Focando em Algorítmos

Bom dia aí gente, bom, não encontrei nenhum lugar mais apropriado para postar essa dúvida, acredito que o lugar certo seja aqui mesmo. Eu comecei a estudar o livro do Cormen por conta própria, pois eu gostaria mais de focar nos algorítmos do que somente em uma tecnologia. O problema é que, tem muitos assuntos Matemáticos beeeem puxados, coisas como séries harmônicas e coisas do tipo, então minha pergunta é a seguinte, alguém que tenha lido o livro do Cormen ou algum semelhante focado em algorítmos com uma parte de Matemática carregada, leu o livro inteiro entendendo do início ao fim ou não tem como fazer isso e o jeito é fazer vista grossa pra coisas como séries harmônicas e tentar entender só por alto ???

Não tem jeito de entender tudo. Mesmo porque muitas explicações pulam algumas etapas.

Obrigado rogelgarcia, eu sinceramente agora me sinto mais à vontade até, para continuar estudando o livro :lol: sério mesmo :shock: .

Realmente o livro do Cormen tem coisas bem complicadas, mas é um ótimo livro.

Para se ter um “deep understanding” do Cormen você precisa de um forte background matemático. Para que não tem, como eu, acredito que o ideal é procurar outros livros com enfoque mais em programação do que matemática. Agrega muito mais, na minha opinião.

Minha sugestão : “Data Structures and Algorithms with Object-Oriented Design Patterns in Java” do Preiss. Uma abordagem muita mais acessível “aos mortais” do que a do Cormen. E o melhor, disponível na web gratuitamente : http://www.brpreiss.com/books/opus5/.

Eu gosto desse livro:

http://www.amazon.com/Algorithms-4th-Edition-Robert-Sedgewick/dp/032157351X/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1352989402&sr=8-1&keywords=algorithms

Pedro, vou indicar dois livros de Matemática que podem ajudar no estudo do Cormen:


O nome do assunto é “Matemática Discreta”. Existe uma infinidade de livros que abordam esse tipo de assunto. Procure no google por coisas como “math for cs”, “discrete mathematics”, etc.

Lembre-se de uma coisa: O Cormen é geralmente utilizado em disciplinas como Análise [matemática] de Algoritmos.

Se você está começando com programação em geral, melhor um livro de algoritmos e estruturas de dados mais básico.