Como sabem o método booleano não retorna uma exceção. O try catch está contido em um método que é chamado ao final de uma inserção no banco de dados, ou seja, faz a validação normal do campo. Preciso que ele entre na exception para não continuar o código do método. Caso alguém conheça alguma maneira melhor de resolver essa questão agradeço.
O que acontece é que com essa exception o método teria que entrar na exception dele também, o que não acontece. Eu tenho uma outra forma de fazer isso, mas estou tentando fazer por esta, por ser mais elegante por assim dizer.
Ele lança exceções diferentes conforme o tipo de problema encontrado no certificado.
Eu, em particular, acho isso muito incômodo de trabalhar. De qualquer maneira, isso força o programador a tratar as exceções obrigatoriamente, o que pode ser bom ou não.
ViniGodoy, neste caso não funciona o return. Vou tentar explicar melhor como os métodos estão interligados. Existe uma classe abstrata(servindo de framework) que utiliza todos os processos envolvidos no JSF.
[code]public final void incluir(ActionEvent actionEvent) {
String msg=null;
try {
preInclusao();
processaDadosComuns();
getService().create(bean);
msg=“Inclusão realizada com sucesso!”;
criar(null);
posInclusao();
} catch (Exception e) {
msg="Ocorreu um problema no momento da inclusão -> "+e.getMessage();
}
showMessage(msg);
} [/code]
Então ao chamar o método incluir através do action do button são realizados todos esses processos mostrados acima. No caso estou fazendo essa validação específica dentro do método preInclusao(). Mas não funcionou com o return, passou direto e inseriu normalmente, preciso que ele entre na exception.