FLEX ou JSF(c/ RichFaces) para desenvolver um ChatterBot?

5 respostas
D

Olá a todos,

Já programei em JSF e atualmente estou programando em Flex(com java) e gostaria de saber se qual seria o mais indicado para fazer uma aplicação web, um chatterBot.

Acredito que o número de telas do sistema serão mais limitadas, pois não precisará de muitos cadastros.

Para quem não souber, um chatterbot é um programa(robo) que conversa com um usuário, ou seja, o objetivo principal são as trocas de mensagens entre um servidor e uma pessoa.

Agradeço a todos desde já.

5 Respostas

L

Bom,

já que você tem experiencia com as duas tecnologias (JSF Richfaces e Flex), posso te fazer uma pergunta? (não tem a ver com tópico)

Se trantando de sistemas simples só para CRUD, qual você achou melhor? JSF RichFaces ou Flex?

Obeigado.

D

Bom, depende da aplicação, quando eu trabalhava com JSF, era desenvolvendo uma aplicação para imobiliárias, ou seja, um monte de telas de cadastro, pesquisa, edição e bla bla bla, eu iniciei a aplicação e depois de 6 meses o sistema estava com mais de 150 telas no total, para este caso, eu indico o JSF mesmo, pois o usuário irá ter um tempo menor de espera para carregar, e se o número de telas for mais limitado eu acredito que o FLEX.

Eu comecei a programar agora em flex e pretendo não parar mais, muito facil o aprendizado, fazer telas também eu acho muito mais facil e rápido do que JSF com richFaces que era o que eu utilizava.

Vantagem do JSF é o rápido carregamento, em compensação, o SWF do flex dps de baixado, é muito rápido.

Espero ter ajudado mas o meu conhecimento é ainda limitado pois não trabalhei muito com flex

L

duducordeiro_:
Bom, depende da aplicação, quando eu trabalhava com JSF, era desenvolvendo uma aplicação para imobiliárias, ou seja, um monte de telas de cadastro, pesquisa, edição e bla bla bla, eu iniciei a aplicação e depois de 6 meses o sistema estava com mais de 150 telas no total, para este caso, eu indico o JSF mesmo, pois o usuário irá ter um tempo menor de espera para carregar, e se o número de telas for mais limitado eu acredito que o FLEX.

Eu comecei a programar agora em flex e pretendo não parar mais, muito facil o aprendizado, fazer telas também eu acho muito mais facil e rápido do que JSF com richFaces que era o que eu utilizava.

Vantagem do JSF é o rápido carregamento, em compensação, o SWF do flex dps de baixado, é muito rápido.

Espero ter ajudado mas o meu conhecimento é ainda limitado pois não trabalhei muito com flex

Então,

É que estou nesse dilema.

Voce falou que a tela de JSF Rich carrega rápido. Ele sempre carrega na mesma página? Os dados vem através de ajax?

D

Bom, eu meio que estou nesse dilema também, por isso criei o tópico rsrs. Mas pelo que eu tenho lido, se você quer fazer uma aplicação web um pouco mais robusta, acredito que ao longo do tempo o JSF se saia melhor, e se for uma aplicação um pouco mais limitada e com número de páginas limitadas também, eu acho que valha a pena fazer com o Flex.

Eu estou pensando em fazer um chatterbot que tem uma limitação de telas e de dados também. O chatterbot funciona com a troca de mensagens entre uma pessoa e um servidor, e acho que neste caso iria ser legar fazer com o Flex.

Dependendo do tamanho da página e dos componentes e do tipo de programação, a página irá carregar rápido. Devido a quantidade de managedBeans que vc acaba utilizando ao longo do projeto, se for utilizados de maneira errada, isso pode acarretar num grande aumento de memória do cliente, deixando todo o navegador bem lento.

Pelo que eu percebi, o flex é muito mais facil de se trabalhar do que o JSF + RichFaces, porém pelo que eu li, tem gente dizendo que o flex não é para aplicações web, o que eu discordo.

D

Ai vai o site da exadel, que iniciou o richfaces, que dps foi comprada pela JBoss e depois o JBoss foi comprado pela google, mas o site é mto bom e mostra todas as funcionalidades do richfaces para o JSF 1.2, acredito que no 2.0 os componentes irão ficar os mesmos.

http://livedemo.exadel.com/richfaces-demo/richfaces/form.jsf?c=form&tab=usage

E um site legalzinho que eu encontrei feito em flex é este abaixo. Da pra ver que ele não é muito grande, mas também não é nada muito pequeno.

http://www.informaticon.com.br/novosite/#

O que eu acho massa no Flex é que depois de carregar, ele fica todo no navegador do cliente, ou seja, fica muito rápido. Quanto mais eu leio sobre as tecnologias mais eu fico em dúvida hehe

Criado 13 de julho de 2010
Ultima resposta 19 de jul. de 2010
Respostas 5
Participantes 2