLabel="Abril" itemValue="Abril"/>
                                        <f:selectItem itemLabel="Maio" itemValue="Maio"/>
                                        <f:selectItem itemLabel="Junho" itemValue="Junho"/>
                                        <f:selectItem itemLabel="Julho" itemValue="Julho"/>
                                        <f:selectItem itemLabel="Agosto" itemValue="Agosto"/>
                                        <f:selectItem itemLabel="Setembro" itemValue="Setembro"/>
                                        <f:selectItem itemLabel="Outubro" itemValue="Outubro"/>
                                        <f:selectItem itemLabel="Novembro" itemValue="Novembro"/>
                                        <f:selectItem itemLabel="Dezembro" itemValue="Dezembro"/>
                                    </p:selectOneMenu>
                                </h:panelGrid>

E no meu bean:

private Date dataInicial;
    private Date dataFinal;

private Map<String, Object> montaParametros() {
        Map<String, Object> p = new HashMap<String, Object>();

Calendar calendarInicial = Calendar.getInstance();
        Calendar calendarFinal = Calendar.getInstance();

if (mes.equals("Novembro")) {
            calendarInicial.set(1900, 11, 01);
            calendarFinal.set(2999, 11, 30);
            dataInicial = DateUtil.newDate("01/11/1980");
            dataFinal = DateUtil.newDate("30/11/2900");
        }

p.put("dataInicial", dataInicial);
        p.put("dataFinal", dataFinal);
        return p;
    }

Não estou conseguindo fazer esse tipo de filtro pois não to conseguindo passar o formato da Data correto. Também não sei se seria o mais correto usar o Calendar…
Alguém poderia dar uma ajuda ae?? Se alguém puder ajudar, agradeço mto…

Alguém poderia ajudar??? Vlw…

Alguém poderia dar uma ajuda aí?? Se alguém puder ajudar…Agradeço…