Flex com Java vai pegar?

Essa é minha dúvida. Pelo que eu vi você constrói interfaces, pelo menos as mais simples em alguns minutos.

O que eu gostaria de saber é se essa tecnologia pode pegar ou se os desenvolvedores pretendem ou não aderir e o porque disso.

valeu!

Ricardo Cabral

na minha opiniao vai pegar sim, porque pessoal ta cansado do html e javascript, em especial nos casos de intranet que da pra definir bem as capacidades de cada cliente.

alias, nesse caso ja pegou em muita empresa!

com certeza vai pegar sim, conheço muitas empresas que estão atualizando a UI de seus produtos para flex, ou comecando produtos novos em flex, temos uma das maiores empresas de software do pais investindo pesado em flex, e existem outras tantas, pequenas e grandes indo atrás…

acredito que este ano promete muita coisa ainda, está apenas começando…

Só por curiosidade, qual empresa faz referência ?

Uma outra curiosidade, o Flex seria concorrente do JSF??

Datasul

perdoem a ignorancia…mas o q vem a ser esse Flex ???

flex é uma outra tecnologia de desenvolvimento de interfaces baseadas em flash desenvolvida pela macromedia… dê uma olhada nestes links
:arrow: http://www.adobe.com/products/flex/
:arrow: http://www.adobe.com/products/flex/productinfo/overview/

flex é uma outra tecnologia de desenvolvimento de interfaces baseadas em flash desenvolvida pela macromedia… dê uma olhada nestes links
:arrow: http://www.adobe.com/products/flex/
:arrow: http://www.adobe.com/products/flex/productinfo/overview/[/quote]

essa nova tecnologia seria melhor q o openlaszlo ?
(se o flex é da macromidia deve ser proprietário não é?)

É proprietário mas o SDK é gratuito.

Datasul[/quote]

Sim, mas fora a Datasul eu não conheço nenhuma outra empresa, tanto é que a primeira vez que ouvi falar foi la. É como se aqui em São Paulo chegasse agora, ele é bonitinho e tal, mas sou meio desconfiado com essas coisas e levantaram a possibilidade de usar aqui e queria saber se isso é bom do jeito que estão dizendo

se é melhor, não sei nao utlizei o openlaszlo ainda, mas pelo que consegui perceber é que os componentes disponibilizados pelo flex são mais bem acabados, tem mais qualidade, e temos mais componentes também…

sobre a tecnologia ser nova, bem, nao é tao nova assim, ja existe faz algum tempo, porém só agora com a versão 2 do flex, e toda essa historia de web 2.0 eh que ela ganhou mais visibildiade…

sobre ser proprietário, o negocio eh o seguinte, como o Maurício comentou, o sdk eh gratuíto, tu podes baixar o sdk, fazer teus mxml e classes action script no teu editor preferido e compilar pela linha de comando, porém o editor visual da adobe, flex builder é pago… existe também o Flex Data Services, o qual você instala sobre um app server para fazer a ponte flex/java de uma maneira melhor e mais elegante, este carinha também e gratuíto na sua versao express porém com algumas limitações…

[quote=Cabral]
Sim, mas fora a Datasul eu não conheço nenhuma outra empresa, tanto é que a primeira vez que ouvi falar foi la. É como se aqui em São Paulo chegasse agora, ele é bonitinho e tal, mas sou meio desconfiado com essas coisas e levantaram a possibilidade de usar aqui e queria saber se isso é bom do jeito que estão dizendo[/quote]

Fora projetos da empresa, estou tocando uns projetos pessoais com Flex e não tive nenhum problema até agora, pelo contrário, a aplicacao ficou com uma cara muito mais profissional, acabamento de primeira…

action script eh muito tranquilo de programar, tem alguns problemas ainda com debugger e outros detalhes, mas coisas que nao seriam premissas para deixar de usar uma tecnologia tão boa…

acredito que esse ceticismo sobre o flex, nao eh somente em cima do flex, mas sim em cima de toda tecnologia nova, é bom as empresas não caírem de cara e querer fazer tudo com flex ou similares sem sequer fazer uma analise do mercado, se for para seguir tendencias, sim, usem flex, web 2.0 está aí né… mas como tudo em demasia é ruim, apreciem com parcimonia… :stuck_out_tongue:

A sap está mudando a gui de seu ERP para o Flex também

https://www.sdn.sap.com/irj/sdn/weblogs?blog=/pub/wlg/3748

Flex e java juntos, não ficaria algo, “Fora do padrão”?

