Filtros para Consulta

Olá galera, tudo certo?
Bem, estou com problemas no filtro da minha aplicação. No que consiste a mesma: Tenho uma tela de itensEmprestados na biblioteca ( livros, cd, jornais, revistas, etc) e desejo filtrar o nome do Usuário que “pegou” emprestado esse material (exemplar) .
Quando eu tenho uma FK, por exemplo, eu faço da seguinte maneira :
Filtro no xhtml:

<tr> <td align="right">Exemplar:</td> <td> <p:selectOneMenu value="#{emprestimosxExemplaresJsfBean.emxexCodexemplar}" > <f:selectItem itemLabel="Todos os Exemplares" itemValue="#{null}"/> <f:selectItems value="#{emprestimosxExemplaresJsfBean.exemplarList}" var="e" itemLabel="#{e.exeCodigo}" itemValue="#{e.exeCodigo}"/> </p:selectOneMenu> </td> </tr>

Filtro no Service:

private FiltrosConsulta criaFiltros(Map<String, Object> params) { FiltrosConsulta filtros = new FiltrosConsulta(); filtros.add("UPPER(exe.emxexCodexemplar.exeCodigo) like :emxexCodexemplar", "emxexCodexemplar", params.get("emxexCodexemplar"), true, FiltrosConsulta.Like.Both); return filtros; }

Além disso, tenho um dataTable e pego esse valor acima pelo seguinte caminho:

<p:column headerText="Exemplar" > <h:outputText value="#{item.emxexCodexemplar.exeCodigo}" /> </p:column>

Já com relação ao USUÁRIO, como falei anteriormente, estou com problema no filtro, pois não possuo FK e pretendo pegar da seguinte forma:
*USUARIO:

Caminho:
EmprestimoxExemplar(dominio)–> emxexCodexemprest(campo) --> Emprestimo(dominio)–>empCodusuario(campo) – > Usuariobib(dominio) --> usuNome(campo)

Estou fazendo da seguinte maneira no Service:

E no xhtml:

<tr> <td align="right">Usuário:</td> <td> <p:selectOneMenu value="#{emprestimosxExemplaresJsfBean.usuNome}"> <f:selectItem itemLabel="Todos os usuários" itemValue="#{null}"/> <f:selectItems value="#{emprestimosJsfBean.usuariosList}" var="u" itemLabel="#{u.usuNome}" itemValue="#{u.usuCodigo}"/> </p:selectOneMenu> </td> </tr>

No dataTable pego o valor acima pelo seguinte caminho:

<p:column headerText="Usuário" > <h:outputText value="#{item.emxexCodemprest.empCodusuario.usuNome}" /> </p:column>

Isso aí, se alguém se disponibizar a me ajudar, fico muito grato.
Obrigado. :slight_smile: