finalização de um projeto java web

ola pessoal

terminei um projeto java web, e gostaria de executa-lo sem a utilização do netbeans…apenas digitando o endereço no navegador e assim executa-lo!

é possivel isso?

se for, gostaria de saber como…

sou iniciante no java, e queria finalizar o projeto q fiz e assim poder executa-lo em qualquer servidor…

grato pela atenção :smiley:

Thyago,

vc precisa exportar o seu projeto web, geramente 1 .war e “instalar” no servidor web.

da uma olhada em servidores e containers.

att,

Oi Thyago,

Primeiramente, com o seu projeto aberto no NetBeans, dê um Clean and Build (Limpar e Construir). O NetBeans vai apagar todos os arquivos compilados bem como a estrutura do build e vai regerar tudo e no final, vai empacotar tudo o que precisa em um arquivo .war (web archive).

Vc agora precisa instalar o runtime que você está usando pra desenvolver (Tomcat, Glassifish, etc.), configurar e então implantar o .war no diretório apropriado do seu runtime. Por padrão, o diretório de implantação é o webapps. Então vc copia o seu .war para lá. O runtime vai descompactar o arquivo e implantar no servidor, ai basta começar a utilizar normalmente. Se estiver usando o Glassfish, ele tem uma interface Web muito boa e fácil de usar para te ajudar na implantação de aplicações. O Tomcat tbm tem, mas a dele é bem fraquinha.

[]'s

[quote=davidbuzatto]Oi Thyago,

Primeiramente, com o seu projeto aberto no NetBeans, dê um Clean and Build (Limpar e Construir). O NetBeans vai apagar todos os arquivos compilados bem como a estrutura do build e vai regerar tudo e no final, vai empacotar tudo o que precisa em um arquivo .war (web archive).