Filtros para servlets

11 respostas
A

Assunto: Como utilizar os filtros para reaproveitar mais o seu código, e manter suas servlets mais organizadas.

Você pode ler este tutorial na íntegra http://www.guj.com.br/java.artigo.11.1.guj

Por favor, coloque as suas dúvidas e seus comentários sobre este tutorial aqui.
Sinta-se livre para fazer qualquer tipo de pergunta, desta maneira você estará nos ajudando e aos outros usuários!

11 Respostas

Guilherme_Silveira

bom topico
onde posso achar mais ideias de filtros? tipo, pra colocar cabecalhos? rodapes?
alem de fazer estatisticas?
a funcionalidade esta la agora eh descobrir para o q mais usar ela fora essas coisas :slight_smile:

gui

Paulo_Silveira

Como disse o Cesar, os filtros nao devem ser usados para enviar alguma coisa pro response! Pois vai afetar demais as suas servlets. Elas nao poderao enviar mais cookies, por exemplo, ja que o cabecalho ja foi embora!

Use os filtros com cuidado, para log, controle de seguranca, compactacao, etc…

Guilherme_Silveira

Isso, todos os exemplos da sun da pra fazer, ok…
E da pra mandar cabecalhos e rodapes alterando o OutputWriter da response e soh no final do request jogando todos os dados no outputwriter original, e sem esquecer que o metodo flush deveria ser implementado no writer novo de maneira que ele REALMENTE chame o flush original…

Ai da certo

Gui

C

É verdade, fazendo isso seria possível mandar cabeçallhos e rodapés, mas isso não é muito trivial, e acho que eu não usaria filtros nesse caso. Acho que seria mais fácil usar um Servlet nesse caso…

danieldestro

mto bom essa feature
valeu

Guilherme_Silveira

o negocio eh mixa o xml com o xlst (xstl? sempre erro)

R

Acredito que os filtros são uma poderosa ferramenta para colocar um controle de permissão, compactação etc. E isso aplicado em um servlet controlador facilita muito a manutenção. Para colocar cabecalhos e rodapés, prefiro usar templates.

M

Eu estou usando um servlet controlador que direciona para relatorios html,pfd e grafico.O problema é que eu tenho que passar os parametros para os relatorios pelo servlet.
Se eu for colocar todos os parametros no servlet vai ficar muitos parametros e vai ficar meio “gambiarra” porque vão ter varios parametros que eu só vou usar em uns relatorios e em outros nao.
Queria saber se tem como usar filtros pra encapsular essas parametros em um collection ou algo parecido pra eu mandar pras classes de relatório só o collection e tratar os parametros de acordo com o relatorio.???
Qualquer ideia melhor de fazer isso é bem vinda!
Valeu a ajuda!

Rafael_Steil

Pq voce nao faz um servlet para cada tipo de relatorio, ou delega a criacao dos parametros para metodos especializados? Por exemplo, algo como

// Prepara os parametros para relatorios HTML
public tiporetorno params4html() {
    // ..
}

// pdf
public tiporetorno params4pdf() {
    // ....
}

// outros metoros para outros tipos de relatorios

Rafael

M

poizé,oo lance é que a unica diferença dos servlets seria os parametros,dai eu estava mandando como um parametro o nome do relatorio dai ele direciona para o relatorio solicitado
Se eu conseguisse minimizar a questão dos parametros ficaria apenas o servlet controlador direcionando para os relatorios correspondentes e ele nao pecisaria compilar a cada novo relatorio

R

:oops:

Criado 4 de setembro de 2002
Ultima resposta 28 de jul. de 2005
Respostas 11
Participantes 9