Flex + JSP + Servlets + EJB com MySQL

3 respostas
J

Galera, sou novo Java e também no fórum, porém, tenho um projeto em minhas mãos e desejo desenvolve-lo em Java.

Por quê Java? Pelo que sei, é a unica plataforma que aguentaria muitos acessos simultaneos sem perdermos desempenho na Aplicação.

Pois bem, o projeto consiste em desenvolvermos um aplicativo para gestão empresarial, e disponibilizarmos para nossos clientes atravéz da Internet. Com isso, pretendemos também criar aplicativos voltados a mobilidade. Isso tudo, em termos de desempenho, pode ser perigoso trabalhar com alguma plataforma que não seja tão confiavel.

Pois bem…

O Adobe Flex, possui uma “extenção” (não encontrei palavra melhor) que é o Flex Data Serviçes, para trabalharmos com servidores J2EE… uma ferramenta maravilhosa…

Na minha linha de pensamento… como rodaria o sistema…

Flex -> JSPs -> Servlets -> EJBs -> MySQL

Ok… as 2 pontas eu jah sei trabalhar… porém…

JSP´s, Servlets e EJB´s são coisas novsa pra mim e para tanto… não sei onde começar a estudar…

E o que eu acho… não entendo muito bem… pela complexibilidade do Java…

Os arquivos Jar por exemplo? lá dentro tem classes EJB ou Servlets?
O web.xml… configura TODOS os Servlets da aplicação… tenho que referenciar TODOS???
O que são os arquivos WAR? para distribuição?

Talvez eu não tenha postado no lugar certo… desculpem se for o caso…

[]´s

[color=“red”]Tópico movido para: Ferramentas Java - Carneiro[/color]

3 Respostas

P

Dentro de Jars tem classes, lembrando que EJB e Servlet são classes, inclusive uma aplicação inteira, aplicações desktop normalmente são distribuídas através de Jars, um Jar nada mais é do que uma forma de “empacotar” as coisas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jar

Sim, Todos os seus Servlets, agora se vc utilizar algum framework por exemplo, isso não acontece, na verdade só muda de lugar, no Struts por exemplo vc mapeia suas Actions no struts-config.xml

Sim, são arquivos para distribuição de aplicativos web.

http://en.wikipedia.org/wiki/Java_War

esperto ter ajudado…

flw

J

Para um sistema desse tipo é imprescindível usar alguns Design Patterns, principalmente MVC e DAO, use um framework MVC como o Struts 2, Mentawai, etc.

Mas vá devagar, aprenda bem os conceitos básicos do Java e depois vá passando aos poucos para Java EE, se não você vai acabar ficando agarrado com coisas simples, como é o caso dos arquivos jar.

J

Ow… valeu… vcs dois ajudar sim… mastante…

Realmente Jair… preciso ir devagar…
Mas é que eu estou tão perdido que, não sei onde começa… rs
Por exemplo…
HelloWorld eu jah compreendi (como qualquer outra linguagem… eh bem parecido com ActionScript)

O mas ainda não compreendo muito bem… tipo…
Criar um sisteminha MAIN, que usa uma classe CALCULO… entende…

tipo

main.class
calculo.class

Main usa a classe calculo para fazer um calculo qualquer… e main exibe o resultado…

Esses 2 arquivos eu posso compilar em um unico JAR??
e dentro do JAR tambem preciso de um MANIFEST.MF neh???

A coisa que não gosto no Java eh isso, sempre precisa além do sistema… um arquivo de configuração… coo o manifest ou o web.xml…

O jeito é se adaptar…

A propósito… as sintaxes dos arquivos web.xml e manifest.mf e outros arquivos de configuração… onde encontro… preferencialmente em portugues???

Muito obrigado mais uma vez

[]´s

Criado 1 de fevereiro de 2007
Ultima resposta 1 de fev. de 2007
Respostas 3
Participantes 3