Firebird x MySQL: Opinem

Estou remodelando um sistema e queria algumas opiniões sobre qual dos bancos acima é o melhor, ou ainda se outro freeware é melhor que eles. Obrigado.

Melhor em que sentido? Para que quantidade de transações o banco deve aguentar, quais features tem que ter, qual licença deve ser…?

Banco de dados em Java que eu estou testando é o H2 ( http://www.h2database.com/ ) e para projetos próprios, PostgreSQL ( http://www.postgresql.org/ )

Até!

Sugiro o PostgreSQL, pois é robusto e sua linguagem de programação é similar à do Oracle.

[]s

Leandro

também voto no PostgreSQL…

se você só puder usar um desses dois por algum motivo, use o MySQL, Firebird é uma desgraça… :smiley:

depois que saiu a versão free do oracle o xe … nunca mais usei firebird nem mysql nem postgree na vida

qdo preciso de um banco rapido, pequenino, e bobo uso hsqldb compactado no jar mesmo… mais facil

Tive algumas más experiências em achar que o Oracle XE era um Oracle SE com alguns poucos recursos a menos. Ele é muito limitado, para fazer um site simples, é pesado demais para ter recursos de menos. Para uma aplicação com um pouco mais de necessidades, tem recursos de menos para ser pesado demais.

PostgreSQL e H2 são as minhas recomendações.

Até!

Se vc viu só a versão 3 do MySQL quem nem suportava subquery esqueça, a versão 5 hoje está exceptionalmente boa e rápida, uma maravilha =)

Inclusive a SAP jogou fora o banco de dados deles e adotou o MySQL.

Se você já trabalha com Oracle, então vá para o PostgreSQL, que tem uma arquitetura parecida, tomando cuidado que no Oracle usuário=schema, no PostgreSQL e no MySQL são coisas distintas.

Uso o DB2 UDB Express-C e não tenho do que reclamar.

http://www-306.ibm.com/software/data/db2/express/download.html

PostgreSQL tem que saber configurar e tem problemas de ser sempre sensível à caixa e acentos;
O Mysql aceita acentos e é muito bom e rápido, bem fácil de ser configurado e o dump é muito rápido;
Firebird é muito ruim;

Se você não quiser nunca saber de problemas de licença é PostgreSQL (esse é totalmente free mesmo), senão usaria o MySQL (cuidado com a licença dual).

Usei bastante Firebird com delphi e nunca tive problemas. mas banco de dados é mais uma religião, por mais q tenham montes de qualificadores objetivos para escolher um, a facilidade de uso, gosto e outros critérios subjetivos contam bastante. Sem contar q usando hibernate, faz tempo q não tenho de mexer direto no banco, quase to desaprendendo SQL, risos.

Os problemas citados sobre o PostgreSQL, pelo menos na versão 8.X, foram minimizados para não dizer sanados. Sobre configuração, eu não acho tão difícil a configuração, talvez por estar acostumado.

A versão 8.2 do PostgreSQL está muito boa! Vale a pena pelo menos dar uma testada.

Até!

[quote=maquiavelbona]Os problemas citados sobre o PostgreSQL, pelo menos na versão 8.X, foram minimizados para não dizer sanados. Sobre configuração, eu não acho tão difícil a configuração, talvez por estar acostumado.

A versão 8.2 do PostgreSQL está muito boa! Vale a pena pelo menos dar uma testada.[/quote]

Não é achar ruim o PostgreSQL. Acho ele muito bom (já até escrevi isso em outros tópicos), mas a questão de caso sensitívo foi superada? O único jeito era fazer critérios de seleção que embutiam o UPPER do campo string com o UPPER da string de comparação. Meio ruim, né?

Como banco ele é super rápido mas acho chato a questão dos vacuum’s que não são automáticos e a perda de performance é assombrosa se não rodar pelo menos 1 x por dia e os fine tunnings de uso de memória, limites de conexão. Tudo depende do tamanho da aplicação.

Otavio,

O Oracle funciona assim tambem e não acredito que seja um problema. Na verdade acho até que é bem melhor ele fazer isso.

]['s

verdade

Não acho não (isso é gosto). Mas para cada order by da sua coluna string você tem que pensar se ele vai ordenar certo ou se vai ficar:

Otavio
Otovio
Otávio

Criar 10.000 índices com UPPER, sem UPPER, … senão a performance vai pro pau (porque se você dá UPEER(COLUNA) like ‘TESTE%’ ele não usa o índice normal),… Prefiro a simplicidade do mysql.

Oracle também é legal, mas você tem que gastar muito tempo com ele, e dependendo do tamanho da aplicação, nem vale à pena. Acredito que tudo deve ser o mais simples possível até precisar ser complicado.

Eu estou usando o MySQL 5 , ele é pequeno e util
pros meus testes no OSX. :stuck_out_tongue:

Btw , se fosse pra um projeto utilizaria PostgresSQL.
Só se o projeto fosse muito pequeno utilizaria o MySQL.

Boa sorte! :thumbup:

[quote=Guilherme Keller]Só se o projeto fosse muito pequeno utilizaria o MySQL.
[/quote]

Por que?