Forçar exception no TRY CATCH com método boolean

Estou precisando utilizar dentro de um try catch uma verificação booleana, exemplo:

[code]
try {

if(Tools.verificaCNPJ(getEmpresa().getCnpj())==false){
		//forçar exception
		}

} catch (Exception e) {
		showMessage("CNPJ inválido");  
	}[/code]

Como sabem o método booleano não retorna uma exceção. O try catch está contido em um método que é chamado ao final de uma inserção no banco de dados, ou seja, faz a validação normal do campo. Preciso que ele entre na exception para não continuar o código do método. Caso alguém conheça alguma maneira melhor de resolver essa questão agradeço.

throw new Exception("");

Só isso? O.o

O que acontece é que com essa exception o método teria que entrar na exception dele também, o que não acontece. Eu tenho uma outra forma de fazer isso, mas estou tentando fazer por esta, por ser mais elegante por assim dizer.

Não use exceptions para controle de fluxo. Você pode resolver a mesma coisa de maneira mais simples com um return:

if(!Tools.verificaCNPJ(getEmpresa().getCnpj())){ showMessage("CNPJ inválido"); return; }

Acho que ele está pegando o esquema do método “verify”:

http://docs.oracle.com/javase/1.4.2/docs/api/java/security/cert/Certificate.html#verify(java.security.PublicKey)

Ele lança exceções diferentes conforme o tipo de problema encontrado no certificado.

Eu, em particular, acho isso muito incômodo de trabalhar. De qualquer maneira, isso força o programador a tratar as exceções obrigatoriamente, o que pode ser bom ou não.

ViniGodoy, neste caso não funciona o return. Vou tentar explicar melhor como os métodos estão interligados. Existe uma classe abstrata(servindo de framework) que utiliza todos os processos envolvidos no JSF.

[code]public final void incluir(ActionEvent actionEvent) {
String msg=null;
try {
preInclusao();
processaDadosComuns();
getService().create(bean);
msg=“Inclusão realizada com sucesso!”;
criar(null);
posInclusao();
} catch (Exception e) {
msg="Ocorreu um problema no momento da inclusão -> "+e.getMessage();
}

showMessage(msg);  
}  [/code]

Então ao chamar o método incluir através do action do button são realizados todos esses processos mostrados acima. No caso estou fazendo essa validação específica dentro do método preInclusao(). Mas não funcionou com o return, passou direto e inseriu normalmente, preciso que ele entre na exception.