tenho uma duvida quanto aos forms no Struts. Cada formulario q minha aplicação tiver eu terei q ter uma classe com o nome do formulario estendendo o ActionForm (ou outro)? Neste caso, pra que serve um BEAN no Struts se praticamente a classe q estenderá o ActionForm pode servir de bean?
Outra duvida é: pra cada formulario eu devo ter um Action?
Os Form que você utiliza são para validação das telas do usuário e somente validação. Isso porque dentro do conceito do Struts os ActionForm fazem parte da camada de Visão, mesmo rodando no servidor.
É claro que você poderia adicionar linhas com regras de negócio nesses ActionForms, e isso funcionaria. Mas quando se fala em aplicações de médio e grande porte você estaria criando classes ruins para sofrerem possíveis manutenções e até mesmo o reaproveitamento de código estaria dificultado.
Isso tudo pode e deve ser evitado separando as regras de negócios e persistências em Beans, o que inicialmente aparenta um trabalho maior, é compreendido mais a frente, quando seu sistema cresce ou necessíta de grandes updates.
Espero ter ajudado.
cado
Valeww, to seguindo suas recomendações.
Tinha alguns pontos que estavam confusos.
Valeww
plentz
Dica: não use FormBeans a menos que seja estremamente necessário. Use DynaAction que machucam bem menos. Ou, se tiver tempo e opção, o suporte do Spring à Struts.