Finalize dos Managed Beans com escopo de Sessão

Olá a todos,

Estou fazendo alguns testes com J2EE (Glassfish) e percebi o seguinte:
Estou utilizando um managed bean com escopo de sessão e pelo que pude perceber o Glassfish não está destruindo o objeto depois que a sessão é encerrada ( invalidate() ).
Fiz o teste um println() no constructor e no método finalize() do bean:

public IndiceMB() {
        System.out.println("*** CRIOU MB");
    }

....

@Override
    public void finalize() {
       System.out.println("***** DESTRUIU MB");
    }

O constructor é chamado normalmente quando o mb é criado, porém o finalize não é chamado nunca, nem muito tempo depois da sessão ter sido invalidada.

A questão é: Existe alguma configuração a ser feita para que o Glassfish libere estes objetos da memória? Ou isso têm de ser feito manualmente pelo programador?

Olá TiagoW,
ainda não consegui identificar a solução, mas tenho uma informação a mais do que vc passou, talvez seja útil.

Fazendo uns testes percebi que o servidor de aplicação só chama o finalize do bean de sessão após decorrido o tempo do timeout (configurado no web.xml).

estou tentando achar uma ligação entre o invalidate e o timeout…

se conseguir algo posta ai!!!

Olá fontoura.

Primeiramente obrigado pelo interesse…
Descobri agora, que o objeto é destruído, porém apenas 1 hora depois da sessão ter sido encerrada.

Eu imagino que o invalidate não exclui realmente a sessão, então esse prazo de 1 hora seria um timeout para limpar os dados da sessão.

Provavelmente isso deve ter alguma configuração no glassfish para reduzir este tempo, mas de qualquer forma a solução ideal seria mesmo limpar todos os objetos vinculados a sessão assim que ela é invalidada a fim de otimizar o consumo de memória.

Bem, vou continuar pesquisando aqui. Mais uma vez obrigado.

Desculpa postar nessa thread antiga, mas é que estou tendo o mesmo problema. Quando invalido a sessão os managedBeans que estão em escopo de sessão continuam na mamória. Você conseguiu resolver isso?!

Alguém sabe como pode ser resolvido?!

Olá nandooliveira,

Ainda não descobri uma forma de forçar os objetos da sessão a sairem da memória quando a sessão é invalidada.
Teoricamente, estes objetos só são finalizados e retirados realmente da memória quando ocorre um GarbageCollector, o que é imprevisível.