Firebird. Database Unavailable

Olá

Tenho um servidor Firebird instalado, e funcionando com um sistema em PHP.
Porém, vou tentar conectar ao servidor e recebo erro de database unavailable. O que ocorre é que estou com o arquivo .fdb do firebird em uma pasta que é do servidor, mapeado em uma unidade. Assim: minha unidade D: é o \servidor\banco.
Então eu mapeio para D:\firebird\meu_banco.fdb, e minha URL de conexão está:

“jdbc:firebirdsql:localhost/3050:D:/firebird/meu_banco.fdb”

Se eu usar um banco no C: funciona certo. Alguém sabe como eu configuro pra ele funcionar com o arquivo de banco na pasta do servidor?

Obrigado a todos.

Do mesmo jeito, você somente muda o localhost para o IP do servidor, o caminho D:\pastadobanco\banco.fdb continua da mesma forma.
Utilizo também firebird e funfa normal.

Ex.: DriverManager.getConnection("jdbc:firebirdsql:10.1.1.100:c:/banco/banco.gdb", "usuario","senha");

Boa sorte. :slight_smile:

Mas aí que está, o servidor está no localhost, não eh este o problema, o problema é que o arquivo .fdb está em outra máquina, que eu mapeei como uma unidade de rede D:

Você ja tentou jdbc:firebirdsql:localhost://maquina/pasta/banco.gdb?

Tentei, mas dá o mesmo problema :frowning:

É amigo, nunca fiz nada parecido, sinto muito não estar podendo ajudar, mas boa sorte, tenta olhar no nosso amigo google, pode ser que alguém tenha algo assim.

Boa sorte!

Tenta assim:

“jdbc:firebirdsql:localhost/3050:D:\firebird\meu_banco.fdb”

Não sei se eu entendi direito… vc está dizendo que o servidor do FB está localhost mas o arquivo de dados (o .fdb) não?!

Eu tenho a impressão de que isso não tem como ser feito… trabalhei um bom tempo com IB/FB e que eu me lembre, o arquivo de dados (seja .fdb ou .gdb) tem que estar na mesma máquina que está instalado o banco de dados IB/FB.

Como um amigo explicou já em outro tópico, vc vai colocar assim:

Onde IP é o IP de onde está instalado o banco de dados (IB/FB)
E caminho é o caminho pra ele encontrar o arquivo de dados DENTRO DO IP PASSADO. Ou seja, ele vai sempre procurar o caminho dentro do IP que vc passou! Se vc está passando localhost no IP, vc tem que ter o seu banco.gdb num caminho dentro do seu localhost. Entende?

Grata,
Renata