Firebird por jdbc-odbc -> "unavailable database&quot

2 respostas
D

Escrevi uma classe que adiciona mensagens a um banco de dados Firebird por meio da ponte jdbc-odbc. Esta classe não funciona em um scriptlet de maneira alguma! Apenas em aplicações…

Achei que era algo com permissões, e coloquei como DNS de sistema (o Tomcat roda como serviço), mas o banco de dados está em um disco com sistema de arquivos FAT32. Estou rodando a versão mais recente e estável do Firebird e do Tomcat em uma estação Windows XP SP2.
Gostaria de não cair em drivers JDBC por enquanto, estou aprendendo JSP e Servelts ainda… Se alguém já passou por algo deste tipo, por favor peço ajuda.

2 Respostas

A

Cara,

te aconcelho a criar uma conexão na propria jsp, dentro do scriptles, é errado, mas serve!
Vc deve abrir as tegs <% %> E dentro dela vc cria um objeto do tipo connection e cria a conexão com o banco.
Se vc ja tiver uma classe que faz isso pra vc, declare o beam na jsp e instancie!
Ai se der erro, mada o erro aê!!!

D

O que ocorreu é o seguinte:

Eu tenho uma classe que sabe adicionar mensagens ao banco de dados.
Esta classe é responsável por estabelecer uma conexão com o banco de dados e executar os procedimentos SQL para inclusão, edição e remoção das mensagens.

Utilizei o método de uma única instância (construtor privado e uma função estática para pegar a referência ao objeto).

O scriptlet fica mais ou menos assim:

&lt;%
  Message msg = new Message&#40;&#41;;
  MainClass mc = MainClass.getInstance&#40;&#41;; // obtém/cria instância

// atribui valores da mensagem //
  ...
  //

mc.add&#40;msg&#41;;
%&gt;

O erro mostrado pelo container é o de que foi feita uma referência à um ponteiro nulo (ocorreu o erro ao se chamar o construtor da classe MainClass). A classe MainClass tenta estabelecer uma conexão ao banco de dados no seu construtor, aí onde falha (unavailable database).