Dicas da Kathy Sierra para os 5 últimos dias antes de prestar o exame de certificação
A maioria delas se aplicam também durante o período normal de estudos.
Eu apliquei a maioria delas, só me arrependí do “beba muita água no dia do exame” - minha bexiga me incomodou um “pouco” durante a prova :?
Enfim, quem quiser consultar a fonte original o link é este. Aqui vai minha versão traduzida:
:arrow: Faça com que Java seja a ÚLTIMA coisa que você estude antes de ir para cama. Em outras palavras, se você estudar ou rever algum material sobre Java à noite, NÃO tente aprender mais nada entre Java e ir dormir. Isso pode fazer uma grande diferença.
:arrow: Tente estudar ou rever o que você já estudou em diferentes salas e ambientes. Não estude sempre na mesma sala todo o tempo, porque parte da sua memória estará ligada àquele ambiente, e isso torna mais difícil lembrar-se das coisas quando você estiver na sala do exame, porque o ambiente será muito diferente. A mudança de salas e ambientes durante seu período de estudo tornará sua memória menos dependente do ambiente.
:arrow: Contrastando com a dica anterior - e esta aqui pode parecer realmente estúpida - mas provou-se útil - vista a mesma camisa (ou o que seja) nos 5 últimos dias antes do exame, enquanto você estiver estudando ou revendo. (Ok, talvez você se sinta envergonhado quando for levá-la para a lavanderia, mas eu não disse para usar essa camisa o dia todo, apenas quando você estiver estudando/revendo).
A razão para que isto funcione é a mesma razão para você não estudar sempre na mesma sala: sua memória torna-se dependente do ambiente onde você retém as informações. Então se você usar a mesma camisa e - aqui está o segredo - usar a mesma camisa quando você fizer o exame real, vai melhorar suas chances de se lembrar das coisas. (Esta obviamente não é uma dica sobre como entender ou assimilar; mas sim sobre como se lembrar das coisas.)
:arrow: Beba muita água nos 5 últimos dias antes do exame e especialmente no dia do exame. É um fato - seu cérebro trabalha melhor quanto mais hidratado estiver, e a maioria das pessoas anda por aí sem tomar muita água - a não ser quando sente sede. Mas se você fizesse isso direito nem deveria sentir sede.
:arrow: Durma bastante
:arrow: De volta à primeira dica sobre não tentar aprender/rever/estudar qualquer coisa entre Java e ir dormir, seria melhor ainda se nos 5 últimos dias antes do exame você não tentasse aprender nada, a não ser que seja algo físico. Alguns chutes ou um estilo de dança novo não vão prejudicar seu aprendizado em Java.
:arrow: Concentre-se nas áreas em que você tem mais dificuldade, mas relaxe. 5 dias é suficiente o bastante para você aprender e entender melhor as coisas.
:arrow: Não se preocupe em obter uma boa nota. Qualquer score acima de 52% fará de você um “Sun Certified Java Programmer”.
:arrow: Quando estiver em dúvida sobre qualquer ponto, faça perguntas neste fórum