FLEX : Como funciona layout em flex, existe forma de trabalhar com html?

9 respostas
carol_programadora

Oi gente,

estou aprendendo sobre flex, mas tenho uma dúvida quanto ao layout de uma aplicação:

Se eu fizer uma aplicação flex, eu consigo trabalhar com layout html (topo(não quero flex), menu esquerdo, central(flex), rodapé(não quero flex)), mas de forma por exemplo, que eu tenha um módulo flex lá no topo sendo apenas para o login, um módulo no centro onde possa realizar cadastros do sistema ?

Ou no flex tudo tem que pertencer ao application obrigatóriamente? Vejam este SITE, em qualquer lugar da tela é flex. Eu gostaria de fazer uma aplicação mas usar flex em algumas partes do meu layout, é possível?

Obrigada a todos.

9 Respostas

R

Você quer usar Flex para um site? Não faça isso…
Esse site da informaticon é um péssimo exemplo de como utilizar o Flex, por isso - talvez - o Flex é mal visto por algumas pessoas.

A maneira que você pretende fazer não me parece o ideal. Por que só utilizar Flex para o login?
Se você quer a parte administrativa do site em Flex. Pode fazer. Mas só o módulo para digitar login e senha é desnecessário…

davidbuzatto

O ideal é você fazer tudo em Flex, mas se quiser misturar você pode.

O que vc teria que fazer é criar o seu layout em html e na coluna do centro vc inserir o swf do Flex.
Entretanto, mesmo que seja possível, vc teria que implementar a comunicação entre o arquivo HTML e o Flex via JavaScript.

Na minha opinião, acho que você deveria fazer tudo em Flex, assim evitaria dores de cabeça com essa conversa entre as “duas” views.S
Se não houver a necessidade de comunicar a parte HTML com o swf, então é só definir para o swf ser inserido na coluna do meio do seu layout.

[]'s

V

Como foi dito, pode sim utilizar o html junto ao sfw do flex,
é como se fosse inserir algo feito em flash,
já q os dois são swf.

porém, a conversa entre os dois pode gerar problema como foi dito,
mas se for bem programado, não tem o menor problema.
acredito que para fazer apenas um lugar de login no topo, seja besteira,
por alguns motivos.

Por exemplo vc vai precisar trabalhar com xml, ou alguma linguagem back para comunicar com o banco.
já que o flex não faz isso sozinho.

e ai teria que fzer algumas ligações via javascript para poder carregar o que o usuario pode ou nao ver.

Flex é bom para sistema,
para site, tlvz seja um pouco pesado.

embora os links de internet estejam aumentando.
mas enfim!
rs
tenha um bom divertimento!
estudando flex
:wink:

carol_programadora

RafaelViana:
Você quer usar Flex para um site? Não faça isso…
Esse site da informaticon é um péssimo exemplo de como utilizar o Flex, por isso - talvez - o Flex é mal visto por algumas pessoas.

A maneira que você pretende fazer não me parece o ideal. Por que só utilizar Flex para o login?
Se você quer a parte administrativa do site em Flex. Pode fazer. Mas só o módulo para digitar login e senha é desnecessário…

Não é para site, sei que flex não é indicado pra isso e fato esse site que indiquei é muito ruim, a idéia é sistema mesmo, mas estou estudando e vejo muita gente falando de como melhorar a performance, swf pesado. Então minha idéia seria, usar flex onde é preciso e pronto.
Se eu tenho um sistema de portal, que algumas partes é apenas informativa, nesse caso seria melhor usar o html mesmo e não um swf. Mas obrigada pela resposta.

davidbuzatto:
O ideal é você fazer tudo em Flex, mas se quiser misturar você pode.

O que vc teria que fazer é criar o seu layout em html e na coluna do centro vc inserir o swf do Flex.
Entretanto, mesmo que seja possível, vc teria que implementar a comunicação entre o arquivo HTML e o Flex via JavaScript.

Na minha opinião, acho que você deveria fazer tudo em Flex, assim evitaria dores de cabeça com essa conversa entre as “duas” views.S
Se não houver a necessidade de comunicar a parte HTML com o swf, então é só definir para o swf ser inserido na coluna do meio do seu layout.

