Filtro no Jasper

Ola pessoal, estou precisando de fazer um relatório onde existe filtros ex.:

mas preciso que tenha opção de filtrar pela data ou NÂO, ou seja se o usuario quiser filtrar pela data manda como parametro ou sei lá, porem se não quiser filtrar por data a clausula where da string sql não existirá !

Ví alguma coisa de filtro no IReports porem não sei como usar na string sql, ou até mesmo chamando o .jasper e setando esse filtro.

ps.: Lembrando que se setar como paramentro “select … from tabela where data = $P{param}” não é o meu caso porque a opção do relatório é filtrar por qualquer data ou não filtrar.

Se alguem puder me ajudar agradeço !

Ae Luis!

select * from tabela
where 1 = 1

$!P{param}

Esse “param” você envia ao jasper ou não, nele com o periodo ou sejá lá qual for a condição.

Blz?!

luiscooling, rapas acho que me expressei errado, eu não posso usar o “select … where data = $P{param}” porque o usuario pode ter a opção de usar o param ou não, ou seja, ele quer um relatório passando a data 01/01/09 ou pode tambem chamar o relatorio sem o filtro da data, e o uso de parametros não funciona porque tem que passar um parametro.

Mas por enquanto obrigado pela atenção !

Opa,

Se você utilizar com ! no parametro não é obrigado ter conteudo nesse parametro, faz o teste que você irá entender.
Digamos que você tem o código assim:

select * from tabela  
where 1 = 1  
$!P{param}  

Se você passar para o parametro:
“data = 01/01/09”

terá:

select * from tabela  
where 1 = 1  
data = 01/01/09

Se você passar para o parametro:
""

terá:

select * from tabela  
where 1 = 1  

A dica é o uso do “!”

blz?!

valeu luiscolling, bom amanhã vou testar o uso do “!”, é isso mesmo que estou precisando.

obrigado