Flex com Java

E ai pessoal,

Tava dando um olhada no Flex e estou aprendendo ele aqui pelo emprego, e gostaria de saber uma coisa simples.

Não gostei do ActionScript, achei a sintaxe feia, etc. Será que na camada lógica eu posso de alguma forma codar em Java (verificar se campo X ou Y foi preenchido, ler dados para montar gráficos, etc) e em seguida usar isso no Flex? Pelo que eu vi isso não é possivel. É verdade?

[]'s!

Diretamente os dados do seu SWF ão, você vai ter que fazer algum tipo de integração(BlazeDS, AMF, HTTPService).

Mas eu recomendo uma olhada melhor no AS, ele é muuuuito legal, e tudo que você quiser fazer com Java nesse sentido o AS será bem mais prático.

Aproveitando esse tópico:
Existe algum jeito de programar em AS usando Linux?

[quote=Andre Brito]Aproveitando esse tópico:
Existe algum jeito de programar em AS usando Linux?[/quote]

http://labs.adobe.com/technologies/flex/flexbuilder_linux/

O único problema que eu vi é que na versão pra Linux não tem o famoso “Clicar-arrastar-soltar”… Será que se tentar rodar por algum emulador vai dar certo?

Foi o que eu fiz pra ter o drag-n-drop.
Tenho o Ubuntu 8.0.4 e pra rodar o FlexBuilder(e outras coisas mais microsoft-like) faço dentro de um WIndows XP que roda em um VirtualBox

está um pouco complicado…
procuro os termos ditos por vcs e não acho nada util no google…

vou ser direto:
tenho toda a camada de modelo em Java…
quero fazer a camada de visão em Flash… ok… Flex…

oq eu devo usar na camada de controle?
qual a melhor solução?

não quero usar AS =)

obrigado.

O próprio Flex vai ser o seu controler e repassar a requisição para o seu Model(Java). Agora a forma que ele vai passar isso você é quem decide.

Tente refazer sua busca no google, palavras:
BlazeDS, AMF, HttpService

Foi o que eu fiz pra ter o drag-n-drop.
Tenho o Ubuntu 8.0.4 e pra rodar o FlexBuilder(e outras coisas mais microsoft-like) faço dentro de um WIndows XP que roda em um VirtualBox[/quote]

Não fica muito lento fazer isso não?

Pelo contrário.
Como meu windows no VBox tem pouquissima coisa, fica muito mais leve que rodar ele direto. E o virtualbox também não altera em praticamente nada a performance do meu pc(Um Notebook HP Intel Centrino, 1GB ram)

[quote=Rafael Nunes]O próprio Flex vai ser o seu controler e repassar a requisição para o seu Model(Java). Agora a forma que ele vai passar isso você é quem decide.

Tente refazer sua busca no google, palavras:
BlazeDS, AMF, HttpService[/quote]

certo… dei uma pesquisada e encontrei bons exemplos do BlazeDS…

jah conhecia HttpService, mas comparando achei o BlazeDS melhor…

qual desses vc recomendaria para aprofundar?

Nos dois, o HTTPService é mais limitado mas bem mais prático. O BlazeDS é um tanto mais trabalhoso, mas te dá mais possibilidades.

hum…

não sei se estou entendendo corretamente, mas…

eu pretendo fazer um aplicativo em Flex, que não atualiza a tela de browser em nenhum momento…

a tela é permanente, unica e estará no mesmo arquivo .SWF, todo o processo com o Model seria feito de maneira direta, incluindo consultas e alterações no BD (que será conectado pelo Java obviamente)…

com o HTTPService isso é possivel? ou estou confundindo com o HTTPRequest que envia POST/GET e atualiza a pagina?
devo usar o BlazeDS?

[quote=alucardeck]com o HTTPService isso é possivel? ou estou confundindo com o HTTPRequest que envia POST/GET e atualiza a pagina?
devo usar o BlazeDS?
[/quote]

Com ambos você consegue fazer isso, mas agora é testar os dois e vê qual vai se adaptar melhor ao que você precisa.

Alucardeck,

Procura no google sobre Web service. acho que é a melhor maneira de inteirar o Flex com qualquer aplicação. XML!

[quote=Sergio Figueras]Alucardeck,

Procura no google sobre Web service. acho que é a melhor maneira de inteirar o Flex com qualquer aplicação. XML![/quote]

:arrow:XML ----> MXML

; )

[quote=Sergio Figueras]Alucardeck,

Procura no google sobre Web service. acho que é a melhor maneira de inteirar o Flex com qualquer aplicação. XML![/quote]

Eu diria que essa é a maneira mais ‘gambiarra’ e tosca que existe na grande maioria dos casos.
Web services eu concordaria se você estiver falando de REST e não SOAP, porque neste caso você usaria HTTPService diretamente.

O que é melhor: Flex com Java ou Silverlight com Ruby ??? :arrow: http://www.guj.com.br/posts/list/103021.java

ActionScript 3.0 dá para aprender ou é algo muito pentelho como já sugeriram?

heheh estão me deixando mais perdido doq jah estava xD…
mas aceito as novas ideias, pesquisar e aprender sempre vale…

achei tutoriais simples de unir aplicações Flex e Java…
simples até demais talvez… já que nenhum desses chegam perto doq pretendo fazer…
se fornecerem links com explicações das tecnologias abordadas seria muito mais interessante =)

hj a noite vou por na pratica as aplicações e ver o resultado…
obrigado

[quote=saoj]
ActionScript 3.0 dá para aprender ou é algo muito pentelho como já sugeriram?[/quote]

eu simplesmente não gosto de AS…

é porco… parece CSS… sei lah, visualmente não agrada nada…

pode até facilitar em alguns casos, mas acho que em aplicativos mais “complexos” não seria uma boa ideia…