FlexBuilder + Eclipse no Ubuntu

Olá pessoal,

Faz uns dias que me interessei por Flex + Java por conta de alguns exemplos que
vi na net, tudo muito bacana, mas n consegui nem fazer com que o ambiente de desenvolvimento funcionasse.

Baixei o Eclipse, instalei manualmente, já instalei pelo repositório e nada, tenho sempre a mesma mensagem:

Alguém pode dar uma luz? Vjo que a instalação é simples, mas aqui, simplesmente n funciona.

E outra, n tenho nenhum designer de Flex pro NetBeans?

Grato,

Não sei como você fez a instalação, mais como você está usando Linux, instale o Eclipse EUROPA + Flex Builder 3 como plugin. Se desejar, pode instalar o Flex Builder stand alone.
O Flex Builder para Linux não é compatível com Ganymed ou Galileo

[]s,

Então, a instalação eu tinha feito da seguinte forma, descompactei o arquivo com a pasta
do eclipse em /opt, onde está meu jdk1.6.0_16, e instalei o Adobe_Flex_Builder_Linux lá tb,
na instalação apontei pra onde o Eclipse está, fiz tudo como nos exemplos q vi, e n funcionava,
já tinha visto sobre incompatibilidade com o Galileo e n tinha testado com o Europa ainda, testei
agora, mas só abriu o editor de código, o assistente de design n abriu

Segui este artigo desta vez:
http://blog.tripu.info/item/flex-linux

Grato,

Muito estranho, estou acostumado a usar esse ambiente e nunca tive problemas. Segue os soft que peguei:

Flex Builder 3 alpha: http://download.macromedia.com/pub/labs/flex/flexbuilder_linux/flexbuilder_linux_install_a4_081408.bin
Help da Adobe para instalação: http://labs.adobe.com/technologies/flex/flexbuilder_linux/releasenotes.html
Eclipse Europa: http://www.eclipse.org/downloads/download.php?file=/technology/epp/downloads/release/europa/winter/eclipse-jee-europa-winter-linux-gtk.tar.gz

Tome cuidado com as permissões de pasta e usuário!

[]s,

O que vc quis dizer com assistente de design? Lembre-se que existem features não disponíveis no Flex Builder 3 para linux:

Design view
States view
Refactoring
Data Wizards
Cold Fusion - Data Services Wizard
Web Services introspection
Profiler

[]s,

Sim, isso mesmo, ontem q vi, não estão disponíveis para o Linux.
Eh f… já vi outras pessoas reclamarem disso, em relação a outras ferramentas,
a Adobe parece realmente não se importar muito com o Linux né?

Achei muito bacana o Flex com Java, mas daí ter q fazer todo um sistema na “unha”,
gasta-se tempo demais e voltar pro Win por conta de uma única ferramenta é f…

Mas td bem, pra frente nós vamos :slight_smile:

Falew.

Olá gente!

Não precisa voltar para o Windows( Eba!:smiley: ), pois a versão Alpha do Flex Builder(versão Alpha 5) funfa legal no Linux e sem bugs de versão alpha. Vou tentar colocar uma explicação de um jeito bem mastigado.

Requisitos:

Segundo o site da Adobe labs (http://labs.adobe.com/technologies/flex/flexbuilder_linux/releasenotes.html), você precisa de 3 coisas para instalar o Flex Builder no Linux:

* Eclipse 3.3.x (32-bit)                    ->  Baixe esta versão de preferência para o Adobe Flex Builder (Alpha 5)
* Sun JRE 1.5.x or newer (32-bit)     ->  Isto aqui é virtual machine do Java, então é só entrar no site [url]www.java.com[/url]
* Firefox 3.0 (32-bit)                       ->  Este aqui serve em qualquer versão

1º - Se você estiver usando Ubuntu ou qualquer outra distro que usa gerenciador de pacotes, não use apt-get ou Synaptic para baixar o Eclipse, pois provavelmente ele irá baixar uma versão do Eclipse 3.5.x ou mais nova, que irá instalar o aplicativo na /usr/lib e na /usr/share e em outros lugares, o que dificultará a integração com Adobe Flex Builder. Siga de preferência os requisitos que o site da Adobe pede.

2º - Procure no site do Eclipse por uma versão mais antiga com 3.3.x (eu baixei este arquivo eclipse-SDK-3.3.2-linux-gtk.tar.gz), descompacte em algum local, que ele irá criar uma pasta chamada eclipse. O link do SDK 3.3 era este: http://www.eclipse.org/downloads/download.php?file=/eclipse/downloads/drops/R-3.3.2-200802211800/eclipse-SDK-3.3.2-linux-gtk.tar.gz. Eu baixei o arquivo do último link da página (Main eclipse.org downloads area (http)).

3º - Baixe no site da Adobe a versão do Flex Builder para Linux(eu baixei este arquivo flexbuilder_linux_install_a5_112409.bin. O link para download do Eclipse para Linux é este http://labs.adobe.com/downloads/flexbuilder_linux.html.