[]'s

Obrigada, ajudou muito. Acho que é mais simples usar tudo flex, mas pensei em modularizar apenas pra melhorar a performance.

vitoryudi:
Como foi dito, pode sim utilizar o html junto ao sfw do flex,
é como se fosse inserir algo feito em flash,
já q os dois são swf.

porém, a conversa entre os dois pode gerar problema como foi dito,
mas se for bem programado, não tem o menor problema.
acredito que para fazer apenas um lugar de login no topo, seja besteira,
por alguns motivos.

Por exemplo vc vai precisar trabalhar com xml, ou alguma linguagem back para comunicar com o banco.
já que o flex não faz isso sozinho.

e ai teria que fzer algumas ligações via javascript para poder carregar o que o usuario pode ou nao ver.

Flex é bom para sistema,
para site, tlvz seja um pouco pesado.

embora os links de internet estejam aumentando.
mas enfim!
rs
tenha um bom divertimento!
estudando flex
:wink:

Obrigada, de fato parece ser melhor usar tudo em flex.

luistiagos

carol_programadora:
Oi gente,

estou aprendendo sobre flex, mas tenho uma dúvida quanto ao layout de uma aplicação:

Se eu fizer uma aplicação flex, eu consigo trabalhar com layout html (topo(não quero flex), menu esquerdo, central(flex), rodapé(não quero flex)), mas de forma por exemplo, que eu tenha um módulo flex lá no topo sendo apenas para o login, um módulo no centro onde possa realizar cadastros do sistema ?

Ou no flex tudo tem que pertencer ao application obrigatóriamente? Vejam este SITE, em qualquer lugar da tela é flex. Eu gostaria de fazer uma aplicação mas usar flex em algumas partes do meu layout, é possível?

Obrigada a todos.

vc ja usou flash? na verdade o flash gera um swf normal que nem do flash que vc poem na sua pagina onde vc quiser… ou seja é claro que vc pode misturar html com flex… basta por os swf gerados onde vc quiser em seu html… e para comunicar um com o outro e muito simples, vc pode chamar um javascript do seu html de fora de dentro do seu flex, o que da um pouco de dor de cabeça e a questão de layout dependendo do que vc for fazer para alinhar html com o flex pode ser meio complicado… mas nenhum bixo de sete cabeças.
O bom de um site inteiro em flex e que tem a segurança ngn vai conseguir ver seu codigo pois ele esta compilado dentro de um swf.

R

Você pode falar o que é esse site? O que ele faz? Quem é o publico-alvo? Assim ficará muito mais fácil opinar.

chamuska

Acho que nem vale a pena ver isso :slight_smile:
Não é muito viavel o que ela esta tentando faze!

Por mim, vai tudo Flex!!
Ou use o html com outra linguagem, tipo php ou java!!

Abraço!

R

Por mim, vai tudo Flex!!

Abraço!

Não é bem assim… Utilizo Flex há um bom tempo e sei que ele não é bala de prata. Sem saber a situação vai o bom e velho ‘depende’.
Como você afirma usar Flex sem conhecer a situação?

renzonuccitelli

Por mim, vai tudo Flex!!

Abraço!

Eu trabalhava só com Flex na última empresa que trabalhei. Agora estou fazendo um projeto para uma empresa e não posso fazer tudo em Flex. A exeperiência foi muito bacana para abrir a mente e ver outras formas de fazer projetos. Então não só é possível fazer o projeto que vc está querendo, como vai um link do protótipo do projeto que estou fazendo: CMS.

Inclusive teste umas chamadas http padrão com retorno xml e foi muito legal de trabalhar, saindo das chamadas remotas, comunicação mais famosa em aplicações Flex.

Um uso bem comum é fazer componentes flex que com html seria difícil de fazer, e poder reusar esse componente pelos seus projetos.

[]s

Criado 3 de fevereiro de 2011
Ultima resposta 8 de fev. de 2011
Respostas 9
Participantes 7