Olá Pessoal, sou iniciante em Java e esta é a 1ª vez que vou utilizar java com banco de dados para desenvolver um sistema desktop.
Gostaria de saber o que preciso para fazer isto, o que eu preciso baixar, o que preciso instalar e como proceder passo a passo para realizar essa conexão.
Será que alguem pode me ajudar??
Se possível, se alguem tive um código simples com exemplo de uma conexão de banco de dados firebird simples funcionando em java, de preferencia feito no Netbeans e puder me enviar, ficarei muito grato…
Para você conectar com um banco de dados usando Java, você vai precisar de um driver de conexão jdbc. Os drivers são encontrados nos sites dos fabricantes dos sgbds. Qual versão do firebird vc usa? Aqui você vai encontrar o driver apropriado para sua versão.
Baixando o driver, vc precisa colocar o(s) arquivo(s) .jar do pacote baixado no classpath de sua aplicação. No NetBeans vc pode criar uma biblioteca que tem os .jar, ou então adicionar os .jar diretamente no projeto.
Aqui no guj tem um tutorial sobre o uso do JDBC. Dá uma pesquisa na sessão de tutoriais, ai é só vc adaptar o exemplo para o Firebird.
Até mais!
Zakim
basta ter o jar conector do firebird, o resto é tudo a mesma coisa…
e so mudar o driver de conexao e pronto, nao tem segredo
davidbuzatto
Zakim:
basta ter o jar conector do firebird, o resto é tudo a mesma coisa…
e so mudar o driver de conexao e pronto, nao tem segredo
Não é não… O formato da string de conexão é diferente.
C
cris.jau
Exatamente David, o tutorial que vc me recomendou acima é exatamente o que eu estava procurando…
Minha Duvida agora é como eu consigo essa string de conexão?
Estou usando a versão 2.0 do Firebird e ja baixei o Driver Jdbc referente a essa versão
davidbuzatto
Olá
Então cara, eu estou doente e não estou indo trabalhar, não tenho o formato da string de conexão aqui, mas dá uma olhada no pacote do jaybird q vc baixou que lá eu acho que tem como a string deve ser formatada. Eu lembro que o problema é no fim dela que tem diferença se comparado com a do MySQL.
É algo assim:
Driver: org.firebirdsql.jdbc.FBDriver (ao invés de com.mysql.jdbc.Driver)
URL: jdbc:firebirdsql://IPdoSeuServidor:3050/[caminho]
Onde caminho é o caminho COMPLETO de onde se localiza a sua base.
Até mais!
G
gustavo_apsilva
neste artigo fala um pouco sobre o firebird e da uma palhinha sobre a conexão via jdbc