Fiz a escolha certa?

Bom dia caros do GUJ…

Bom, criei este tópico para ver a opinião de outras pessoas sobre a escolha que tomei em minha vida profissional/acadêmica.

Ano passado finalizei o curso técnico de informática integrado ao ensino médio, onde aprendi bastante de programção, ainda mais porque estudei por conta própria Java, o que me ajudou no meu imenso TCC de fim de ano, que foi totalmente desenvolvido em Java SE em 8 Mêses de empenho…

Eu já estava trabalhando(e continuo até hoje) em uma empresa de grande porte aqui de São Paulo como programador(C#+Java+VB), portanto ganhei muita experiência já que desenvolvi muito durante todo o tempo que estou nela.

A minha decisão após o término do curso técnico foi a seguinte, adiar a faculdade para o ano que vem, na qual faria Sistemas da Informação. E neste ano de 2012 irei realizar cursos de Java na CAELUM com a intenção de ter conhecimento avançado para retirar um primeiro certificado na ORACLE em Java, deste modo me qualificando ainda mais.

Com tudo, gostaria de saber se esta foi uma boa decisão minha, ou se teria sido melhor se eu tivesse feito a faculdade, e deixado a os cursos e certificação para mais tarde.

Obrigado, aguardo opiniões.

Atenciosamente,

Guilherme.

Se você já tem uma bagagem de experiência em desenvolvimento, acho super válido. Embora eu ache que o melhor caminho é investir em um pré-vestibular e encarar uma faculdade pública.

No meu caso, escolhi terminar o curso técnico de Processamento de Dados e fazer alguns treinamentos. Fiz as academias Java e Web da Globalcode. Ingressei no mercado de trabalho como Analista de Sistemas Trainee em uma ótima empresa em Campinas, e atualmente sou bolsista na PUC-Campinas, onde estudo Sistemas de Informação. No meu caso deu certo, mas não foi um caminho fácil. Pondere todas as variáveis e circunstâncias antes de tomar qualquer decisão.

Soh uma pergunta: Quanto tempo de experiencia voce tem na sua atual empresa??

Quando alguem me pergunta coisas parecidas eu sempre falo que universidade sempre em primeiro lugar. Porque? Simplesmente porque eh a primeiro filtro que as empresas usam quando estao selecionando candidatos. Nao estou aqui dizendo que voce vai sair da universidade um super desenvolvedor, mas com certeza, tem um peso enorme quando as empresas estao selecionando.

Cursos sao sempre bons, mas se voce ja esta trabalhando e tem experiencia com Java provavelmente voce sabe mais coisas do que um curso pode te proporcionar. Geralmente esses cursos de programacao sao para pessoas que nao sabem absolutamente nada, ou muito pouco. Entao eu repito se voce ja tem experiencia em Java, se voce pegar um livro para certificacao, estudar com simulados etc, vc nao vai ter problemas para tirar a certificacao sozinho.

No meu caso, eu fiz minha faculdade, arrumei estagio e depois de alguns meses fui efetivado. Quando eu terminei investi em alguns cursos, no caso Delphi a mil anos atras. Estou trabalhando na area desde 1997 e sempre o que me ajudou em todos esses anos foi a minha graduacao.

Investir em Universidade publica como a amiga acima disse, eh pode ser, mas eu nao acho que faz muita diferenca, ensino provavelmente eh a mesma coisa, a unica diferenca que eu vejo eh que voce nao vai pagar. Por outro lado, vai enfrentar, pessimos laboratorios, pessimo equipamento, professores entrando de greve toda hora, fora os hippies dos cursos de humanas fazendo baderna.
Eu estudei em universidade particular (Mackenzie) e nunca tive problemas pra arrumar emprego, pelo contrario e hoje em dia eu sou desenvolvedor .NET na Suecia e jah fiz alguns trabalhos como consultor na Inglaterra tambem.

Outra coisa, quanto mais tarde mais dificil de comecar uma universidade, seja por questoes financeiras, tempo e etc… Quando eu terminei o colegial ja estava fazendo 6 meses de cursinho em paralelo, fiz mais 6 meses, passei no vestibular e comecei imediatamente. Se eu tivesse esperado para fazer a faculdade talvez eu nunca teria o pique pra fazer.

//Daniel

Sinceramente, acho que só pela atitude de você querer investir nos estudos, já é válido,independente de qualquer coisa. Vejo que você está bem focado em Java. Por esse motivo, pode ser (é uma possibilidade, não estou falando que vá acontecer), que você desanime um pouco ao cursar Sistemas, pois você não verá MUITA coisa de programação, aliás não verá quase nada de Java. rsrs. Mas independente da sua decisão amigo, o melhor de tudo é aprender cada vez mais. Vai em frente, rumo a sua certificação. É uma porta a mais que se abre pra você, num curto espaço de tempo.

