Flex + blazeds + Hibernate

Olá pessoal, estou iniciando no uso do flex, tenho algumas dúvidas que devem até ser primárias pra usuários mais experientes, aqui mesmo encontei material sobre a conexão com flex + blazeds + spring + hibernate, encontrei exemplos de código e consegui fazer funcionar usando o spring, consegui também fazer funcionar a transferência de objetos entre p servidor e o cliente flex, mas sem o hibernate…

quando tentei fazer a conexão entre flex + blazeds e hibernate sem o uso do spring não obtive sucesso, só recebo a mensagem de erro :

java.lang.NoClassDefFoundError : org/hibernate/Session

é como se o blazeds não conseguisse encontrar as classes do hibernate, fiz a chamada aos métodos do hibernate dentro de uma classe service…

alguém ai ja conseguir integrar flez + blaze + hibernate sem o uso do spring ?

qual o papel do spring neste caso ?

preciso realmente do spring, ou posso trabalhar sem ele?

Bom Dia,

Primeiramente, vc pode sim tranquilamente trabalhar sem o Spring.

Mas se vc pretende fazer uma aplicação grande, recomendo o uso do mesmo, vai te auxiliar bastante.

Esse erro está ocorrendo provavelmente pq vc não incluiu as libs do hibernate no seu projeto.

Já que vc está se aventurando nessa área java + flex e usa Spring e Hibernate, recomendo que vc dê uma olhada no projeto GraniteDS

www.graniteds.org

O framework tide pode te ajudar bastante em várias situações comuns que vc vai enfrentar usando java + flex.

HTH,

PS