Forma de Estudo: Realizar Curso ou Estudar por si Proprio?

Bom dia pessoal, tudo bem?

Creio que minha duvida seja a de muitas pessoas que estão na luta para estudar e conseguir a sonhada certificação OCJP 6 neh!
Então vamos la, o que vcs aconselhariam? A pessoa comprar alguns livros e começar a fazer uma maratona de estudos conforme muitos ja fizeram aqui no forum ou realizar algum curso pago que está disponivel no mercado como Squadra, Caelum entre outras?
Porém no meu caso e deve ser o de alguns aqui, tem apenas o periodo das ferias para estar realizando este curso ou estudando por si proprio devido a faculdade e o trabalho que tomam bastante tempo sendo improvavel o estudo durante a semana. Voces aconselhariam um curso que digam-mos está na faixa de 1700,00 fora o workshop que trata especificamente do estudo para certificação? ou a compra de alguns livros e pegar um periodo das ferias para o estudo? mas neste segundo caso a pessoa deve etr uma disciplina muito grande certo?
O que voces acham que realmente vale a pena?

desde ja obrigado a todos
t+

Os dois cara…

Estudar sozinho é muito dificil, mas quando se tem um bom material não é mto mto mto dificil não. E sempre a gente precisa de ajuda, por que si não, este forum não iria fazer tnto sucesso quanto ele faz.

Eu sugiro que vc faça ambos… Faça um curso, mas não fique dependente dele. Aprenda sozinho, corra atrás… O curso é bom que te dar uma trilha, um caminho a seguir… E ter um professor explicando é ótimo.

De qualquer forma,
essas são minhas dicas.
Um abraço

Cara eu fiz curso da GLOBALCODE, gostei muito do curso, mas… Só o curso não é suficiente!!!
Meu conselho comece pelos cursos!!!
Faça quantos puder, enquanto você não pode, ou por falta de dinheiro ou tempo como no meu caso, por causa da fauldade, estude pelos livros.
Existem muito livros bons no mercado para Aprender JAVA!!!
Para Certificação já é outro assunto mais complexo e que necessita de tempo e dedicação!!! :smiley:

entendo… porem é o seguinte tenho somente periodo de ferias, julho, dezembro e janeiro o que vcs aconselhariam? o que seria ideal neste periodo e nesta pausa que há d ejulho a dezembro?

obrigado

Como você tem somente esse período das férias se você pegar um livro e focar bastante nele e fazer exercícios, acredito que você já possa ter uma boa base.

[quote=fabioigor]entendo… porem é o seguinte tenho somente periodo de ferias, julho, dezembro e janeiro o que vcs aconselhariam? o que seria ideal neste periodo e nesta pausa que há d ejulho a dezembro?

obrigado[/quote]

Quando eu fiz meu curso na GlobalCode, eu fiz o INTENSIVO ACADEMIA JAVA, que foi exatamente nas férias de Janeiro, foi o mes todo de janeiro!!!
Não tive Férias, mas em compensação…
O curso abriu muitas portas pra mim, principalmente de estágios!!!

Cara, depende muito da postura que você seguirá nos estudos, independente do que escolher.

Por exemplo, eu escolhi sempre estudar por conta própria, pois tive a oportunidade de fazer alguns cursos como convidado, assim não precisei pagar, mas não gostei. Em duas semanas que fiquei em um curso preparatório para a SCJP e em outra oportunidade para a SCWCD, re-vi muita coisa que já tinha visto, testado e estudado por conta. No final de cada aula, sempre eram sugerido materiais para leitura complementar. Geralmente, eram atividades como pesquisa em fóruns e exercícios.

Particularmente para mim não valeu de nada como aprendizagem, mas sim, a experiência por saber que se eu me organizasse eu poderia estudar por conta, aprendendo muito melhor e mais aprofundado. Nos cursos os assuntos eram tratados de maneira superficial, justamente para mostrar como ‘rodar na máquina’, o restante, você deveria fazer por conta.

