Sempre me interessei por desenvolvimento de jogos, e até já fiz alguns muito simples. Gostaria de prosseguir com o aprendizado desenvolvendo um pequeno jogo de ação em primeira pessoa. Para não complicar muito, gostaria de desenvolver algo estilo Minecraft.
Considerando que pretendo usar Java e que não quero usar nenhuma engine pronta, o que vocês recomendam? Java 3D seria legal?
P.S. - vocês tem jogado Minecraft? Comprei o jogo esse ano e, graças a ele, tenho perdido algumas horinhas de sono
Minecraft já é um projeto ambicioso para se aventurar.
O ViniGodoy me passou um link a muito tempo atrás de um livro (distribuido gratuitamente na internet) de java3D que o resultado é um jogo FPS. Se eu achar (ou ele aparecer por aqui antes) eu posto depois.
Eu usei OpenGL há um tempo atrás, quando ainda programava em C na universidade. Até que seria interessante usá-lo.
O objetivo não é criar uma cópia de Minecraft, mas sim algo com o mesmo estilo gráfico, que seja simples.
Marky, Vou dar uma procurada nesse livro. Obrigado.
UPDATE - O site é esse aqui? http://fivedots.coe.psu.ac.th/~ad/jg/
Esse livro é bem conhecido, mas eu nunca tinha visto a parte de Java #3D. Vou dar uma olhada.
Mais alguém tem alguma outra sugestão além de Java 3D?
Java tem ganho muita popularidade graças ao Minecraft. Recentemente o seu criador fez um live-stream dele criando um jogo simples em 3D, dê uma olhada para aprender como ele faz.
Eu uso o JOGL, mas isso é porque estou pesquisando trabalhar com atores para concorrência e preciso da flexibilidade. Não sei como anda o Java3D, mas existem várias outras APIs para Java também, assim como JMonkeyEngine, Xith3D, LWJGL (ou algo assim).
Dê uma olhada no site java-gaming.org . Lá só tem desenvolvedor de jogos em Java.
Bom, se considerarmos arco e flecha como uma arma, então é FPS sim hehehe (brincadeira).
Não, o jogo é apenas primeira pessoa. Quando me referi a ele, na verdade quis exemplificar a simplicidade gráfica. Mas a associação do jogo com o título do tópico é inevitável.
Depende do tipo de jogo que você gosta. Minecraft é um jogo dito open world, onde você tem mais liberdade para interagir do que um jogo linear. Esse sempre foi meu tipo de jogo favorito, então pra quem gosta a diversão - e o vício - tendem ao infinito.
Depende do tipo de jogo que você gosta. Minecraft é um jogo dito open world, onde você tem mais liberdade para interagir do que um jogo linear. Esse sempre foi meu tipo de jogo favorito, então pra quem gosta a diversão - e o vício - tendem ao infinito.[/quote]
Humm… pode ser estilo Dwarf Defense?
O problema que nunca parei para dar uma olhada melhor nele. Se for esse estilo, parece-me interessante.
[quote=Grinvon]Humm… pode ser estilo Dwarf Defense?
O problema que nunca parei para dar uma olhada melhor nele. Se for esse estilo, parece-me interessante.[/quote]
Não conheço esse jogo. GTA San Andreas, por exemplo, é algo próximo de um jogo open world.