Estou começando a trabalhar com Flex, e achei bem interessante, ele facilita bem a questão dos layout e agiliza bem o desenvolvimento front-end. No decorrer do meu estudo achei várias discussões entre Flex e HTML5, alguns dizem que o Flex vai morrer assim que HTML 5 for lançado outros dizem que não pois o HTML 5 tem muito que evoluir. Quero saber qual desse cenários é o que tem mais chance de acontecer.
Ola Joede, to trabalhando com flex a 2 anos num projeto de ERP, bem grande… o flex não é mágico não… te coisa que da muito trabalho, mass… tem geito e fazer, tem muita gente mechendo, boa documentação, e o mais importante tem cases… tem bastante coisa pronta , em produção…
enquanto que o Html5, tipo pode ser maravilhoso, pode vir até a superar o flex… ( torço pra isso) mas ainda não esta pronto…
então se você esta pesquisando uma ferramente pra usar já… fazer algum projeto no prazo de um a 2 anos… use o flex mesmo ou alguma outra tecnologia como jsf ou gwt…
não vai atrás de ferramenta que ainda não esta pronta… vai ter muita dor d cabeça pra fazer coisas simples…
Isso eu já percebi, que ele tem alguns detalhes que dão dor de cabeça, porém eu ja trabalhei com JSF + RichFaces e as dores de cabeça do Flex não são muito maiores que eu tive com eles, pelo menos até agora.
Trabalho com Flex mas odeio…
Saudade dos tempos de JSF e RichFaces
[quote=leomorais]Trabalho com Flex mas odeio…
Saudade dos tempos de JSF e RichFaces[/quote]
Tem algum motivo em especial?
[quote=joede.fadel][quote=leomorais]Trabalho com Flex mas odeio…
Saudade dos tempos de JSF e RichFaces[/quote]
Tem algum motivo em especial?[/quote]
Nao gosto do desempenho do Flex, não roda em celulares, existem alguns componentes que tiram a gente do sério… enfim… existem muitas coisas que eu nao gosto.
Com os Componentes do Flex algums em especial são muito complicados de manipular ao contrario do html que você pode fazer mil e uma coisas da forma que quiser… eu também prefiro o JSF ao invez do Flex.
qdo surgiu um tal de lazlo, falavam que o flash ia morrer …
qdo surgiu um tal de java fx falavam que ia competir com flex/flash…
[quote=everjava]
qdo surgiu um tal de lazlo, falavam que o flash ia morrer …
qdo surgiu um tal de java fx falavam que ia competir com flex/flash…[/quote]
Laszo roda em cima do Flash, logo se, o Flash morrer, Laszo morre.
Bom, voltando aos tempos atuais.
Faça o que for melhor para você e seus projeto. Flex é uma tecnologia interessante, fiz até um tutorial há uns dois anos atrás sobre ela.
HTML5 é uma forte tendência, é algo que não pode ser negado, sem dúvida.
HTML5 vai ter muita coisa que vai dispensar o Javascript e algumas coisas que vão dispensar o Flash/Flex, mas se vai substitui-lo, sou cético. Tem dois motivos do Flash ter o mercado que tem hoje, uma é a IDE produtiva, que logo o HTML5 vai ter. Mas a outra é o ponto chave: um programa em Flash roda exatamente igual em qualquer SO, em qualquer navegador, qualquer versão. O HTML5 que só vai ficar pronto em 2014 já nasceu fragmentado, cada um implementa o que quer dele, o IE e o Safari tem recursos que estavam no draft 1 e já foram retirados da especificação, por exemplo. Fora que a especificação muda muito.
Galera como disse o marcosalex " O HTML5 que só vai ficar pronto em 2014 ", ou seja a ferramenta nem ta pronta ainda, quando ficar pronta eu testo, antes disso nem vo atras…
[Trabalho com Flex mas odeio] 2
Não vejo a hora de arranjar alguma coisa pra trabalhar com web desde que não seja Flex.
já trabalhei com Flex, hoje passo longe dessa porcaria. o lance é HTML mesmo e danem-se os fã boys do flex.
Eu também trabalho com Flex, não sou muito fã também.
Mas como anda a situação do Flex em relação ao HTML5, atualmente?
Nunca desenvolvi em HTML5. Mas olha o que já estão fazendo com ele…
P.s.: E todos os fatos apontam para que a própria fabricante do Flex, abandone essa tecnologia e comece a trabalhar com HTML5. Já saiu algumas reportagens sobre isso…