Flex ou JavaFX?

Boa noite, é a minha primeira postagem aqui no portal, primeiro estou na dúvida para escolher qual das duas tecnologias irei estudar e trabalhar nos projetos, gostaria da opinião de vocês e segundo, caso seja o JavaFX, se é possível trabalhar com a linguagem Ruby? Agradeço desde já.

Particularmente eu estaduria primeiro Flex, pois está há mais tempo no mercado e mais estável. Tenho a impressão que o pessoal do JavaFX ainda estão definindo como as coisas vão funcionar.

Estou fazendo umas análises de frameworks para desenvolvimento RIA, e um problema que encontrei com o Flex é que tudo tem que ser feito via xml, no meu caso, preciso MUITO de componentes de chart, que no caso do Flex são pagos, o Data Service (para comunicação dos dados) que agora tem outro nome tbm é pago, ainda não tem praticamente suporte nenhum para desenvolvimento nas IDEs, esses pontos tem feito eu me distanciar dele.

Mas continue analisando.

Luiz Aguiar,
Não é necessário que os dados sejam xml, podem ser RemoteObjects (AMF3).
Não há necessidade de ter o LiveCycle Data Services para usar RemoteObjects vc pode usar o GraniteDS. O LiveCycle Data Services possui uma versão Express (“The Express edition is a free, non-expiring commercial-use product for applications deployed on a single machine with no more than one CPU.” - Site da Adobe).
Vc verá neste site: http://www.jamesward.org/census/ que RemoteObjects é mais rápido que outras tecnologias de tráfego de dados em plataforma RIA.

Para IDE temos o Flex Builder que é trial 30 dias, os gráficos tb. Em substituição ao Flex Builder se tem o FlashDevelop (http://www.flashdevelop.org/community/).

Referente ao que vc diz: “Flex é que tudo tem que ser feito via xml”, entendi que vc fala em tráfego de dados como falei acima, mas se vc fala em construir as interfaces em xml (mxml), vc tb pode fazer em classes ActionScript, mas na minha opinião mxml fica mais claro de se ler.

Tenho estudado Flex já faz uns três meses.
Vi alguns exemplos em JavaFX e uma coisa posso afirmar, a construção de um TextInput ou um Botão consome bem menos linhas no Flex do que no JavaFX.
Acho que numa das últimas JavaMagazine tem exemplos de uma tela simples que consumiu várias linhas e ao meu ver o código ficou difícil de ler, enquanto que no Flex teria utilizado uma fração do número de linhas para fazer o mesmo e sendo mais legível tb.

JavaFX e SilverLight são tecnologias recentes, Flex já tem alguns anos de experiência. O Flex está na sua versão 2 até o final do ano sai a 3 com inúmeras melhorias.
Flex tem uma forte comunicação com o lado server, este server pode ser qq coisa PHP, Java, etc.
Já tem alguns sites de grandes empresas que usam Flex como a Harley-Davidson, vc pode ver outros exemplos em http://www.flex.org/showcase/

Na minha opinião Flex continua sendo melhor, tenho alguns projetos que pretendo apresentar aqui na empresa. Mas esta é minha opinião.

Fabio, qdo falei do xml quis referenciar a criação de layout mesmo, vou dar uma olhada nesses links que vc postou.

tu sabes se os charts tbm tem versões “express”?

JavaFX ainda está muito instável para ser usado em projetos…
Mas com certeza vale dedicar um tempo para seu estudo…

CaraAcredito que deva estudar os dois. Porém eu estudaria o Flex primeiro… E realmente o JavaFX ainda não é maduro o suficiente para iniciar projetos baseados nele.