Tem como acessar um arquivo access sem uma fonte de dados ou se existe algo que crie uma fonte de dados automaticamente?
Flwws
Tem como acessar um arquivo access sem uma fonte de dados ou se existe algo que crie uma fonte de dados automaticamente?
Flwws
Olá
Para acessar esta coisa com perdão da má palavra chamada Access você precisa usar a ponte jdbc.odbc e configurar o cliente ODBC. Agui no GUJ e por aí pela web tem vários artigos explicando como faz isto.
Mas se seu projeto está começando, use o H2 (ou o MySQL ou PostgreSQL ou Derby) ao invés do Access e seja muito mais feliz.
[]s
Luca
sim sim eu uso o mysql mas eh um caso excepcional q preciso usar ‘essa coisa ai que chamam de banco de dados’ e queria que a fonte fosse criada automaticamente
Olá
Fonte criada automaticamente? De qual fonte fala? Do código Java? De 2 ou 3 linhas para se conectar à base? Ou todo o código SQL para fazer as consultas? Este último pode ter ajuda do Hibernate se você usar o dialeto que dizem existir em http://www.hibernate.org/80.699.html
[]s
Luca
a fonte q estou falando eh a fonte de dados odbc q no windows a gente cria c:\windows\system32\odbcad.exe
queria cria la automaticamente de algum jeito
Olá
Nem sabia que havia este comando em algum Windows (no meu não tem).
Mas para popular a base de dados, se você já tiver eles em outra base é fácil fazer um bacalhau para migrar. Aliás já existem alguns prontos. Eu até tenho mas nem sei aonde.
[]s
Luca
Sim, é possível conectar via ODBC numa base de dados access sem precisar configuração adicional no windows. Apenas use a seguinte linha como URL de conexão, usando o sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver:
jdbc:odbc:driver={Microsoft Access Driver (*.mdb)}; DBQ=C:/caminho/para/o/arquivo.mdb
(sim, as barras são assim mesmo, o Java ‘traduz’).
Repetindo o conselho, fuja do Access. 
Se o teu problema inclui grande quantidade de código SQL específico já escrito, ainda resta o SQLServer Express como alternativa…
Abraço, Bruno
Olá.
Ok, Mas nesse caso eu ainda posso usar a sintaxe sql para fazer a consulta?
Como ficaria a conexão usando esse caminho direto neste exemplo?
public void conexao(){
if (con == null) {
try {
Class.forName("sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver");
con = DriverManager.getConnection("jdbc:odbc:PagamentoBD", "Administrador", "tag");
} catch (Exception e) {
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro de Conexão" );
}
}
}
public boolean consultar() {
try {
Statement stmt = con.createStatement();
ResultSet rs = stmt.executeQuery ("SELECT * FROM Pag WHERE matricula LIKE '%"+bd_Matricula+"%' ");
if (rs.next()) {
}
else {
}
}
}
}