Eu optei por me organizar e estudar sozinho. Faculdade e trabalho foram sempre grandes impulsores de motivação; tirei minhas duas primeiras certificações quando estava na faculdade, eu trabalhava também. Sempre consegui tempo para estudar as matérias da faculdade, bem como trabalhar sem passar por cima das minhas obrigações.

Claro que eu não estudava focado o tempo todo. Para a SCJP, por exemplo, eu estudava 1 hora por dia, durante a semana, quando chegava em casa. No sábado, eu estudava por volta de 3 horas. No domingo eu descansava.

Se você se sente confortável em estudar e aprender sozinho, vale à pena, pois você poupa dinheiro e tempo; caso você seja da pessoa que gosta de ser orientado, um curso sempre é bem-vindo, mas que seja em um lugar bom e que, de certa maneira, siga um pouco além do básico.

Bons estudos! Abs!!

[quote=newbcc] Cara, depende muito da postura que você seguirá nos estudos, independente do que escolher.

Por exemplo, eu escolhi sempre estudar por conta própria, pois tive a oportunidade de fazer alguns cursos como convidado, assim não precisei pagar, mas não gostei. Em duas semanas que fiquei em um curso preparatório para a SCJP e em outra oportunidade para a SCWCD, re-vi muita coisa que já tinha visto, testado e estudado por conta. No final de cada aula, sempre eram sugerido materiais para leitura complementar. Geralmente, eram atividades como pesquisa em fóruns e exercícios.

Particularmente para mim não valeu de nada como aprendizagem, mas sim, a experiência por saber que se eu me organizasse eu poderia estudar por conta, aprendendo muito melhor e mais aprofundado. Nos cursos os assuntos eram tratados de maneira superficial, justamente para mostrar como ‘rodar na máquina’, o restante, você deveria fazer por conta.

Eu optei por me organizar e estudar sozinho. Faculdade e trabalho foram sempre grandes impulsores de motivação; tirei minhas duas primeiras certificações quando estava na faculdade, eu trabalhava também. Sempre consegui tempo para estudar as matérias da faculdade, bem como trabalhar sem passar por cima das minhas obrigações.

Claro que eu não estudava focado o tempo todo. Para a SCJP, por exemplo, eu estudava 1 hora por dia, durante a semana, quando chegava em casa. No sábado, eu estudava por volta de 3 horas. No domingo eu descansava.

Se você se sente confortável em estudar e aprender sozinho, vale à pena, pois você poupa dinheiro e tempo; caso você seja da pessoa que gosta de ser orientado, um curso sempre é bem-vindo, mas que seja em um lugar bom e que, de certa maneira, siga um pouco além do básico.

Bons estudos! Abs!![/quote]

Concordo!

Com ctz, um curso é mto bom, você aprenderá mais rápido

Porém tem uma coisa que você não aprende em curso algum, você ir atraz, pesquisar, ralar, com ctz quando vc aprende sozinho é mto bom, pq vc rala, rala, até conseguir, e acredite, quando você conseguir depois de ralar tanto vc nunca mais vai esquecer, agora um curso, vai te dar as coisas mastigadas só pra vc engolir, vc aprenderá mais rapido.

Acho q é valido fazer curso se vc tiver grana, mais nao fique dependente de cursos, pq sempre quando vc kiser aprender algo vc vai fazer um curso? Vc precisa aprender a se virar sozinho também

Eu nunca fiz um curso de java, sempre pegando tutoriais, livros e tals

Porém, acho válido fazer, nada contra, sou contra as pessoas que soh conseguem aprender algo com curso

Bom é isso ae

Pegue o livro da Kaity e devore-o. Faça alguns simulados, decore o test killer e vá fazer a prova. Foi isso que eu fiz e deu certo pra mim. Não gaste seu dinheiro suado com esses cursos. É plenamente possível aprender sozinho. Boa sorte. =]

Jovem,

Particularmente prefiro estudar por minha própria conta, sou uma pessoa muito didatica mas essa e uma questão que somente você mesmo pode responder, com o tempo você tera o conhecimento necessário para identificar qual forma de estudo lhe agrega mais valores.

Abs,