Sempre usei o Interclient para acessar bancos de dados Firebird, sem problemas. Ontem, baixei o driver JCA-JDBC do site do Firebird (firebird.sourceforge.net).
O problema é que não consigo carregar o driver (FBDriver). Coloquei o firebirdsql.jar em CLASSPATH e estou tentando acessar com o seguinte código:
[code]import java.sql.*;
public class TesteFBDriver {
public static void main(String[] args) {
java.lang.NoClassDefFoundError: javax/resource/ResourceException
at java.lang.Class.forName0(Native Method)
at java.lang.Class.forName(Class.java:140)
at TesteFBDriver.main(TesteFBDriver.java:13)
Olha so ouve umas mudanças no driver do FireBIRD alguem devia estar dentro do baheiro quando teve essa ideia !!! :shock: vc precisa de colocar outros .jar no seu classpath para funcionar, não somento o firebird.jar, alem dele vc precisa de colocar os seguintes .jar tb:
Vc prometeu o exemplo pra mim mesmo ? eu estou trabalhando com um programa que a juda no desenvolvimento do SGBD chamado marathon que vc pode baixar no www.sourceforge.net buscando por firebird, eu procurei nele esse tal de charset é utf-8 mais não encontrei um nome desse tipo ? sera que tem outro nome ?
Saquei! Só que alguns desses arquivos não vieram no pacote que eu baixei (e baixei direto de firebird.sourceforget.net). Os arquivos que não tenho são:
jmxri.jar
jta-spec1_0_1.jar
Sinistro! Além disso, eu estou desconfiado do J2SE. Isso funciona com o J2SE? Se não, podem o J2SE e o J2ME coexistirem :shock: ? Ou seria melhor eu instalar apenas o J2EE?
Heheh! Quantas perguntas, heim?! Mas valeu pessoal!
seguinte, postei um exemplo em outro topico no “Java Avançado”
da para utilizar qualquer charset, é só utilizar o mesmo na criação da tabela/campo/banco e na conexão
falei com os desenvolvedores e o que acontece é o seguinte
quando não é especificado um charset para a conexão, ela pega como default charset NONE, ai o driver consegue escrever mas na hora de ler, não sabe de que charset transformar em utf-8 que é o charset do java
eles também disseram que você pode utilizar o charset OCTETS para tradução
Rapaz andaram mexendo nesses DRIVES desde a ultima vez que os baixei, mais e o seguinte os .jars da pasta lib tem de ser setados tb no classpath, foi mal eu esqueci de te dizer que os outros .jar estavam dentro da pasta lib, :lol: mais tem uma coisa diferente alguns .jar que o meu driver tem o seu não tem ? mais tenta colocar os que vc tem na pasta libs no classpath, se der pau posta aqui e eu te mando meu DRIVER, esse pessoal do FIREBIRD !!! :?
leia o .htm que segue com esse driver ele vai te dizer quais são os arquivos que tem de ser setados no classpath mais eu coloco todos menos o log4j-core.jar que e o pacote para gerar logs.
Cara, sabe o que ocorre? Seguinte: na página inicial do site do firebird, no rodapé (lá no fim do inferno) existe um link para o driver jca-jdbc, que se chama FirebirdSQL-1.0_RC1.zip com ~771 Kb.
Nov 19, 2013 2:08:14 PM org.hibernate.annotations.common.Version <clinit>
INFO: HCANN000001: Hibernate Commons Annotations {4.0.2.Final}
Nov 19, 2013 2:08:14 PM org.hibernate.Version logVersion
INFO: HHH000412: Hibernate Core {4.2.3.Final}
Nov 19, 2013 2:08:14 PM org.hibernate.cfg.Environment <clinit>
INFO: HHH000206: hibernate.properties not found
Nov 19, 2013 2:08:14 PM org.hibernate.cfg.Environment buildBytecodeProvider
INFO: HHH000021: Bytecode provider name : javassist
Nov 19, 2013 2:08:14 PM org.hibernate.ejb.Ejb3Configuration configure
INFO: HHH000318: Could not find any META-INF/persistence.xml file in the classpath
Exception in thread "main" javax.persistence.PersistenceException: No Persistence provider for EntityManager named NFe
at javax.persistence.Persistence.createEntityManagerFactory(Persistence.java:69)
at javax.persistence.Persistence.createEntityManagerFactory(Persistence.java:47)
at br.com.gs.NFe.GerarTabelas.main(GerarTabelas.java:10)