Flash x Silverlight

Na opinião do pessoALL aqui,

Vocês acham que o Silverlight leva alguma vantagem com relação ao Flash?
Tenho visto alguns sites falando muito bem da tecnologia, inclusive com relação ao streaming de vídeos.

não acho que o silverlight leve vantagem sobre o flash, muitopelo contrário, o flash é mais maduro e amplamente utilizado pelo mercado. Já o silverlight é uma tentativa da Microsoft de abocanhar uma fatia do mercado.

Acho q Flex tem mais chances de vingar do q silverlight

Mas, segundo andei pesquisando, o Silverlight tem alguns recursos bem interessantes.
Parece que você pode desenvolver para o Silverlight utilizando qualquer uma das linguagens da plataforma .Net, inclusive Ruby e Python.
O plugin tem menos de 2Mb.
Dizem que o plugin melhora o desempenho de aplicações AJAX (?)
E o negócio mal foi lançado e já ganhou um prêmio da CNet e da NewBay Media LLC (?)

Dêem uma olhada nos links:

http://www.silverlight.net
http://www.microsoft.com/silverlight
http://meiobit.com/microsoft_remix_silverlight_e_domina_o_global

Sem falar que a Microsoft já vai embutir ele nas próximas versões do Windows e do IE.

Acho que entre as duas, Flash ganha. Só que, se colocar Flex no meio… aí já é outra história.

Acho que a sacada legal do SilverLight é ser independente de uma linguagem única, como ActionScript, fazendo a curva de aprendizagem descer bastante.

O Flex tem todo o apoio das ferramentas visuais Flash, para desenhos mais rebuscados e base para documentos digitais da Adobe - PDF. Isso o acaba tornando muito poderoso.

Vai ser uma briga dura, o SilverLight (se já não é), deverá ser integrado ao Visual Studio, possibilitando à galera de dot.net utilizar de forma quase automática.

Difícil fazer previsões nesse mercado, mas uma boa estratégia para a Adobe, seria abrir a engine para outras linguagens como Ruby.

[quote=Kenobi]Acho que a sacada legal do SilverLight é ser independente de uma linguagem única, como ActionScript, fazendo a curva de aprendizagem descer bastante.

O Flex tem todo o apoio das ferramentas visuais Flash, para desenhos mais rebuscados e base para documentos digitais da Adobe - PDF. Isso o acaba tornando muito poderoso.

Vai ser uma briga dura, o SilverLight (se já não é), deverá ser integrado ao Visual Studio, possibilitando à galera de dot.net utilizar de forma quase automática.

Difícil fazer previsões nesse mercado, mas uma boa estratégia para a Adobe, seria abrir a engine para outras linguagens como Ruby. [/quote]

Será que ela faria isso?

A maturidade do flash é questionavel. O modelo de trabalho do flash 8/9 não lembra em nada o 5, por exemplo. A Adobe começou a muito pouco tempo a desenvolver uma máquina virtual de qualidade para o AS, a Tamarin. Em termos de maturidade a VM do flash está ainda na infância comparada com as implementações da CLR que o silverlight 2.0 irá utilizar - .net e mono.

No fundo são tecnologias compativeis em termos de recursos da mesma forma que .NET e Java. Ou seja, o Silverlight irá crescer muito*, mas não acho que irá ganhar ou perder para o flash, irá apenas introduzir competição. O silverlight é a melhor coisa que poderia ter acontecido para os desenvolvedores flash, até mesmo para os que não mudarão de plataforma.

*Não que isso seja dificil, pois mal tem 2% do mercado.

No fundo eu quero é ganhar dinheiro.
Não me importa se com flash ou silverlight.

Como diz o ditado: “Pagando bem, que mal tem?”