Ele é concorrente direto do JSF? ou eu consigo trabalhar com as duas tecnologias juntas?

Ricardo Cabral

fora do padrão? que padrão? flex é simplesmente a camada view do teu sistema, nao vejo nada de errado nisso…

concorrente do JSF, bom quanto a isso eu diria que tanto JSF quanto Flex tem a mesma função, portanto poderia dizer que sim, são concorrentes…

sobre trabalhar com as duas juntas… depende… juntas como??? flex gera um swf no final das contas, nada mais do que flash puro, prq vc utilizaria jsf com o mesmo… o contrário eu até acredito que seja válido… qdo vc tem toda a aplicacao em jsf, vc poderia utilizar flex para fazer algumas partes da sua tela, como por exemplo alguns portlets com gráficos, coisa que o flex faz mto bem por sinal…

:wink:

“Eu vejo o futuro repetir o passado. Eu vejo um museu de grandes novidades. O tempo não para.”

Java é estranho nisso: o excesso de vertentes para construção das mesmas coisas é a grande coisa e o grande problema da utilização da linguagem.

De qualquer maneira, você pode usar o flex para criar views swf e jsf para views html.

No final, vc também poderia ter render kits que gerariam Flash em JSF. Havia um projeto Faces4Laszlo, algo assim, que gerava para o framework.

Realmente o acabamento dos componentes Flex dão um banho no Laszlo.

Agora um ponto muito forte, a adobe comprou a Macromedia e se tornou uma empresa muito forte e com $$.

Sinceramente, acredito muito no projeto e acho que tem tudo pra ganhar o mercado.

[quote=Kenobi]
Agora um ponto muito forte, a adobe comprou a Macromedia e se tornou uma empresa muito forte e com $$.

Sinceramente, acredito muito no projeto e acho que tem tudo pra ganhar o mercado. [/quote]

concordo plenamente contigo, depois que a adobe comprou a macromedia, ela deu uma organizada nas coisas, deu foco para os produtos, antes, quando macromedia, o flex entao na versao 1.5, custava uma fortuna e deixava muito a desejar sem falar que era bem desconhecido, mas claro ainda nao tinha ocorrido o boom da web 2.0…

o bom dessa historia toda é que o mercado ganha com isso tudo, SDK do flex gratuíto, FDS grátis na versão express… sem falar que eu acho que nao restam duvidas de que flash player já virou padrão de mercado, gostaria de saber qtos % dos micros no mundo nao possuem flash player…

fora do padrão? que padrão? flex é simplesmente a camada view do teu sistema, nao vejo nada de errado nisso…

[/quote]

Quis dizer “Fora do Padrão”, digo não usando diretamente o java. Por exemplo eu uso as tags jstl… pego os dados no request e trato num servlet.

com o flex eu teria um arquivo xml que meu request pegaria… por isso disse de “padrão” :slight_smile:

E também que o flex ja faz toda validação pelo que eu vi só não sei onde fica a parte de internacionalização. Eu acredito que seria perfeito a telas em Flex e o resto em algo mais com cara de java, como o jsf ou o struts…

E espero que isso sim pegue :slight_smile:

essa é apenas UMA das maneiras de integrar o Flex com Java, dê uma olhada no carinha chamado Flex Data Services, vc faz mapeamento direto das tuas classes do flex com classes java, nada de xml, você chama direto do flex métodos dentro da tua aplicação java… tudo muito bem pensado, com controle de transacoes, sessão, parte de security bem montada tbm…

O Flex faz toda validação do mesmo jeito que você pode fazer toda tua validação utilizando JSF + Java Script, isto é opcional, se quiser montar as telas flex sem validação de campo alguma, pode fazer, mas este é justamente um dos atrativos do flex, validações simples, faceis de utilizar, nada de javascripts bizarros, já que a própria API disponibiliza por padrão uma dúzia de validações, sendo que vc pode estende-las e customizá-las a qualquer momento…

sobre a parte de internacionalização, este sim é um dos poucos pontos fracos do flex, é meio complicado de fazer funcionar, mas acredito que isso seja resolvido em releases futuras…