Gostaria de uma fonte que tivesse em todas as versões do windows como tb no Linux ??
Tava utilizando Courier no Linux, no entanto, ao passar pro windows tava dando problemas no tamanho !!!
valeu !!
Gostaria de uma fonte que tivesse em todas as versões do windows como tb no Linux ??
Tava utilizando Courier no Linux, no entanto, ao passar pro windows tava dando problemas no tamanho !!!
valeu !!
Você precisa usar as fontes “simbólicas” do sistema, usar cálculos complexos com FontMetrics ou utilizar fontes que você possa distribuir com a sua aplicação.
Cara vc poderia ser um pouco mais específico ??
valeu pela ajuda !
Na verdade, você precisa ser mais específico
Qual desses 3 caminhos você quer seguir:
Cara vou dá uma explicada melhor no meu problema. Estou desenvolvendo relatórios, utilzando o jasperreport, no Linux. O tamanho da fonte que eu estou utilizando é 10 e o campo onde essa fonte estar tem também tamanho 10.No linux , essa configuração dá beleza. Agora, quando eu executo a minha aplicação no windows o campo não aparece nada. É como se no windows a fonte aumentasse de tamanho e passasse do tamanho reservado a ela, que no caso eh 10. Estou utlizando a Courier.
valeu pela ajuda !!
Se eu entendi, você quer usar a opção 3 das alternativas que eu propus, correto?
Exato !!
Bem, não querendo te desanimar, você só tem então três opções:
De qualquer forma, você precisará distribuir os arquivos que contém suas fontes com a aplicação se quiser ter certeza que seu texto terá exatamente o mesmo tamanho em todas as plataformas.
Então que dizer que se eu setar a fonte pra courier e colocar o tamanho 10. No linux, vai aparecer num determinado tamanho, agora no windows, apesar de ser as mesmas configurações, courier e tamanho 10, não será mostrado do mesmo tamanho !! Eh isso ??
Vc poderia explicar essa opção 1 ou me indicar algum local onde eu possa estudar essa solução ??
valeu cara !!
Exato, porque a fonte pode não existir ou não ser exatamente a mesma.
Você tem que descobrir como instalar fontes em cada SO. Diga-se de passagem, provavelmente isso vai exigir que o usuário tenha permissões administrativas na máquina.
Curiosidade. Há algumas fontes que são distribuídas no JRE em jre\lib\fonts ( LucidaBrightDemiBold.ttf, LucidaBrightDemiItalic.ttf, LucidaBrightItalic.ttf, LucidaBrightRegular.ttf, LucidaSansDemiBold.ttf, LucidaSansRegular.ttf, LucidaTypewriterBold.ttf, LucidaTypewriterRegular.ttf ), será que não daria para usá-las de alguma maneira em todos os SOs? LucidaTypewriterRegular seria uma fonte monoespaçada quase equivalente à Courier (só que sem as serifas).
[quote=thingol]Curiosidade. Há algumas fontes que são distribuídas no JRE em jre\lib\fonts ( LucidaBrightDemiBold.ttf, LucidaBrightDemiItalic.ttf, LucidaBrightItalic.ttf, LucidaBrightRegular.ttf, LucidaSansDemiBold.ttf, LucidaSansRegular.ttf, LucidaTypewriterBold.ttf, LucidaTypewriterRegular.ttf ), será que não daria para usá-las de alguma maneira em todos os SOs? LucidaTypewriterRegular seria uma fonte monoespaçada quase equivalente à Courier (só que sem as serifas).
[/quote]
As fontes mudam de acordo com a versão do JDK
Mister_m,
Como eu vou descobri uma fonte que tenha o mesmo comportamento em qualquer sistema operacional ??
valeu !!
Exatamente igual, não existe. Você precisa fornecê-la com sua aplicação e forcar a aplicação a utilizá-la.
Mas ai eh q ta cara !! Se eu pegar a courier no linux e instalar no windows elas não terão comportamento diferente ??
valeu !!
Se sua fonte for *.TTF, teoricamente não. O problema é que nada impede o usuário ou outro software de sobrescrever o arquivo novamente e por isso que distribuir a fonte com a aplicação é a melhor saída.
No entanto, acho que a licença da Courier não permite esse tipo de distribuição que você está propondo.
Eu quero eh fazer isso mesmo !!! Mas de qq forma eu num teria de instalar a fonte no outro sistema não ?? Tipo assim, se eu vou levar essa minha aplicação para rodar em um outro sistema operacional, eu vou ter que ir lá nesse outro sistema operacional e instalar essa minha fonte, ou não ?
valeu !!
É possível carregar dinamicamente uma fonte em Java usando a API, mas o Jasper não está preparado para usar este mecanismo de carregamento de fontes e acho que você está usando Jasper, não?
Estou usando jasper !!! E ai, o q eu faço ??
Aí, você tem as três opções que eu citei no início: ou instala fisicamente a fonte, ou modifica os fontes do Jasper ou usa aspectos