Na opinião do pessoALL aqui,
Vocês acham que o Silverlight leva alguma vantagem com relação ao Flash?
Tenho visto alguns sites falando muito bem da tecnologia, inclusive com relação ao streaming de vídeos.
Na opinião do pessoALL aqui,
Vocês acham que o Silverlight leva alguma vantagem com relação ao Flash?
Tenho visto alguns sites falando muito bem da tecnologia, inclusive com relação ao streaming de vídeos.
não acho que o silverlight leve vantagem sobre o flash, muitopelo contrário, o flash é mais maduro e amplamente utilizado pelo mercado. Já o silverlight é uma tentativa da Microsoft de abocanhar uma fatia do mercado.
Acho q Flex tem mais chances de vingar do q silverlight
Mas, segundo andei pesquisando, o Silverlight tem alguns recursos bem interessantes.
Parece que você pode desenvolver para o Silverlight utilizando qualquer uma das linguagens da plataforma .Net, inclusive Ruby e Python.
O plugin tem menos de 2Mb.
Dizem que o plugin melhora o desempenho de aplicações AJAX (?)
E o negócio mal foi lançado e já ganhou um prêmio da CNet e da NewBay Media LLC (?)
Dêem uma olhada nos links:
http://www.silverlight.net
http://www.microsoft.com/silverlight
http://meiobit.com/microsoft_remix_silverlight_e_domina_o_global
Sem falar que a Microsoft já vai embutir ele nas próximas versões do Windows e do IE.
Acho que entre as duas, Flash ganha. Só que, se colocar Flex no meio… aí já é outra história.
Acho que a sacada legal do SilverLight é ser independente de uma linguagem única, como ActionScript, fazendo a curva de aprendizagem descer bastante.
O Flex tem todo o apoio das ferramentas visuais Flash, para desenhos mais rebuscados e base para documentos digitais da Adobe - PDF. Isso o acaba tornando muito poderoso.
Vai ser uma briga dura, o SilverLight (se já não é), deverá ser integrado ao Visual Studio, possibilitando à galera de dot.net utilizar de forma quase automática.
Difícil fazer previsões nesse mercado, mas uma boa estratégia para a Adobe, seria abrir a engine para outras linguagens como Ruby.
[quote=Kenobi]Acho que a sacada legal do SilverLight é ser independente de uma linguagem única, como ActionScript, fazendo a curva de aprendizagem descer bastante.
O Flex tem todo o apoio das ferramentas visuais Flash, para desenhos mais rebuscados e base para documentos digitais da Adobe - PDF. Isso o acaba tornando muito poderoso.
Vai ser uma briga dura, o SilverLight (se já não é), deverá ser integrado ao Visual Studio, possibilitando à galera de dot.net utilizar de forma quase automática.
Difícil fazer previsões nesse mercado, mas uma boa estratégia para a Adobe, seria abrir a engine para outras linguagens como Ruby. [/quote]
Será que ela faria isso?
A maturidade do flash é questionavel. O modelo de trabalho do flash 8/9 não lembra em nada o 5, por exemplo. A Adobe começou a muito pouco tempo a desenvolver uma máquina virtual de qualidade para o AS, a Tamarin. Em termos de maturidade a VM do flash está ainda na infância comparada com as implementações da CLR que o silverlight 2.0 irá utilizar - .net e mono.
No fundo são tecnologias compativeis em termos de recursos da mesma forma que .NET e Java. Ou seja, o Silverlight irá crescer muito*, mas não acho que irá ganhar ou perder para o flash, irá apenas introduzir competição. O silverlight é a melhor coisa que poderia ter acontecido para os desenvolvedores flash, até mesmo para os que não mudarão de plataforma.
*Não que isso seja dificil, pois mal tem 2% do mercado.
No fundo eu quero é ganhar dinheiro.
Não me importa se com flash ou silverlight.
Como diz o ditado: “Pagando bem, que mal tem?”