Focar no Java para mobile nativo Android ou estudar Javascript?

Minha especialidade principal é a linguagem Java, e atualmente estou num estágio de back-end com Java, onde usamos o framework Spring Boot. Ainda não estou tocando nos projetos da empresa, pois estamos em treinamento, porém tenho boas noções de API Restful com Spring e talz, e atualmente estou estudando microsserviços com o Spring.

Esses dias estava interessado em estudar o desenvolvimento mobile nativo para Android com o Java, porém vi que o Kotlin vem crescendo bastante nesse ramo, e tomando (se já não tomou) o espaço do Java nessa área. E quanto a isso, eu penso o seguinte: Se for para aprender uma nova linguagem (ainda mais linguagem com tipagem fraca, coisa que não sou muito fã kkkk), é melhor ir no Javascript, já que nele eu também posso trabalhar no front, e o desenvolvimento mobile é híbrido (o que ao meu ver, é mais vantajoso).

Fala cara. Sim, o Kotlin é já é a linguagem oficial do Android.

Cara, não pensa dessa forma não, cada linguagem tem a sua caracteristica, e isso não faz uma linguagem ser melhor que outra.

Fora que a tipagem do kotlin é ainda maior que a do Javascript - que também tem o Typescript, que é tipado-.

Aí tem que ver onde tá o seu foco, eu gosto do desenvolvimento nativo e também gosto do desenvolvimento híbrido, ambas maneiras são válidas e tem os seus pontos fortes e fracos…

Se vc quer fazer tudo isso que comentou (web, mobile e etc), então coloque o foco no javascript, se deseja se especializar em construir aplicativos, também pode ir pra javascript, mas o nativo tem um salário maior

É dificil decidir por alguém, então a resposta é vc pensar onde vc quer se ver daqui a alguns anos, é uma boa olhar o mercado de trabalho tb, pode dar uma ajuda

1 curtida

Até onde sei, o kotlin não é uma linguagem com tipagem fraca. Ela não faz a conversão implícita de tipos, como o javascript faz, por exemplo.

2 curtidas