Form de login com Hibernate

9 respostas
italoborges

Pessoal, me ajudem a entender a uma coisa.

Eu tenho um login e preciso consultar se o usuário e senha batem. Estou usando Hibernate para isso.
A tabela no meu banco tem o nome de usuarios.

Pergunta, eu preciso criar uma classe chamada Usuario por exemplo para servir de modelo para o Hibernate?
Preciso incluir alguma coisa no xml de config dele?

9 Respostas

fabiozanardi

Olá, as informações estão um pouco vagas, você está desenvolvendo web? desktop? está usando algum framework?

tente detalhar um pouco mais por favor

italoborges

Falha minha.

É para web. Estou desenvolvendo em JSP com VRaptor e Hibernate, banco MySql.

fabiozanardi

Resposta Pergunta 1: Utilizando Hibernate voce deve ter uma entidade Usuario para recuperar os dados de usuario do banco e nao acessar direto via jdbc

Resposta pergunta 2: Se você estiver utilzando annotations não é necessário nenhum xml para as entidades, apenas o persistence.xml na pasta WEB-INF/ dentro de seu classpath(src).

um abraço

italoborges

Valeu Fabio, fiz aqui a entidade e deu certo.

Outra pergunta, meu método autentica ficaria melhor no Controller, invés de ficar no Dao. Dei uma lida e vi que o Dao não tem essa responsabilidade.
O que acha?

fabiozanardi

O DAO será responsável por retornar os dados solicitados pela sua view,
se você estiver utilizando JSP e Servlets, recomendo criar um filter responsável pela validação, onde ele solicita ao DAO a resposta se o usuario foi encontrado ou não e ai faz a autenticação e cria uma Session de autenticação,

o legal do filter é que ele cria um “firewall na sua aplicação” e todas chamadas passarão por ele antes de liberar acesso a aplicação, se você não conseguir fazer tenho 1 projetinho com 1 autenticação basica usando filter

um abraço

fabiozanardi

Nesse link tem 1 exemplo basico legal:
http://prideafrica.blogspot.com.br/2007/04/simple-authentication-servlet-filter.html

italoborges

Só para ver se eu entendi.

Terei meu LoginController que receberá o usuário e senha
A partir do meu Controller eu chamo este filtro, ou o Dao que fará a verificação?

Estou usando jsp e servlet sim.

fabiozanardi

O LoginController será um filter,

o filter na verdade “filtra mesmo hehe”, tudo o que passar entre seu cliente e sua aplicação, independente do que voce tentar acessar, como por ex:

listagem.jsp, MeuServlet, etc…

Tudo o que voce especificar que deva ser filtrado no web.xml passará por ele, se colocar um /* tudo passara pelo loginController para verificar se o usuario está logado antes de continuar

flw

italoborges

Entendi agora! hehe

Vou estudar essa parte, estou meio confuso ainda.
Pode me mandar os arquivos que vc disse que tem?

Meu email: italoborges[arroba]gmail.com

Valeu pelas explicações!

Criado 25 de maio de 2012
Ultima resposta 25 de mai. de 2012
Respostas 9
Participantes 2