Flash

Alguém sabe um bom tutorial para iniciar a programar em Flash??

E também alguma IDE :smiley:

Valeu!

Olá!

Há alguns bons materiais em inglês (O’Reilly é um deles).
Mas se está pensando em aprender alguma linguagem RIA, sugiro o JavaFX.
Eu também estava neste dilema há pouco tempo atrás - acabei optando por JavaFX pelos seguintes motivos:

  • baixa curva de aprendizado: você vai levar 1 semana para aprender o “jeitão” da linguagem;
  • a integração com fontes Java que você desenvolve é extremamente fácil (se você usar Flex, vai ter que utilizar XML ou Web Services);
  • o recurso de “draggable” (arraste do browser e solte no desktop) é impagável. Em pouco tempo poderemos estar desenvolvendo somente um tipo de GUI, tanto web como desktop;
  • similaridade do ActionScript3 com o JavaFX. Neste, a impressão que tive foi: a Adobe fez benchmarking do Java e incluiu no ActionScript3. A Sun pagou na mesma moeda e fez a “cópia da cópia” - :slight_smile: . A sintaxe de JavaFX e ActionScript3 são bem parecidas.

Bem, também não quero fazer papel de advogado do diabo: procure material sobre flex/flash nas principais livrarias (siciliano/saraiva) e na livraria Tempo Real (acho que o endereço era www.temporeal.com.br). Com certeza vai encontrar algum bom livro.
Há também a escola www.eng.com.br que oferece cursos de flex/flash. Os cursos giram em torno de R$2000,00.

No caso da IDE você pode baixar o Adobe Flex Builder (direto no site da Adobe). É um Eclipse para produção de interfaces RIA no estilo do arraste e solte. Mas é paga.

Espero ter ajudado.

Olá!

Pois então, meu interesse pelo Flash surgiu a partir de um aplicativo utilizando recursos de Multimidia, no meu caso: vídeo.

Sei que existe uma API do Java que trabalhar com isso, a tal JMF (JAva Media Framework) porém um professor meu indicou que trabalhasse com flash pois era muito mais prático.

Desconhecia o JavaFX. Vou dar uma olhada nas vantagens dele, porém uma vez q programa em Java gostaria de saber se trabalhar com as duas linguagens integradas em um aplicativo é viável.

Valeu! :smiley:

Vai a dica: http://javafx.com
Acesse “Demos & Samples”.

Boa sorte!