Focu em um jcombobox

Pessoal to com 2 problemas com jcombobox

[color=red]1)[/color] tenho 4 componente no formulario posicionados assim
1 2
3 4
o componente 2 e um jcombobox e para mim ir para o campo 4 setei no focus gained do campo que se eu apertar vk_down ele desce para o campo de baixo ex:

jcb_salario.addKeyListener(new java.awt.event.KeyAdapter() {
            @Override
            public void keyReleased(KeyEvent e) {
                int key = e.getKeyCode();
                if ((key == KeyEvent.VK_DOWN)) {
                    jft_cel.requestFocus();
                } else if ((key == KeyEvent.VK_LEFT)) {
                    jt_empresa.requestFocus();
                }
            }
        });

o problema e que uso esse codigo nos jtextfield e no jcombobox mas apenas no jcombobox ele nao funciona, ele ta com o focus mas aperto vk_down ele n acontece nada e no campo jtextfield ele funciona pq isso?

[color=red]2)[/color] E no 2 problema e o seguinte
1 2
3 4

o campo 1,3 e 4 sao jtextfield e no campo 2 e um combobox, mas acontece o seguinte quando dou tab do campo 1 para o 2 eu preciso dar 2 vezes tab para ele ganhar o focus e ja do 2(combobox) para o 3(jtextfield) ele vai para o componente com apenas 1 tab, ja tentei tirar o focu das jlabels e paineis axando que do campo1 ele poderia tar indo para algum componente antes do combobox mas mesmo assim o problema persiste e tambem tentei a propriedade do nb 6.7 nextfocusablecomponente mas tb nao foi alguem ja passo por isso? estranho que em todos meus forms estou com o mesmo problema nesses jcombobox! obrigado pela atencao de todos

up

upppppppppppppppppppppppppppp

up

Oi,

Não adianta ficar postando: uppppppppppppppppppp
Esse tipo de coisa só irrita os usuários. E logico que só irão responder se conhecem uma solução para este seu problema.

Bom, problemas de foco é realmente muito chato! Até hoje não foi feito algo bom para corrigir isso.

Em relação a sua primeira pergunta, segue:

Observação 1)
Teoricamente o foco está sendo direcionado para cada componente em sequencia… 1, 2, 3, 4. Tente então, mandar o foco do componente 2 para o 3 no lugar de 2 para 4.

Se funcionar, é realmente isso.

Observação 2)

Verifique a ordem em que seus componentes estão adicionados no container da janela. Tente inverte-los.

Observação 3)

A tendencia de um JComboBox ao clicar com VK_DOWN é selecionar os itens… vai ver ai que está o problema =)

Tchauzin!