Olá pessoal, sou novato em java e essa é minha primeira mensagem neste fórum. Comecei a ler a fj11 ontem e fiquei no primeiro programa. O compilador (javac) gera o .class, mas eu não estou conseguindo rodar o programa na linha de comando do Windows 7:
class MeuPrograma {
public static void main(String[] args) {
System.out.println("Minha primeira aplicação Java!");
}
}
Quando eu digito “java MeuPrograma” dá o seguinte erro: Erro: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal MeuPrograma. alguém poderia me ajudar?
Valeu
Testei o seu código aqui e funcionou. :o
Eu iria recomendar que você tornasse a classe pública (não sei se tem a ver, no caso), mas se aqui funcionou normal, aí deveria tb.
Tem certeza que compilou a versão certa? Que não há erros na assinatura do método main? Apague o .class, compile novamente e tente executar. Pode ser algo relacionado ao classpath, você alterou esta variável?
public antes de class MeuPrograma ?
[quote=wagnerfrancisco]Testei o seu código aqui e funcionou. :o
Eu iria recomendar que você tornasse a classe pública (não sei se tem a ver, no caso), mas se aqui funcionou normal, aí deveria tb.
Tem certeza que compilou a versão certa? Que não há erros na assinatura do método main? Apague o .class, compile novamente e tente executar. Pode ser algo relacionado ao classpath, você alterou esta variável?[/quote]
Olá wagnerfrancisco, valeu, resolvido! não era o classpath, é que tinha uma variável de usuário antiga a mais nas variáveis de ambiente. Valeu e obrigado a todos.
[quote=adrianofrt][quote=wagnerfrancisco]Testei o seu código aqui e funcionou. :o
Tem certeza que compilou a versão certa? Que não há erros na assinatura do método main? Apague o .class, compile novamente e tente executar. Pode ser algo relacionado ao classpath, você alterou esta variável?[/quote]
Olá wagnerfrancisco, valeu, resolvido! não era o classpath, é que tinha uma variável de usuário antiga a mais nas variáveis de ambiente. Valeu e obrigado a todos.[/quote]
Olá pessoal , sou novo neste fórum e to querendo aprender JAVA , comecei esta semana com a apostila FJ11 da CAELUM e venho encontrando o mesmo problema que o adrianofrt .
Como posso resolver “uma variável de usuário antiga a mais nas variáveis de ambiente.” ???
Pra acessar as variáveis de ambiente no windows, vá com o botão direito em Computador, Propriedades, Configurações Avançadas do Sistema, Variáveis de Ambiente. Ou digite set no cmd.
Mas antes disso, cheque se a assinatura do método main está correta.
o método main está igual ao do exemplo .
//public static void main (String[]args);
eu apaguei as variaveis do sistema que haviam lá em variáveis de ambiente mas erro persiste.
wagnerfrancisco , valeu pela ajuda . Eu tava errando comigo mesmo , esqueci que pro pront do Windows abrir o arquivo teria que navegar até a pasta onde se encontrava o dito cujo .
Erro infantil .
Agradeço pela ajuda !!! Valeu !!!
[color=darkblue]O MeuPrograma.class gerado não é legível por seres humanos (não que seja impossível). Ele está escrito no
formato que a virtual machine sabe entender e que foi especi?cado que ela entendesse.
É como um assembly, escrito para esta máquina em especí?co. Podemos ler os mnemônicos utilizando a
ferramenta javap que acompanha o JDK:
javap -c MeuPrograma[/color]
este é um trecho da apostila da CAELUM , quando digito a última linha acima no DOS aparece uma mensagem de erro , e se eu entro em
COMPUTADOR > Disco Local C > Arquivos de Programas > Java > jdk1.7.0_06 > bin > javap
a janela do DOS abre muito rápido e nao dá pra ver , e tenho dúvidas se é dessa maneira mesmo que devo usar esta ferramenta …
Qual o erro?
Aliás, não apague as variáveis do sistema. Isto pode causar problemas em outros programas!
o meu erro foi no DOS , esqueci que pro DOS abrir o pgm tinha que estar na pasta , ai resolvi digitar alguns cd nomedapasta e deu certo .
Ei , o executável do Eclipse tá com um probleminha , ele diz que não encontra o JDK nem JRE na PATH .
Mas eu instalei a versão mais nova do JDK , o eclipse tem que ser instalado na mesma pasta é ??
Qual é o problema ??
até agora to indo só na base do bloco de notas …
[quote=soldier of God]o meu erro foi no DOS , esqueci que pro DOS abrir o pgm tinha que estar na pasta , ai resolvi digitar alguns cd nomedapasta e deu certo .
Ei , o executável do Eclipse tá com um probleminha , ele diz que não encontra o JDK nem JRE na PATH .
Mas eu instalei a versão mais nova do JDK , o eclipse tem que ser instalado na mesma pasta é ??
Qual é o problema ??
até agora to indo só na base do bloco de notas …[/quote]
Qual o conteúdo da variável JAVA_HOME?
Como assim ???
Lá em variáveis do sistema , que você indicou em outra mensagem ?? Se for, fui lá e não encontrei JAVA_HOME mas tinha path e PATHTEXT .
xD
Se não tem você precisa criar.
O nome da variável é JAVA_HOME e o conteúdo é o diretório da JDK. Por exemplo: C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_03 (claro que vc deve substituir pelo seu diretório).
cara , eu testei criar essa variável tanto em variáveis de usuário quanto em variáveis de ambiente , o eclipse mostra o mesmo problema - não roda o executável.[img]
Acho que o meu erro foi não ter entendido o que a caixa de diálogo do eclipse diz …
Aparentemente você configurou o java com o caminho do eclipse, não da própria jdk. Qual o valor que você colocou para a variável JAVA_HOME?
O caminho foi o q vc indicou >>>
C:\Program Files\Java\jdk\1.7.0_06
[quote=soldier of God]Como assim ???
Lá em variáveis do sistema , que você indicou em outra mensagem ?? Se for, fui lá e não encontrei JAVA_HOME mas tinha path e PATHTEXT .
xD
[/quote]
soldier of God, o capítulo 20 da apostila fj11 trata da instalação do JDK nos principais Sistemas Operacionais. Siga os procedimentos do item 3 desse capítulo que trata especificamente de instalação no Windows que ele irá te ajudar nessas configurações iniciais e preparação da máquina.
di.magdaleno e wagnerfrancisco , Valeu pela ajuda , consegui resolver estes probleminhas referentes à configuração .
Aliás , obrigado a todos os outros que postaram aqui neste tópico também pois pra quem está iniciando toda ajuda é válida e necessária.
Valeu mesmo , abraço.