[quote]Flash foi criado durante a era do PC - para PCs e mouse. Flash é um negócio de sucesso para Adobe, por isso eles querem ir além. Mas a era mobile é sobre devices de baixo consumo, interface de toque e padrões web abertos - áreas onde Flash deixa a desejar.
[/quote]
Um grande problema do flash hoje em mobiles são os eventos de mouse over, afinal com touch-screen vc não tem mouse. Inclusive o safari do iphone reescreve alguns menus, se não me engano, para funcionar com click e não mouse over.
[quote]Flash foi criado durante a era do PC - para PCs e mouse. Flash é um negócio de sucesso para Adobe, por isso eles querem ir além. Mas a era mobile é sobre devices de baixo consumo, interface de toque e padrões web abertos - áreas onde Flash deixa a desejar.
[/quote]
vamo la entao td mundo joga seus PCs e mouses no lixo :roll:
Então imagino que HTML5, Javascript e CSS tenham sido inventados pela Apple. :?
Teve um período que eu adorava Flash (época do Flash 4), pra mim era novidade e achava um barato as animações, depois comecei a não gostar mais, porque obrigava aos usuários a ter mais um plug-in instalado, hoje ele vem em todos os browsers, mas ainda tem a questão do carregado, de animações pesadas, do velho carregando (x%) que acho um saco.
Como o Luca disse, pra jogos é ótimo, mas também não curto muito joguinhos. Quem quer usar flash usa, eu evito ao máximo, mas nada contra.
Acho que a Apple devia pelo menos deixar criar Apps (Jogos) com ele.
mas ainda tem a questão do carregado, de animações pesadas, do velho carregando (x%) que acho um saco.
[/quote]
Carregando é o tempo de carregar o arquivo. Se você for ver um vídeo ou áudio no HTML5, também vai ter de esperar carregar.
E, pelo menos por enquanto, os browsers que suportam HTML5 estão rodando os vídeos mais pesados e bugados que no Flash. Testei no Safari em Mac e Chrome pra Windows.
Flash é bonitinho. Mas muitos programadores Flash se esquecem que alguém pode tentar usar o site deles ao invés de olhar embasbacado para as figurinhas.
Se quiserem um exemplo de site imbecil feito com Flash, vejam o site do Tour de France. Duvido que o panaca que fez tenha tentado usar.
Lá tem aqueles trechinhos de texto ridículos com aquela barrinha de scroll do lado que você precisa ficar usando para ler o texto. Só que o site deles fica atualizando as informações em tempo real durante a prova e a gente nunca consegue ler o texto.
Nem vou colocar o link para não ofender os que sabem usar o google mas é um site que vou todo ano e continua a mesma droga de sempre.
Flash é bonitinho. Mas muitos programadores Flash se esquecem que alguém pode tentar usar o site deles ao invés de olhar embasbacado para as figurinhas.
Se quiserem um exemplo de site imbecil feito com Flash, vejam o site do Tour de France. Duvido que o panaca que fez tenha tentado usar.
Lá tem aqueles trechinhos de texto ridículos com aquela barrinha de scroll do lado que você precisa ficar usando para ler o texto. Só que o site deles fica atualizando as informações em tempo real durante a prova e a gente nunca consegue ler o texto.
Nem vou colocar o link para não ofender os que sabem usar o google mas é um site que vou todo ano e continua a mesma droga de sempre.
[]s
Luca[/quote]
Mas isso não é da tecnologia, é de quem desenvolveu.
[quote=marcosalex]
Mas isso não é da tecnologia, é de quem desenvolveu. [/quote]
Concordo plenamente.
O panaca que fez isto aqui http://gaps.letour.fr/us.php podia ter colocado as bicicletinhas bonitinhas rodando em flash e fazer o texto atualizado via AJX usando HTML normal ao invés daquele scrollzinho idiota que não permite a leitura do texto todo porque a atualização do AJAX é mais rápida do que meus dedos lutando contra aquele lixo de scroll
Resumindo, o site foi feito só para ser visto. O desenvolvedor esqueceu que alguém poderia querer ler o texto para saber como estava se desenrolando o Tour.
com o imenso legado com versões de browsers que não suportam html5 mais o fato que vc tem que gerar 2 formatos para tocar no firefox e no safari (ogg e h264) eu não apostaria no html5 substituindo o flash tão cedo.
Só para reforçar minha ira contra páginas web feitas totalmente com Flash: o site do live do Tour de France não precisava do Flash para mostrar a atualização do texto. Concordo que para as figurinhas nem de longe existe algo tão bom quanto Flash. Como disse o Marcos, o erro não foi devido a tecnologia. Foi pelo abuso dela.
Já trabalhei com Flash em seus primordes, época do auge da Macromedia, fui até moderador de grande forum sobre Flash, fazia até chover rs, mas isso fio final da década de 90, virada do milênio.
90% dos websites feitos com Flash HOJE seriam muito melhores se usando HTML+CSS apenas, isso não tenho a menor dúvida, ainda tem o lance de indexação de conteúdo, tempo de carga e tudo mais.
Acredito que existem poucas aplicações reais que o Flash ainda é necessário, a grande maioria quando se trabalha com conteúdo multimídia, imagens, videos, etc, e mesmo assim muita coisa não precisa de Flash. Fora que o plugin é todo bugado, tem alto consumo de memória, várias vulnerabilidades de segurança, etc.
Engraçado ver que pior que fanboys, são os hateboys, pra muita gente só porque o Steve Jobs fala algo, então se tem a obrigação dele estar errado. Ele erra muito, mas nisso eu concordo com ele, Flash é uma tecnologia completamente dispensável hoje, salvo os casos particulares que mencionei.