Form e List - como faço um list ser atualizado como questionario
6 respostas
H
hannibal_daturn
Olá pessoal,
Preciso fazer um questionário (Exemplo 10 questões) onde terá 1 form que mostrará uma Pergunta num label e suas alternativas num List.
Eu sei fazer essa primeira parte, de exibir a 1ª pergunta no label com suas alternativas no List, o que pega é:
" O que posso fazer para passar para a questão 2 ao apertar uma tecla (Exemplo Enter) e atualizar o form fazendo com que o label atualize para a questão 2 e as alternativas devidas alternativas também atualize no List?"
Obs.: O Form apresentará questão por questão.
Podem me falar tanto para JavaSE quanto para JavaME, o que preciso é entender quais componentes tão utilizando para atualizar o form e seus respectivos componentes.
P.S. Fiquei até as 4:50 da madrugada de hoje e tô tenso de desgastado…help please.
Abração e obrigado pela atenção e espero a colaboração de todos.
Aonde voce vai guardar as perguntas e as respostas??
quando apertar o botão é só chamar um metodo…
CarregaList();
sendo que o list pegará as opções de resposta para exibir no list
mande seu codigo como está que da pra gente te ajudar
H
hannibal_daturn
dudu_sps:
Aonde voce vai guardar as perguntas e as respostas??
quando apertar o botão é só chamar um metodo…
CarregaList();
sendo que o list pegará as opções de resposta para exibir no list
mande seu codigo como está que da pra gente te ajudar
Terei uma class que startará a aplicação , 1 classe Pergunta (int indice, String descricao, ArrayList alternativas), 1 classe Alternativa (int indice, String descricao).
Tipo, quando eu criar um objeto Pergunta,já terei vinculado a ele suas devidas alternativas. Estou utilizando arraylist para armazenar as alternativas.
quando cada pergunta estiver pronta com suas devidas alternativas, irei fazer um arraylist com as perguntas também (ArrayList perguntas).
Se tiver uma alternativa mais aconselhável estarei averiguando.
Aguardo retorno.
Obrigado pela atenção.
Att,
Annibal
dudu_sps
intão ja que voce vai ter um ArrayList com as alternativas e na mesma classe um indice
cada botão continuar voce manda para uma função
MudarPergunta(int indice);
e dentro desta função voce irá puxar a questão do indice e as opção do arraylist que contem essa classe!
acho que fui claro… uahsuashu
H
hannibal_daturn
dudu_sps:
intão ja que voce vai ter um ArrayList com as alternativas e na mesma classe um indice
cada botão continuar voce manda para uma função
MudarPergunta(int indice);
e dentro desta função voce irá puxar a questão do indice e as opção do arraylist que contem essa classe!
acho que fui claro… uahsuashu
E aí dudu, blz?
Tenho um metodo (gerarQuestao(indice)) que gera um objeto questao (inice,descricao,alternativas[]) e em seguida pego a alternativas[] e preencho o list.
Tenho um botão Próxima Questão e outro Questão Anterior…
Estou tentando atualizar o list e label do form com o evento dos botoes chamando o método gerarQuestao(indice) e aqui está onde eu não estou conseguindo pegar o indice da ultima questão que foi carregada.
Entendeu?
Obrigado pela ajuda.
Abraço e aguardo reforço.
Att,
Annibal
dudu_sps
manda seu codigo ai pra gente ver como está
H
hannibal_daturn
Olá Dudu,
Segue abaixo o código com os métodos e estrutura mais importantes da aplicação:
publicclassMainimplementsApplet{publicvoidstart(){init();setupTheme();FormfNorth=buildUINorth();fNorth.show();}publicvoidsetupTheme(){...}publicFormbuildUINorth(){finalFormfNorth=newForm("Hello LWUIT");fNorth.setLayout(newCoordinateLayout(300,300));fNorth.setX(0);fNorth.setY(0);fNorth.setWidth(300);fNorth.setHeight(300);Controllerc=newController();Questaop=newQuestao();inti=1;// Questao recebe um objeto Questaop=c.gerarQuestao(i);StringpDescricao=p.getDescricaoPgt();//List criado e recebendo a lista de alternativasfinalListlstAlternativas=c.listaAlternativas(p.getAlternativas());lstAlternativas.setX(0);lstAlternativas.setY(10);//lstAlternativas.addItem("Testando...");lstAlternativas.setWidth(50);// Create Label Questao LabellblHello=newLabel(p.getDescricaoPgt());lblHello.setX(0);lblHello.setY(0);lblHello.setWidth(100);lblHello.setSize(newDimension());// Button Proxima QuestaofinalButtonbtnProxima=newButton("||PROXIMA>>");btnProxima.setX(80);btnProxima.setY(10);// Button SairfinalButtonbtnSair=newButton("Sair");btnSair.setX(80);btnSair.setY(22);// Button Alterar// Create ActionListeners in the main form ActionListenerlistener=newActionListener(){publicvoidactionPerformed(ActionEventevt){if(evt.getSource()==btnSair){exit();}elseif(evt.getSource()==btnProximo){// Aqui que eu estava tentando buscar o indice da questao para chamar o metodo de gerarQuestao e alterar o List do form.}}};btnSair.addActionListener(listener);btnProximo.addActionListener(listener);fNorth.addComponent(lblHello);fNorth.addComponent(btnSair);fNorth.addComponent(btnAlterar);fNorth.addComponent(lstAlternativas);fNorth.setCommandListener(listener);returnfNorth;}}publicclassController{........privateQuestaop;publicListlistaAlternativas(Alternativaalternativas[]){ListlstAlternativas=newList();for(inti=0;i<alternativas.length;i++){lstAlternativas.addItem(alternativas[i].getDescricaoAlt());}returnlstAlternativas;}publicQuestaogerarQuestao(intnum){intj=0;Alternativa[]a=null;switch(num){case1:p=newQuestao();j=0;//1ª Pergunta + Alternativasp.setIndicePgt(num);p.setDescricaoPgt("Pergunta 1:");a=newAlternativa[4];a[j]=newAlternativa(++j,"Alternativa 1");a[j]=newAlternativa(++j,"Alternativa 2");a[j]=newAlternativa(++j,"Alternativa 3");a[j]=newAlternativa(++j,"Alternativa 4");p.setAlternativas(a);returnp;case2:p=newQuestao();j=0;//1ª Pergunta + Alternativasp.setIndicePgt(num);p.setDescricaoPgt("Pergunta 1:");a=newAlternativa[4];a[j]=newAlternativa(++j,"Alternativa 1");a[j]=newAlternativa(++j,"Alternativa 2");a[j]=newAlternativa(++j,"Alternativa 3");a[j]=newAlternativa(++j,"Alternativa 4");p.setAlternativas(a);returnp;case3:...caseN}returnnull;}}
Pronto, é isso…Se der, alguem me fala como faço para utilizar o evento de selecionar uma opção, clicar no enter e ela mudar de questão.