Resumo da balada!
(Como eu fiz):

• Peguei o arquivo “eclipse-SDK-3.3.2-linux-gtk.tar.gz” e dei o comando: tar -zxvf eclipse-SDK-3.3.2-linux-gtk.tar.gz para ele descompactar e criar a pasta eclipse.

• Feito isso, movi a pasta eclipse com o comando sudo mv eclipse /usr/local , por questão de organização pessoal.

• Dei um chmod +x flexbuilder_linux_install_a5_112409.bin para o arquivo tornar-se executável.

• Efetuei o comando sudo ./flexbuilder_linux_install_a5_112409.bin para que iniciasse a instalação.

• Fui avançando no modo de instalação gráfico até ter me perguntado sobre o diretório de instalação(uma observação que devo fazer é que não marque a instalação do Adobe Flash Player 9 se o seu Firefox já estiver com o Adobe Flash Player 10 ou superior já instalado.), então marquei /usr/local/Adobe_Flex_Builder_Linux por questão de organização pessoal.

• Em seguida, o instalador me pergunta onde está a pasta do Eclipse, então eu coloquei /usr/local/eclipse, pois se neste momento você tiver instalado o eclipse por gerenciador de pacotes, mesmo que você aponte para o instalador onde está a sua pasta configuration, o Flex Builder depois de instalado não vai funcionar e irá apresentar os erros que ocorreram no pc do usuário acima.

• Logo após terminada a instalação, pelo console, vá até a pasta onde o Flex Builder está instalado (/usr/local/Adobe_Flex_Builder_Linux) e execute o aplicativo do Flex com o comando sudo ./Adobe_Flex_Builder.sh .

• Em seguida, na primeira execução do Flex Builder, escolhi a pasta /home/usuário/workspace para abrigar meus projetos do Flex.

• Ele irá abrir o Eclipse, mas você consegue acessar o Flex Builder indo no menu File -> New -> Other -> Flex Builder e lá terá todas as aplicações para serem utilizadas referente a Flex.

• Lembrando que tive de executar no final o comando sudo chmod 777 /home/usuário/workspace para que o Flex Builder gravasse configurações em minha pasta de projetos, pois eu coloquei um atalho para o executável do Flex na minha área de trabalho.

Qualquer dúvida, postem aí.

Espero ter ajudado.

Opa, dpois de muito tempo… já desistindo e indo pro Groovy & Grails (maravilhinha q só)
mas quero fazer uma aplicação que Flex cai como uma luva pro cenário, mas tá f… usar no linux…
vamos lá… :slight_smile:

Eu até consegui instalar e criar alguma coisa em flex (puro) e rodou o exemplo, massssssss

Vc fez algo com o BlazeDS? Conseguiu fazer o deploy? Se sim, ajuda nois! *r

Falew!!

Ainda não fiz nada com Blaze DS, mas sim com PHP e AMFPHP. Mas com certeza vou usar o BlazeDS porque comprei as video aulas do Neri!

Ah, eu consegui resolver os problemas básicos.

Só n sei se pra uma aplicação de médio porte (como a que estou fazendo), ele n apresentará
nenhum tipo de problema, mas por enqto, tá indo bem. :slight_smile:

Falew.

[quote=UpTheIrons]Ah, eu consegui resolver os problemas básicos.

Só n sei se pra uma aplicação de médio porte (como a que estou fazendo), ele n apresentará
nenhum tipo de problema, mas por enqto, tá indo bem. :slight_smile:

Falew.[/quote]

Pode nos dar uma luz?
Estou com muitos problemas no uso do Flex4 + Java + BlazeDS + Ubuntu.

Jonny,

Até onde sei, o Flex 4 não funciona no Linux.

[quote=UpTheIrons]Jonny,

Até onde sei, o Flex 4 não funciona no Linux.[/quote]

Mas eu uso na VM :lol:

Então n entendi.

Estou passando pelos mesmos problemas, consegui instalar o Flex mas não aparece a aba para desenvolver o layout, teste no eclipse galileo e no eclipse 3.2, sera que é problema na versão?

Mas o plugin pro Linux n tem o recurso Design mesmo (entre outros).

No Linux não há essa opção de Layout…

[quot]
No Linux não há essa opção de Layout…[/quote]
Cara,certeza?Olha essa foto ai, tem duas abas na ide, “Source” e “Design”

[quote=Luciano_Lopes][quot]
No Linux não há essa opção de Layout…[/quote]
Cara,certeza?Olha essa foto ai, tem duas abas na ide, “Source” e “Design”
[/quote]

Tbm vi isso e achei estranho, é o Flex 3 ou o Flash 4?

Flex 4,olha la no topo da janela, acho que estamos esquecendo algum plugin ou algum problema com a versão do eclipse,ja to quase voltando para o Ruindows só por causa do Flex :frowning: