Form Editor do NetBeans

Criei algumas interfaces com o uso do Form Editor do NetBeans, após isso peço o “preview design” do projeto. Até aí tudo bem, o desenho que fiz da interface aparece perfeitamente. O problema é quando executo o programa em Run File, o desenho da janela aparece desformatado, botão sendo “cortado pela janela”, ítens fora de lugar, etc! Por umas duas semanas fiquei com esse problema, peguei dicas do grupo e de outras pessoas, porém o problema persistiu! Inclusive os arquivos executáveis (jar files) não funcionavam ou funcionavam com o mesmo problema. Fiz as mesmas interfaces no Eclipse e não deu problema. Só que como participo de um grupo de pesquisa, não é aconselhável eu mudar de IDE sendo que o grupo tá usando o NetBeans, pelo menos por enquanto. Alguém pode me ajudar? Agredeço muito!
:?


Qual versão do Netbeans você está utilizando?

Estou usando a versão 5.0! Obrigado!

ok, amigo.
Tu tens problemas com gerenciador de layout.
Experimente colocar os botões dentro de um painel. Defina o layolt do painel como GridLayout com uma linha e duas colunas.
Cuidado ao arrastar componentes com o mouse. Só solte o componente quando aparecer as linhas-guias, característica própria do layolt do JFrame/JPane (o layout deste container deverá ser FreeDesign - netbenas 5.0).
Espero ter ajudado.

Que gerenciador de layout voce utiliza…
Descreva tudo o que voce está utilizando para ficar mais fácil o que está ocorrendo.

Respondendo primeiramente ao Knik, eu tentei, mas infelizmente ainda não deu certo. Porém com sua dica de layout meus botões ficaram mais organizados, daqui em diante já sei como ajeitá-los. De qualquer forma muito obrigado! Já aprendi mais um detalhe!
Agora ao Elias: Eu estou usando o Free Design para toda a JFrame a para os Panel's. Esse mesmo projeto fiz no Eclipse usando null layout, até porque lá não tem o free design,  mas lá deu certo.
Se vocês quiserem arquivos PDF, Doc, etc. de programação Java é só me pedir, inclusive estou com o PDF do Deitel vol4 em português. Estou iniciando um curso de Java, esse sábado irei receber um Cd com vários ítens para a programação. Quando estiver em mãos posso repassar a vocês.  O site do projeto que trabalho é http://www.edukanet.com.br

Abraços!!

Quando voce usa o FreeDesign verifique se o arquivo manifest.mf do .jar na pasta dist tem a swing-layout-1.0.ja no class-path.
Quando a posicao dos objetos, voce pode olhar este link http://www.netbeans.org/kb/articles/matisse.html

Acho que você acertou na ferida! Tenho um outro projeto no netbeans que tem na pasta lib dentro de dist o arquivo jar do swing layout! E este projeto funciona! Em breve novidades![color=red][/color]