Ora, qualquer banco SQL que se preze suporta isso - até o HSQLDB tem esse recurso. Se não tivesse isso, por exemplo, ele não conseguiria ter suporte a transações (BEGIN / COMMIT TRANS) e outras coisas.
É só questão de ler a documentação para ver o que você tem de fazer para recuperar o banco de dados nesse caso. Muitas vezes você não precisa fazer absolutamente nada.
EDITADO - tinha me esquecido que há duas maneiras de ter suporte a transações: uma é o log de transações, e outra é efetuar o versionamento dos dados (isso é feito pelo Oracle e pelo Firebird/Interbase). Justo o Firebird usa o segundo método…
De qualquer maneira, nada que “transaction log” + “Firebird” or “Interbase” não resolva no Google.
luciano_castilho
thingol:
Ora, qualquer banco SQL que se preze suporta isso - até o HSQLDB tem esse recurso. Se não tivesse isso, por exemplo, ele não conseguiria ter suporte a transações (BEGIN / COMMIT TRANS) e outras coisas.
É só questão de ler a documentação para ver o que você tem de fazer para recuperar o banco de dados nesse caso. Muitas vezes você não precisa fazer absolutamente nada.
Olá colega… já consultei a documentação, que por sinal não é lá essas coisas, e não encontrei informações claras sobre essa questão, nem em como executar essa operação.
Por isso coloco novamente a pergunta em foco e peço aos conhecedores de Firebird do forum para darem uma luz na questão, fico muito grato.
Abraços []'s
renatosilva
Cara tenho uma revista de Delphi que fala do funcionamento do InterBase, que por sinal é diferente dos outros bancos, e que eu me lembre ele fala sobre log sim. Como o FireBird é baseado no InterBase acho que o artigo se aplica.
O problema é: você espera eu ler esse artigo?
luciano_castilho
renato3110:
Cara tenho uma revista de Delphi que fala do funcionamento do InterBase, que por sinal é diferente dos outros bancos, e que eu me lembre ele fala sobre log sim. Como o FireBird é baseado no InterBase acho que o artigo se aplica.
O problema é: você espera eu ler esse artigo?
Ok Espero sim, valeu.
renatosilva
Putz ontem esqueci de pegar a revista cara!!! Cheguei tarde em casa, tava meio encucado com este problema http://www.guj.com.br/posts/list/20751.java#109639 e acabei esquecendo!! Vou ver se leio nesse fim de semana!!!
louds
thingol, é possivel implementar transações sem usar um transaction log usando a técnica de shadow copies.
renatosilva
luciano_castilho:
Olá a todos!
Algum colega que conhece Firebird saberia dizer se este banco de dados suporta o recurso de log das transações?
Finalmente li o artigo Luciano!!! Bem, é o seguinte: o Interbase e por consequência o Firebird não fazem log de transações, por causa do sistema de versionamento de registros que eles utilizam. As informações de recuperação encontram-se no próprio banco.
Bem na situação que você colocou, ao ser reiniciado o IB/FB consultaria o “inventário de transações” e cancelaria (rollback) todas as transações que estavam ativas (não confirmadas - não commited) no momento da ocorrência do problema.
Visite o site http://www.firebase.com.br, tem muitos artigos lá. Só não consegui achar esse da revista pra mandar pra você.