Boa sorte.

Guilherme, blz!

O mercado de trabalho valoriza as duas coisas.
Seria legal você conseguir conciliar a falculdade com os estudos para a certificação.

também acho que só com o livro você tira a certificação… comigo foi assim e eu não tinha muita experiência não…

eu te indico começar a faculdade o quanto antes para terminar o quanto antes, e se livrar logo… você ter a faculdade não vai te abrir muitas portas a menos que você tenha feito uma faculdade assim bem top, mas a falta da faculdade fecha algumas portas sim…

cursos e certificações abrem algumas portas também, eu acho que certificações abrem mais portas que cursos, então se você conseguir aproveitar esse tempo para tirar a certificação e ja começar a faculdade não vejo problema…

[quote=maior_abandonado]também acho que só com o livro você tira a certificação… comigo foi assim e eu não tinha muita experiência não…
[/quote]
Também acho que só com livros é mais que suficiente. Não vejo necessidade alguma de fazer um curso pela Caleum para isso, sem falar no preço que sinceramente são bem caros.

[quote=fabioEM][quote=maior_abandonado]também acho que só com o livro você tira a certificação… comigo foi assim e eu não tinha muita experiência não…
[/quote]
Também acho que só com livros é mais que suficiente. Não vejo necessidade alguma de fazer um curso pela Caleum para isso, sem falar no preço que sinceramente são bem caros.[/quote]

só pra ficar uma coisa clara, eu não estava des-recomendando os cursos da caelum, pessoalmente nunca ouvi mal de nenhum deles, nunca mesmo, mas se for para fazer o curso eu recomendaria tirar a certificação por conta e fazer o fj21 pra aprender logo web o que aumentaria bem a empregabilidade.

Estou há 1 ano e meio na empresa, trabalhando com programação…

Sim, já tenho bastante conhecimento em java, porém não tenho tanto domínio na parte web do java.

Vou prestar faculdade particular, IMES(São Caetano).

Acho que as 2 opções seria uma boa escolha, porém quando voce entrar na faculdade vai tirar de letra com tudo o que vc sabe e vai aprender na caelum.

abraços.

Se seu objetivo era mudar de emprego - foi a escolha errada - graduação hoje nas boas empresas é um requisito elimitório de contratação. Não adianta nada ter certificados.
Se seu objetivo era manter seu emprego - foi a escolha melhor.

Como a empresa é grande, consigo ganhar bastante reputação continuando na mesma…mas fiz esta escolha mais para me qualificar o máximo possível.

Esqueça Java … esqueça certificação … linguagem é tudo igual e certificação vc pode tirar qnd quiser (o que vc fará com a sua certificação de Java 7,8,9 daqui a 10 anos? Sua graduação é pro resto da vida) … graduação leva tempo, é cansativo e depois vc não tem ânimo (mas faça com força de vontade, graduação não é barzinho de sexta-feira rss)… então duas palavras:

Graduação e Inglês

abss

Concordo totalmente com o Zabimaru, preocupe-se com a faculdade e também com o Inglês, que com certeza

vai te fazer um puta diferença la na frente, depois de concluir a etapa da faculdade e estar bem empregado ai você pensa em ir aprimorando.

Abraço!

[quote=fabioEM][quote=maior_abandonado]também acho que só com o livro você tira a certificação… comigo foi assim e eu não tinha muita experiência não…
[/quote]
Também acho que só com livros é mais que suficiente. Não vejo necessidade alguma de fazer um curso pela Caleum para isso, sem falar no preço que sinceramente são bem caros.[/quote]

penso da mesma forma, pois em 2007 terminei o ensino médio e aproveitei e me apliquei em um curso realizado na antiga Sun na av brasil.

já tinha conhecimento em lógica realizei o curso mesmo, para ter uma noção da sintaxe e de como funcionava.

Hoje em dia eu paro e penso que se eu tivesse ficado em casa estudando teria aprendido a mesma coisa que aprendi lá, que não foi muita coisa não eim.

[quote=guh008][quote=fabioEM][quote=maior_abandonado]também acho que só com o livro você tira a certificação… comigo foi assim e eu não tinha muita experiência não…
[/quote]

penso da mesma forma, pois em 2007 terminei o ensino médio e aproveitei e me apliquei em um curso realizado na antiga Sun na av brasil.

já tinha conhecimento em lógica realizei o curso mesmo, para ter uma noção da sintaxe e de como funcionava.

Hoje em dia eu paro e penso que se eu tivesse ficado em casa estudando teria aprendido a mesma coisa que aprendi lá, que não foi muita coisa não eim.[/quote]

Pois é, sem falar que tem neguinho querendo vender cursos de certificação SCJP, fala sério!