Boa noite, é a minha primeira postagem aqui no portal, primeiro estou na dúvida para escolher qual das duas tecnologias irei estudar e trabalhar nos projetos, gostaria da opinião de vocês e segundo, caso seja o JavaFX, se é possível trabalhar com a linguagem Ruby? Agradeço desde já.
Tenho estudado Flex já faz uns três meses.
Vi alguns exemplos em JavaFX e uma coisa posso afirmar, a construção de um TextInput ou um Botão consome bem menos linhas no Flex do que no JavaFX.
Acho que numa das últimas JavaMagazine tem exemplos de uma tela simples que consumiu várias linhas e ao meu ver o código ficou difícil de ler, enquanto que no Flex teria utilizado uma fração do número de linhas para fazer o mesmo e sendo mais legível tb.
JavaFX e SilverLight são tecnologias recentes, Flex já tem alguns anos de experiência. O Flex está na sua versão 2 até o final do ano sai a 3 com inúmeras melhorias.
Flex tem uma forte comunicação com o lado server, este server pode ser qq coisa PHP, Java, etc.
Já tem alguns sites de grandes empresas que usam Flex como a Harley-Davidson, vc pode ver outros exemplos em http://www.flex.org/showcase/
Na minha opinião Flex continua sendo melhor, tenho alguns projetos que pretendo apresentar aqui na empresa. Mas esta é minha opinião.